Campus participa da a 5ª reunião do Conselho da Cidade de Canoas

No dia 27 de junho de 2023, às 9h, foi realizada a 5ª reunião do Conselho da Cidade de Canoas – RS, sendo a 5ª do ano de 2023. O IFRS Campus Canoas, representado pelo Diretor de Ensino Prof. Alexandre Tadachi Morey, participou do conselho, reunido na Associação dos Suboficiais e Sargentos da Guarnição de Aeronáutica de Porto Alegre (ASSGAPA), Rua Tobias Barreto, 990, em Canoas. Inicialmente, o Prefeito Jairo Jorge deu as boas-vindas e fez a introdução da reunião, apresentando e agradecendo as principais representatividades.

O primeiro grande tema apresentado foi Saúde/SUS na cidade de Canoas. O Secretário Municipal da Saúde, Luís Felipe Martini, apresentou um balanço da pasta e os principais índices e resultados até o momento. Foi frisada também a importância de maior atenção e ações sobre esse tema, a área da saúde na cidade de Canoas. O tema foi acrescido pela Assessora Especial do Gabinete do Prefeito, Larissa Junckes, que apresentou brevemente a intenção (proposta/plano) da implementação de uma Parceria Público-Privada (PPP) sobre os hospitais HU (Hospital Universitário) e HPS (Hospital de Pronto Socorro) de Canoas, justificando a demanda e necessidade de aperfeiçoamento no sistema, instalações, profissionais e atendimentos. Outras falas, de conselheiros, foram relacionadas à importância da luta sobre a atualização da tabela SUS e um forte monitoramento visando a constante manutenção e melhorias na infraestrutura e equipamentos das variadas unidades de saúde. Considerando a proposta de iniciativa de PPP apresentada, foi relatada a importância do Ensino, Pesquisa, Inovação Tecnológica e Extensão (instituições de ensino) como forma de fortalecimento aos profissionais de saúde, profissionais relacionados à operação dos equipamentos e manutenção destes, foram citadas também as tecnologias da informação e gestão hospitalar para os avanços nos serviços na área de saúde e atendimento ao público, uma vez a pandemia acarretou maior demanda nos exames e atendimentos, aumentando o tempo de espera pelos usuários.

Outro tema fortemente debatido foi a questão climática atual, principalmente o El Niño 2023, e a importância de ações que venham a promover a resiliência climática. Os convidados, Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI, e a Estael Sias, Meteorologista da MetSul, trouxeram aspectos climáticos importantes considerando a geografia da cidade de Canoas e região. Foi apresentada a relevância das instituições de ensino no estudo de tecnologias que promovam diagnósticos dos ativos naturais (rios, por exemplo), sinalizando precocemente ameaças, bem como ações que promovam a preservação, conservação e possível restauração dos ambientes naturais. Aspectos de agroecologia, agricultura familiar e educação ambiental também foram apresentados como forma de desenvolvimento sustentável, convidando ações nessas linhas. Sugeriram pesquisas e outras ações nos temas de escassez hídrica, ondas de calor e levantamento de vulnerabilidades (consequências), principalmente com olhares econômicos e sociais dos grupos/bairros/regiões mais prejudicados, relacionadas aos problemas climáticos. A meteorologista Estael apresentou que estudos apontam que no ano de 2023 teremos ondas de calor mais fortes, possivelmente uma primavera com mais chuvas, granizos, temperaturas mais altas, com alertas para novas inundações e agravos relacionados às chuvas, por isso a importância de ações coletivas que venham a preparar a população. Assim, pede que instituições que atendem o público, na medida do possível, reforcem orientações de segurança e alternativas para as possíveis situações climáticas e suas consequências. A meteorologista Estael disse que um relatório já foi apresentado à Defesa Civil da cidade de Canoas, para que possam acompanhar e organizar ações. Trouxe também que há uma previsão de aumento da temperatura acima do conhecido no decorrer dos próximos anos e que não há registro (relações e consequências) histórico de tal oscilação, por isso, no momento, não há inferências específicas, estudos estão sendo realizados.

Algumas representatividades, conselheiros(as), trouxeram contribuições e reforçaram a importância da união de ações para o atendimento e avanços da cidade de Canoas – RS. Ao final, o Prefeito Jairo Jorge ressaltou que muitas ações estão sendo realizadas, mas solicita o apoio das instituições presentes, para que apresentem e discutam essas principais temáticas da cidade em suas comunidades e possam trazer suas contribuições.

Relato do Diretor de Ensino, Alexandre Tadachi Morey