Acompanhe os trabalhos realizados pelas Comissões de Ensino, Pesquisa e Extensão

Durante o período de isolamento social que estamos vivenciando, muitas atividades são desenvolvidas de forma remota. Podemos destacar, dentre estas, encontros e deliberações realizados pelas comissões que tratam de assuntos específicos das esferas do ensino, da pesquisa e da extensão do Campus Canoas.

A seguir, confira algumas ações promovidas pela CAGE, CAGPPI e CGAE:

• Comissão de Avaliação e Gestão de Ações de Ensino (CAGE)

A comissão que trata das questões relativas ao ensino conduziu, ao longo desses quatro meses de afastamento, processos de análise e homologação de diversos projetos. No total, já foram classificadas 15 propostas, as quais terão andamento assim que as atividades letivas forem retomadas.

Ações que visam a uma maior aproximação virtual com os estudantes também estão sendo executadas, integrando diferentes áreas e coordenações de curso e proporcionando um espaço de interlocução com os discentes; além de elucidar dúvidas variadas, como, por exemplo, no tocante à suspensão do calendário e ao funcionamento do trabalho remoto.

Intituladas de “Ações de Aproximação”, seu objetivo é estreitar o diálogo por intermédio de atividades relacionadas à leitura, à reflexão e ao debate de temas diversificados, todos referentes a assuntos de interesse da comunidade acadêmica.

Acesse mais informações AQUI.

• Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação (CAGPPI)

A comissão que trabalha no âmbito da pesquisa analisou propostas de fomento interno, a partir de encaminhamentos feitos pela coordenação, por colaboradores e, também, por voluntários. A CAGPPI  conseguiu avaliar 16 projetos em diversas áreas do conhecimento.

Dentre as demais atividades realizadas estão: o estabelecimento de fluxo para avaliação de projetos e trabalhos que envolvem seres humanos, com o propósito de orientar procedimentos a serem tomados por coordenadores, estudantes e pesquisadores; formas de possibilitar a continuação dos projetos durante o período de isolamento social; avaliações específicas no que se refere à condução dos trabalhos do Enpex 2020.

A comissão propiciou, também, o fluxo digital de projetos, objetivando que as ações possíveis de serem executadas remotamente possam ser continuadas. Além disso, está em andamento uma ação conjunta realizada com o Núcleo de Memória (Numem), tencionando o registro das ações produzidas no decorrer de dez anos de atuação da pesquisa no campus.

Confira mais informações AQUI.

• Comissão de Gerenciamento de Ações de Extensão (CGAE)

No tocante à extensão, a CGAE deu prosseguimento aos seus trabalhos avaliando cerca de 30 ações propostas, via sistema SIEX/SigProj, o que se tornou viável por meio de reuniões ordinárias.

Integram as atividades realizadas durante a pandemia: apreciação de cursos extensionistas na modalidade de Educação a Distância (EaD) e de projetos enviados por discentes, visto que as propostas submetidas por intermédio do fluxo contínuo estão temporariamente suspensas; análise e apoio aos projetos que foram contemplados em edital específico relativo a ações de enfrentamento à covid-19; acompanhamento de estágios e projetos submetidos em nível de campus, além de observar e dar suporte à atuação dos núcleos de ações afirmativas.

A comissão divulgará, ainda, ao longo das próximas semanas, um apanhado de todas as ações já desenvolvidas, em âmbito extensionista, ao longo da primeira década de existência do Campus Canoas.

Visualize mais informações AQUI.