Orientações para reingresso, trancamento de matrícula e rematrícula para cursos superiores

O Campus Canoas, por meio do Setor de Registros Escolares, publica os períodos para reingresso, trancamento de matrícula e rematrícula, direcionado aos estudantes dos cursos superiores, relativo ao período letivo de 2022/02.

REINGRESSO E TRANCAMENTO:

Período: de 08 a 12 de agosto de 2022

Procedimentos:

REINGRESSO: Os estudantes que estão com matrícula TRANCADA e desejam retornar às aulas deverão contatar o setor de Registros Escolares, por e-mail, para solicitar o reingresso e terem acesso liberado ao sistema acadêmico para efetuar a rematrícula.

Observações importantes:

∴ Os discentes que efetuaram matrícula antes de 2021 e não cursaram 2022/01 deverão, obrigatoriamente, enviar por e-mail, junto ao pedido de reingresso, comprovante de vacinação contra Covid-19 (no mínimo uma dose), conforme normas do IFRS, na forma de:

● comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido por instituição governamental brasileira ou estrangeira, contendo os dados completos de identificação; ou

● carteira de vacinação digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde – Conecte SUS.

∴ A comprovação vacinal pode ser substituída por termo de compromisso quanto à entrega, a cada 72h, de testes RT-PCR ou teste antígeno negativos para Covid-19, não sendo aceitos autotestes. A não apresentação a cada 72h acarretará, compulsoriamente, no trancamento da matrícula.

∴ O termo de compromisso deve ser assinado no setor de Registros Escolares, em horário previamente agendado por e-mail, entre 08 e 12/08.

∴ Os estudantes que tiverem atestado médico, justificando a contraindicação ao imunizante, estão dispensados da comprovação vacinal ou entrega de testes RT-PCR ou teste antígeno negativos para Covid-19. Deverão enviar o atestado por e-mail ao setor de Registros Escolares, entre 08 e 12 de agosto.

TRANCAMENTO:

∴ Os estudantes que estão com matrícula REGULAR e que não realizarão rematrícula deverão contatar o setor de Registros Escolares, por e-mail, para solicitar o trancamento de matrícula para 2022/02.

∴  Os discentes que estão com matrícula TRANCADA e que não solicitarem reingresso deverão renovar o trancamento, via e-mail, junto ao setor de Registros Escolares, podendo ter a matrícula cancelada nos casos previstos na Organização Didática do IFRS, se não realizarem a renovação do trancamento.

Observações importantes:

∴  Conforme a Resolução nº 15/2021 do Conselho Superior do IFRS, os trancamentos de matrícula a partir de 2022/02 voltam a ser contabilizados no prazo máximo para integralização do curso, além de serem limitados à metade do tempo do curso;

∴  Aos discentes do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial que não tenham concluído todas as disciplinas do 1º e 2º semestres, indica-se realizar rematrícula, em razão do processo de extinção do curso.

∴  Aos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas que não tenham concluído todas as disciplinas do 1º e 2º semestres, indica-se realizar rematrícula, em razão do processo de extinção da oferta do curso no turno da manhã.

REMATRÍCULA SIA (sia.ifrs.edu.br)

Cursos:
Análise e Desenvolvimento de Sistemas: ingressantes até 2021/2
Automação Industrial
Logística: ingressantes até 2021/2
Matemática-Licenciatura: ingressantes até 2021/1 e todos os demais que realizaram transferência ou apresentaram diploma para serem estudantes do campus.

# Rematrícula: 19/08/2022

# Ajuste de rematrícula e solicitação de disciplinas pendentes: 20 e 21/08/2022

# Divulgação do resultado final no Atestado de Matrícula no SIA:

22 de agosto, às 7h: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Matemática-Licenciatura
22 de agosto, às 17h: Automação Industrial e Logística

REMATRÍCULA SIGAA  (sig.ifrs.edu.br/sigaa)

Cursos:
Engenharia Eletrônica
Logística: ingressantes em 2022/01
Matemática-Licenciatura: ingressantes em 2022/01

# REMATRÍCULA:

Período: de 22 a 24 de agosto de 2022

# Divulgação do resultado final no Atestado de Matrícula no SIGAA: 29/08/2022, às 17h.

Procedimento:

O estudante deverá acessar o Sistema Acadêmico no qual está cadastrado para realizar a rematrícula nos períodos indicados.

Leia atentamente os respectivos manuais.

Manual de Rematrículas SIA – clique aqui

Manual de Rematrículas SIGAA, disponível no link: https://unifica.ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2017/01/SIGAA-Matr%C3%ADcula-On-Line.pdf

IMPORTANTE:

● Leia as instruções do manual do seu sistema acadêmico antes de realizar a rematrícula.
● Os horários das disciplinas 2022/02 serão disponibilizados em ifrs.edu.br/canoas/ensino/horarios-das-aulas.
● As aulas iniciarão na semana de 22/08 – a data será deliberada na reunião do Conselho de Campus, dia 04/08.
● O resultado final da rematrícula será divulgado nos sistemas acadêmicos nos horários indicados, em razão dos ajustes manuais que se fizerem necessários, no caso de mais alunos do que vagas, em virtude da limitação do espaço das salas.
● No caso de mais candidatos do que vagas, será aplicada a Instrução Normativa nº 02/2019 – Define procedimentos a serem seguidos para a renovação de matrícula para estudantes de graduação do Campus Canoas.

Dúvidas devem ser encaminhadas exclusivamente para o e-mail [email protected].