Início do conteúdo

Campus Canoas do IFRS representa RS e conquista o 1º lugar em Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro


A medalha de ouro da XVII Jornada de Foguetes, evento nacional ocorrido este ano em Barra do Piraí (RJ), foi conquistada por uma equipe de estudantes do Campus Canoas do IFRS. Foram 45 equipes de Ensino Médio participantes, sendo a do Campus Canoas que a única do Rio Grande do Sul. A equipe conseguiu o primeiro lugar. Como prêmio, recebeu um DVD do filme “Os Eleitos”. O evento ocorreu entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro.

Deivis Felipe Fagundes, Luiz Henrique Lago e Marco Diovany, todos do 3º ano do curso Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio compuseram a equipe coordenada pelo professor Érico Kemper. Os participantes tiveram a oportunidade de ter atividade no planetário móvel, oficinas e palestras de tecnologia de foguetes, oficina de construção de minifoguetes com combustível sólido, apresentação das equipes da construção do seu foguete, sua base de lançamento e suas técnicas de lançamento.

 

Todas as equipes tiveram a oportunidade de lançar dois foguetes. Os estudantes do Campus Canoas fizeram o lançamento de um foguete de garrafas pet simples no primeiro dia e um de dois estágios no segundo dia. O lançamento do foguete simples teve um considerado excepcional alcance de 277 metros. Este rendeu um troféu de campeão e medalha de ouro pois conseguiram o segundo maior alcance da Jornada nesses lançamentos. O foguete de dois estágios, o único desse tipo lançado na Jornada, foi um sucesso. O segundo estágio foi disparado com o conjunto estando à altura de cerca de 10 metros do chão, conseguindo um alcance de 193 metros. Este lançamento rendeu muitos aplausos, comentários e questionamentos dos participantes à equipe que o desenvolveu.

Para participar da Jornada de Foguetes as equipes devem ser convidadas por meio de carta devido aos grandes alcances conseguidos durante a Mostra Brasileira de Foguetes. A Mostra é um evento nacional e as escolas do Ensino Médio interessadas. Elas participam realizando todas as atividades junto à escola, seguindo o regulamento e orientados por um professor. No Campus Canoas, o professor coordenador é o professor de Física Érico Kemper, que viabiliza as atividades na instituição desde 2013.

 

    

Fim do conteúdo