Bolsista representa projeto de pesquisa em evento remoto

O projeto de pesquisa do Campus Canoas denominado RevisãoOnline: o uso da revisão por pares para melhora do processo de escrita teve seu trabalho selecionado para participar da edição 2021 da Bienal da UNE / Festival dos Estudantes, de 19 a 23 de maio.

O título do trabalho que integra a mostra de Ciências & Tecnologia é Sistema RevisãoOnline: uma possibilidade de aprimorar a escrita para o Enem. A representante no evento será a bolsista que atua no projeto, Ana Carolina Barreto Linck, do 2º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Os coordenadores são os professores Cleusa Albília de Almeida e Márcio Bigolin.

⟩⟩⟩ Mais informações sobre o projeto de pesquisa do campus podem ser acessadas AQUI.

∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇∇

• Saiba mais a respeito do projeto RevisãoOnline: o uso da revisão por pares para melhora do processo de escrita:

Desde os primeiros modelos cognitivos para a escrita a revisão é considerada parte integrante do processo de escrita. A revisão apresenta diferentes aspectos e o contato com problemas aos quais é necessário solucionar auxilia o estudante a desenvolver competências para a revisão e/ou escrita.

Quando solicitado a escrever determinado texto, como uma redação em um vestibular ou prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), um escritor deve permanecer com o seu texto relacionado ao assunto proposto. A fuga e o tangenciamento do tema é um problema recorrente em textos desse tipo.

O presente projeto tem por objetivo investigar de que modo a revisão por pares, apoiada por um minerador de textos, pode contribuir com a compreensão de enquadramento do tema em textos dissertativo-argumentativos. Para atingir esse objetivo é proposto a adequação e utilização da ferramenta denominada RevisãoOnline, desenvolvida em projetos anteriores que suporta o controle e distribuição das redações e a utilização de um minerador de texto denominado GoMining para identificar o enquadramento da redação escrita a proposta de tema solicitado.

Utilizando a revisão por pares expõe o aluno a problemas de colegas do mesmo nível fazendo com que o mesmo se torne ativo na detecção do problema. O RevisãoOnline entra nesse momento como suporte para verificar e auxiliar no monitoramento da revisão de forma correta e produtiva para a autorregulação do aluno.

Este projeto é dividido em quatro etapas: a etapa I é o estudo de técnicas, levantamento e validação dos requisitos para adequação da atividade de enquadramento ao tema na ferramenta RevisãoOnline; a etapa II, ocorre o desenvolvimento e implementação do modelo em algumas versões de teste; a etapa III será a aplicação em turmas do ensino médio integrado; a etapa IV é a avaliação da atividade de enquadramento do tema, utilizando redações previamente cadastradas e produções dos colegas.