Aula inaugural do Mestrado de Matemática será às 19h desta quarta feira, 15 de março

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), oferecido pelo Campus Canoas, fará a sua aula inaugural na quarta-feira, 15 de março. Neste dia, os presentes participarão de uma oficina, denominada Ábaco Virtual e Ábaco Físico dos Números Inteiros: Propostas para a sala de aula.

A ação acontece no Laboratório de Educação Matemática (Lema), localizado no Bloco B, Sala 02, a partir das 19h. A atividade será ministrada pela Profª. Ma. Franciele Marciane Meinerz, pela Profª. Dra. Luísa Rodriguez Doering e pela Profª. Dra. Cydara Cavedon Ripoll.

Resumo: nesta oficina serão apresentadas as ferramentas  Ábaco (físico) dos Números Inteiros e Ábaco Virtual dos Números Inteiros, este último viável para aulas remotas e presenciais, com as quais é possível abordar as operações de adição, subtração e multiplicação de números inteiros, desafiando os estudantes a refletir, a criar conjecturas, a descobrir e a deduzir as chamadas regras de sinais dessas operações. Pretende-se discutir com os participantes propostas que oportunizem esses desafios e avaliar as potencialidades de cada uma das ferramentas, incluindo sua inserção na sala de aula. Grande parte do minicurso é apoiado no ebook “O Ábaco Virtual dos Números Inteiros: um recurso para o ensino presencial e remoto” (MEINERZ; DOERING; RIPOLL, 2022).

……………………………………………..

Informações sobre o Mestrado de Matemática do Campus Canoas:

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) é um programa semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. O curso é ofertado pelo Campus Canoas desde 2022, quando teve seu primeiro ingresso. Ele tem, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), conceito 5, representando a nota máxima para programas de mestrado.

O Profmat tem como público-alvo professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas.  O objetivo é buscar o aprimoramento da formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para a docência.

Saiba mais em:

Mestrado em Matemática – PROFMAT