Aulas presenciais em laboratórios voltam a ser ministradas no Campus Canoas seguindo protocolo do IFRS

Nesta quinta-feira, dia 19 de agosto de 2021, estudantes voltaram a frequentar o Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). As atividades presenciais estavam suspensas por motivos sanitários desde o início da pandemia Covid-19, em 16 de março de 2020. Por enquanto, alunos de duas disciplinas do curso superior de Tecnologia em Automação Industrial estão autorizados a frequentar os laboratórios após solicitações formais feitas por seus professores, seguindo o protocolo de retomada estabelecido no IFRS.

As aulas práticas presenciais desta quinta-feira ocorrem para 12 estudantes da disciplina Sistemas de Automação III. O professor Otávio Simões Mano dividiu a turma em grupos de seis alunos com aulas em dois horários: das 19h às 20h20min e das 20h30min às 21h50min. Essa disciplina terá nova aula prática já aprovada para ocorrer dia 25 de agosto. A outra disciplina que já concluiu o processo para realização de atividades práticas presenciais é a de Práticas de Sistemas de Controle, ministrada pelo professor Augusto de Mattos. Nesse caso, turmas de três estudantes terão atividades no laboratório nos dias 25 de agosto, 1º, 8 e 15 de setembro.

Todas as atividades seguem rigidamente um protocolo sanitário e os laboratórios e equipamentos são higienizados por equipes de limpeza a cada troca de turma e nos intervalos entre as aulas, mesmo que a mesma turma retorne ao uso do local. A oferta da atividade prática presencial ainda está baseada em documentos institucionais como o de Análise dos Ambientes Críticos do IFRS, que determina a ocupação máxima recomendada para cada sala do campus entre outros itens de segurança sanitária, e o Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do Novo Coronavírus – Covid-19, que aponta quais são os protocolos obrigatórios a serem aplicados nos espaços físicos da Instituição.

Processo para o retorno presencial

Os documentos que devem ser seguidos são a Resolução 15/2021 do Conselho Superior (Consup) em seu Art. 22, que permite a realização de atividades práticas, regrado por Instrução Normativa (IN) 06/2021 da Pró-reitoria de Ensino, cujo fluxo pode ser visualizado a seguir:

De acordo com o processo acima, a solicitação de retorno às aulas práticas presenciais deve partir do professor de cada disciplina para a coordenação de curso. Esta, por sua vez, convoca uma reunião com o colegiado do curso e com os setores técnicos envolvidos no retorno requerido. Com aval positivo, o processo é encaminhado para a Comissão Local para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19, que avaliará uma série de requisitos sanitários do município e de recursos físicos e humanos para aprovar a solicitação. Diante deste retorno, positivo ou com ressalvas, o trâmite passa para análise do Conselho de Campus (Concamp) que informa sua decisão para o professor requerente e para a Direção de Ensino do campus para que, em caso de deferimento, seja dado o encaminhamento para a realização das atividades práticas presenciais. Além das duas disciplinas que terão aulas nesta quinta e sexta-feira, outras podem ser contempladas com aulas práticas em breve, uma vez que outras solicitações estão tramitando.

Indicadores são base para o processo

No dia 10 de agosto de 2021 o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou documento sobre retorno gradual às atividades presenciais da Rede Federal. Este documento foi publicado pelo Fórum dos Dirigentes de Ensino (FDE) do Conif. O texto apresenta reflexões e orientações gerais para que as instituições construam seus planejamentos visando a uma retomada com segurança.

As orientações chamam a atenção para que o retorno às atividades presenciais seja feito com base em indicadores técnicos e científicos, além de assegurar a implementação efetiva de estratégias de mitigação e biossegurança. Esses são os indicadores:

• Taxa de transmissão comunitária;
  • Redução do número de óbitos;
  • Taxa de ocupação de leitos UTI adultos reservados para a COVID-19;
  • Índice de imunização dos servidores e terceirizados.

Confira os indicadores atualizados no site do Campus Canoas