Utilize aplicativo de carona criado por estudantes do Campus Canoas

Visando a dar uma alternativa a mais de transporte, aproximar mais a comunidade acadêmica e torná-la mais sustentável, o aplicativo IFCaronaSolidaria está em funcionamento desde outubro de 2018. Disponível para Android.

Como faço para baixá-lo?

Basta acessar o Play Store/Google Play de seu aparelho, digitar IFcaronaSolidaria, abrir a tela inicial e pressionar a tela Instalar.

Como ele funciona?

• Após a instalação, basta digitar a matricula e senha do Moodle no login para começar a utilizá-lo.
  • Na barra superior à esquerda, encontra-se o menu.
  • Antes de solicitar ou oferecer carona é interessante selecionar a opção perfil para adicionar um número de contato e dados do veículo (no caso de ser um ofertante de carona). Os dados cadastrados no perfil, só aparecerão para aqueles que forem aceitas as solicitações. Esses dados facilitam o encontro entre as partes acertadas.
  • O aplicativo vem com alguns pontos de interesse já cadastrados, porém a qualquer momento pode ser adicionado novos pontos pelos usuários, através da opção pontos de interesse.
  • Para oferecer carona, basta clicar na opção oferecer carona e colocar o ponto de partida e o ponto de chegada, informando o horário da saída.
  • O ofertante receberá uma mensagem com a solicitação da carona oferecida, podendo aceitar ou rejeitar a mesma.
  • Logo após a confirmação por parte do ofertante, o mesmo poderá visualizar a sua lista de passageiros. Isso serve para confirmar que está dando carona, somente para os passageiros que ele aceitou, evitando assim, possíveis penetras.
  • Na opção gerenciar rotas, o ofertante pode desativar uma oferta já feita.
  • Para solicitar uma carona, é só selecionar a opção buscar carona. Aparecerá todas as caronas ofertadas.

Para eventuais dúvidas, sugestões ou reclamações existe um fórum no próprio Play Store/Google Play que será respondido pela aluna Mariele, administradora do aplicativo.

Eventuais panes podem ser facilmente resolvidas fechando e abrindo novamente o aplicativo ou reiniciando o aparelho.

Salientamos que é de suma importância a utilização deste aplicativo, pois além dos benefícios já citados, ainda contribuirá para os Trabalhos de Conclusão de Curso da aluna Mariele Fontana do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e do Aluno Alberson Temp do Curso Superior de Tecnologia em Logística, ambos em etapas finas.

Atualizações do aplicativo IFCaronaSolidaria

• A lista de passageiros agora conta com o telefone de contato do carona ao lado do nome.
  • O telefone de contato do motorista aparecerá apenas na notificação quando for aceita a carona. IMPORTANTE: A(O) carona deve tomar nota do contato do(a) motorista enquanto a notificação estiver visível, caso clique nela ou arraste-a para um dos lados a notificação será fechada e o contato perdido.
  • O telefone de contato, tanto do(a) motorista quanto do(a) carona, devem ser utilizados para facilitar o encontro entre as partes e sanar empecilhos que possam alterar o que foi combinado. Para isso deve-se utilizar o WhatsApp, SMS ou ligação, pois o aplicativo não contempla qualquer tipo de chat.
  • O aplicativo está programado para receber notificações mesmo estando fechado, porém podem ocorrer erros e isso não acontecer. IMPORTANTE: Para que esses tipos de erros não venham a ocorrer, solicitamos que o aplicativo seja aberto algumas vezes para a garantia das atualizações e recebimento das solicitações.

Agradecemos aos usuários do aplicativo IFCaronaSolidaria e asseguramos que as atualizações estão sendo feitas para melhor atendê-los e tornar o aplicativo cada vez mais viável.