Atividade on-line debate as questões de gênero nas histórias em quadrinhos

A parceria entre o programa extensionista Oficinas Permanentes de Cultura e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs) do Campus Canoas promove o segundo Bate-Papo Cultural na próxima quarta, 04 de novembro, a partir das 18h.

Interessados podem participar acessando o link: https://meet.google.com/cpe-zzgg-exw.

A temática deste encontro remoto versará sobre as questões de gênero no âmbito das histórias em quadrinhos e o papel das mulheres no desenvolvimento desta forma de linguagem.

O evento terá duas palestrantes: Daniela Marino, pesquisadora de quadrinhos e integrante da Associação de pesquisadores em Arte Sequencial (Aspas) e Emelly Mendes Hermes, estudante do Campus Canoas e integrante do Nepgs.

Mais informações podem ser obtidas com o coordenador do programa Oficinas Permanentes de Cultura, Romir Rodrigues, pelos contatos: [email protected], pelo Instagram @oficinasdecultura

___________________________________

• Saiba mais sobre as debatedoras:

## Daniela Marino: é pesquisadora de quadrinhos e integrante da Associação de pesquisadores em Arte Sequencial (Aspas). Graduada em Letras pela Unimes e Mestre em Comunicação pela ECA/USP, já produziu diversos artigos para revistas e publicações nacionais e internacionais, além de participar de sites e eventos de cultura pop sobre os mais variados temas. Entre os assuntos de seu interesse estão as questões de gênero na cultura pop, produção feminina de quadrinhos e liberdade de expressão.

## Emelly Mendes Hermes: estudante do Campus Canoas. Autora do projeto “Capitã Marvel e o feminismo: uma análise etnográfica” e integrante do Nepgs.

____________________________________

• O programa Oficinas Permanentes de Cultura:

A iniciativa busca oferecer atividades culturais para a comunidade acadêmica  e, também, para o município de Canoas. A ação existe há nove anos e se direciona às áreas de histórias em quadrinhos, roteiro de audiovisual, fotografia e música. Ao longo de sua trajetória, já ofertou oficinas de teatro, dança e desenho artístico, além de desenvolver espetáculos e organizar mostras. Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, o programa se organizou com o intuito de disponibilizar atividades no formato on-line, tendo o evento Bate-Papos Culturais como ação que debate assuntos relativos aos universos das artes e da cultura, de forma ampla, por meio de encontros quinzenais.