Aberto período para pedir gratuidade na taxa de inscrição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) publica documento com orientações para quem quer pedir gratuidade na taxa de inscrição do Processo Seletivo 2020/1 do IFRS de novos estudantes. A seleção tem uma taxa de inscrição, que custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de graduação. As pessoas que comprovarem carência socioeconômica, mediante o atendimento a critérios estabelecidos, podem pedir gratuidade (isenção no pagamento) da taxa de inscrição. Todas as informações constam do Edital nº 46/2019.

Para solicitar a isenção, é necessário preencher o formulário disponível no edital, reunir a documentação exigida e entregar no campus pretendido. Os campi oferecem computador com acesso à internet aos candidatos que necessitem. O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição vai de 16 a 27 de setembro de 2019. O resultado da solicitação será divulgado no Portal de Ingresso no dia 3 de outubro.

A concessão de isenção da taxa não garante a inscrição no processo seletivo. O beneficiado deverá acessar o Portal de Ingresso e realizar a inscrição a partir de 7 de outubro de 2019.

O Processo Seletivo do IFRS 2020/1 oferece vagas em cursos técnicos e superiores nos 17 campi do IFRS. Todos os cursos são gratuitos e para ingressar é preciso participar de um Processo Seletivo

PORTAL DE INGRESSO

As inscrições para o Processo Seletivo iniciam-se no dia 7 de outubro e vão até 10 de novembro de 2019, pelo Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br). Quem não tiver acesso a computador pode dirigir-se até o campus pretendido e realizar a inscrição em terminais disponíveis para este fim. Os endereços dos campi constam da lista abaixo. As provas serão aplicadas em 8 de dezembro de 2019.

Neste processo seletivo, são ofertadas vagas para cursos técnicos de nível médio, Educação de Jovens e Adultos, e de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia). São mais de 4.800 vagas, nos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

Todas as informações e orientações podem ser acompanhadas pelo site ingresso.ifrs.edu.br.

Datas importantes do Processo Seletivo 2020/1

12/09/19 Publicação do Edital de Isenção da Taxa de Inscrição