Início do conteúdo

Orientações sobre o retorno seguro


O esperado retorno das aulas presenciais no Campus Canoas, após praticamente dois anos de ensino remoto, ocorrerá nesta segunda-feira, dia 21 de março de 2022. Embora em um nível de periculosidade menor, a pandemia de Covid-19 ainda não acabou. Por esse motivo, uma série de cuidados e protocolos de segurança precisam ser tomados. Até 31 de março, caso o campus avalie que houve um agravamento considerável dos indicadores da pandemia na Região Covid Canoas, poderá ocorrer o uso temporário e parcial de ensino remoto. A Comissão Local para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19 elaborou várias orientações para essa volta às aulas.

 

» Vacina será obrigatória para acesso ao campus

As vacinas atuam na prevenção de doenças, induzindo a criação de anticorpos por parte do sistema imunológico. Reduzem a possibilidade de infecção, porém, caso a infecção ocorra, a vacina evitará sua evolução para quadros mais graves e principalmente a morte. Portanto, pense em você e nos seus colegas e vacine-se contra a Covid-19! Não esqueça que é preciso estar com a imunização completa: por isso, se a sua vacina tiver segunda e terceira doses, procure o local de vacinação para reforçar a proteção.

O IFRS exigirá o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para ingresso em suas unidades. A determinação está detalhada na Portaria nº 456/2021, publicada no dia 29 de outubro de 2021. A obrigatoriedade entrou em vigor em 29 de novembro de 2021.

PRAZO: A comprovação deve ser feita até o primeiro dia de aula, dia 21 de março. Veja como comprovar sua vacinação.

 

» Use corretamente a máscara exigida

É obrigatório o uso de máscara nos ambientes do IFRS. São aceitas máscaras cirúrgicas descartáveis e respiradores do modelo N95 ou PFF2. A máscara deve ser utilizada corretamente (cobrindo nariz e boca) durante todo o tempo de permanência na instituição. Sugere-se a troca da proteção a cada três horas (exceto os respiradores N95 ou PFF2) ou antes, se perceber que ela está úmida ou danificada.

No Campus Canoas, a máscara somente deve ser retirada para ingestão de líquidos e alimentos (mantendo distância de 2 metros),  preferencialmente em espaços de uso individual e ventilados. Logo que possível, recoloque-a.

Caso ocorra algum incidente com sua máscara e você não tenha uma reserva, verifique a disponibilidade na Coordenadoria de Assistência Estudantil (CAE).

 

» Promova a higienização correta das mãos

Lave as mãos com frequência, com água e sabão, por no mínimo 20 segundos. Lembre-se de esfregar com sabão as pontas dos dedos, entre eles e também o punho. Higienize as mãos com álcool gel ao entrar no campus e antes de sair. O Campus Canoas está disponibilizando o produto nos principais pontos de acesso e passagem de pessoas.

Reaplique o álcool gel sempre que mantenha contato com objetos que outras pessoas tocaram recentemente ou quando sentir necessidade. Ao espirrar ou tossir, mesmo de máscara, cubra a boca e o nariz com a parte interna do braço. Mesmo assim, procure aplicar álcool gel depois.

 

» Se tiver sintoma ou suspeita de Covid, não vá ao campus!

Não compareça presencialmente ao IFRS caso estiver com, pelo menos, dois desses sintomas: tosse, febre (≥37,8ºC), coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, fadiga e outros sintomas de Covid. Evite ir ao campus, também, caso tenha entrado em contato próximo com pessoas com confirmação ou suspeita da doença.

Lembre-se: é comum apresentar um quadro assintomático estando infectado e mesmo assim transmitir o vírus. Por isso, se houver suspeita de contaminação, inclusive com pessoas do seu convívio, evite contato com outras pessoas.

Em caso de suspeita de infecção por COVID-19, preencha o formulário eletrônico disponível em https://forms.gle/Q4Ubk22eAvRFxGZK9 e leia o capítulo 8 do Plano de ContingênciaAcesse o fluxo que foi criado a partir do capítulo 8 e, em caso de dúvida, envie um e-mail para [email protected].

 

» Confira o Calendário Acadêmico 2022

 

ACESSE AQUI O ESPAÇO RETORNO SEGURO
(todas as orientações, documentos e matérias feitas durante a pandemia)

Bom retorno a todos!!!

 

Fim do conteúdo