Atividades letivas serão retomadas a partir de 7 de junho no formato remoto

O Campus Canoas do IFRS iniciará seu ano letivo de 2020/2021 – ano civil 2021/2022 na segunda-feira, 7 de junho, de acordo com seu calendário acadêmico. As aulas ocorrerão por ensino remoto para os estudantes ingressantes e para os que já estavam no IFRS, em cursos técnicos e superiores.

Não há previsão para uma retomada presencial diante das incertezas do atual cenário de pandemia da Covid-19. As decisões são tomadas via Conselho Superior (Consup) da instituição, tendo como premissa a preservação da saúde de professores, técnicos administrativos, estudantes e seus familiares.

O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, gravou uma mensagem de acolhida a  estudantes e servidores (confira o vídeo abaixo). Júlio destacou que esse não é o reinício letivo que a instituição gostaria, mas é o possível para o atual momento.

Ele lembrou das adaptações na rotina institucional e do trabalho realizado desde o início da pandemia de Covid-19, salientando as ações de apoio à comunidade ocorridas no período. Por fim, reforçou o compromisso com a oferta de ensino de qualidade e o apoio à ciência e ressaltou o reconhecimento ao desempenho do IFRS divulgados em diferentes oportunidades, como na pesquisa da CWUR sobre as melhores universidades do mundo e no Índice Geral de Cursos.

Sobre a retomada do calendário acadêmico no IFRS

As aulas nos 17 campi do IFRS ocorrerão via ambiente digital Moodle, com atividades nos formatos síncrono (com interação em tempo real) ou assíncrono (com videoaulas, envio de materiais de estudo e outras formas de interação entre professor e estudante que não em tempo real). Aos estudantes que apresentarem dificuldade no uso dos recursos digitais empregados, poderão ser disponibilizados recursos não digitais, como materiais impressos, pendrives e tecnologias assistivas.