Início do conteúdo

Campus Canoas obtém destaque no Enade pelos Cursos Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Matemática


Os cursos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 obtiveram um ótimo desempenho, com destaque nacional. Foram 16 cursos do IFRS avaliados e quatro conquistaram a nota máxima (5) no Conceito Enade; oito registraram a nota quatro, considerada muito boa; e quatro cursos ficaram com a nota três, também considerado um bom desempenho.

Com o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o IFRS conquistou duas notas máximas, nos campi Farroupilha e Canoas. Dos 386 cursos da área avaliados no país, o curso do Campus Farroupilha obteve o melhor desempenho do país, se considerado o Conceito Enade contínuo (4,9242). O do Campus Canoas figura em oitava posição (com conceito contínuo de 4,2751). Entre os 40 cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas avaliados no Estado, apenas esses dois cursos do IFRS registraram o conceito máximo.

O curso de Licenciatura em Matemática do Campus Canoas obteve o terceiro melhor desempenho nacional, entre os 450 cursos avaliados, com um Conceito Enade contínuo de 4,8872.

Já o curso de Engenharia Mecânica do Campus Erechim do IFRS é o sétimo melhor colocado do Brasil, entre os 291 avaliados, com o Conceito Enade contínuo de 4,1080. Se considerado apenas o Rio Grande do Sul, foi o único conceito 5 entre os 27 cursos da área avaliados.

** Confira abaixo os cursos do IFRS avaliados e o seu Conceito Enade (faixa)

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

*** Campus Canoas – 5

Campus Farroupilha – 5

Campus Rio Grande – 4

Campus Sertão – 4

Campus Osório – 4

Campus Bento Gonçalves – 4

Campus Porto Alegre – 3

…………………………………………..

Matemática (Licenciatura)

*** Campus Canoas – 5

Campus Bento Gonçalves – 4

Campus Caxias do Sul – 4

Campus Ibirubá – 3

………………………………………..

Física (Licenciatura)

Campus Bento Gonçalves – 3

…………………………………………..

Pedagogia (Licenciatura)

Campus Porto Alegre – 3

…………………………………………….

Engenharia de Controle e Automação

Campus Farroupilha – 4

……………………………………………

Engenharia Mecânica

Campus Erechim – 5 (único conceito máximo do Estado)

Campus Farroupilha – 4

……………………………………………………

# Sobre o Enade

Os resultados do Enade 2017 foram apresentados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Conceito Enade é um indicador calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação. É expresso em escala com cinco níveis, de 1 a 5, sendo 5 o melhor desempenho.

Fim do conteúdo