Campus promove Diálogo com os Povos Indígenas nos dias 14 e 27 de agosto

O Campus Canoas apresenta à comunidade acadêmica, nos dias 14 e 27 de agosto de 2019, o evento Diálogos com os Povos Indígenas. Dentre as ações propostas estão exposições fotográficas, artesanato, palestras que versam acerca de políticas de ingresso e permanência, cinedebate, além de relatos de experiências vivenciadas por estudantes indígenas.  Os interessados em se inscrever, participar e saber mais informações sobre a atividade podem encaminhar e-mail para povosoriginarios@canoas.ifrs.edu.br.

A programação para os dois dias, na íntegra, pode ser visualizada abaixo:

Dia 14 de agosto (quarta-feira)

Política de Ingresso Especial e Permanência dos Estudantes Indígenas do IFRS

Bloco 01

Horário: 13h30min

Ministrantes: Lucas Coradini (Pró-Reitor de Ensino do IFRS, Doutor em Ciência Política, Mestre em Sociologia e Licenciado em Ciências Sociais – UFRGS) e  Neudy Alexandro Demichei

(Diretor de Assuntos Estudantis do IFRS,  Licenciado e Mestre em Geografia – UFRGS).

Intervalo: 15h40min

Bloco 02

Horário: das 16h  às 18h

Ministrantes: Josué Kanhero (Cacique da terra indígena Por Fi Ga); Cláudio G. da Silva – Vherá Mirin – (Estudante Guarani – campus Viamão do IFRS); Robério Garay Correa (Coordenador do NAAf do IFRS Viamão); Neilo Vaz (Bacharel, Licenciado e Mestre em Ciências Sociais – UFPEL e Docente de Sociologia do IFRS Viamão).

Temática:

Políticas públicas para e com povos indígenas: o direito à educação

Horário: 19h

Ministrante: Fernanda Brabo Sousa (Doutora e Mestra em Educação do PPGEDU/UFRGS, Bacharel e Licenciada Plena em História – UFPA).

Atividades Permanentes (Saguão do Bloco A)

** Artesanato Guarani e Kaingang

** Exposição de Fotografias

Dia 27 de agosto (terça-feira)

Temática:

A Experiência no Mundo Acadêmico: relatos sob a perspectiva dos estudantes indígenas

Bloco 01

Horário: 13h30min

Ministrantes: Rejane  Nunes de Carvalho (Kaingang estudante do curso de Psicologia UFRGS); Sirlei Ribeiro (Kaingang egressa do curso de Pedagogia UFRGS); Edemara Elias, Silvana S. Joaquim, Diomir Bento da Silva (Estudantes kaingang – campus Sertão do IFRS)

Intervalo: 15h40min

Bloco 02

Horário: das 16h  às 18h

Ministrantes: Rafael Sapiência Torreão (Coordenador do NEABI IFRS Sertão e Docente Mestre em Geografia – UFES); Roberto Sander (Docente de História do IFRS Sertão e Mestre em Educação – UPF)

Cinedebate

Horário: 19h

Cinema Indígena: “Índio Cidadão” – Projeto de Extensão Oficinas de Roteiro Audiovisual

## OBSERVAÇÃO: as atividades previstas para o dia 13/8 foram transferidas para o dia 27/8, devido à suspensão das atividades letivas, motivadas pelo Dia Nacional de Mobilização pela Educação.