Abertas à comunidade as inscrições para a Oficina Básica de Roteiro de HQs e cinema

A Oficina Básica de Roteiro é uma atividade do Projeto de Extensão “História em Quadrinhos e Cinema em processos pedagógico” será conduzida pelo professor Romir Rodrigues, roteirista do longa metragem “Além de Nós”.  A Oficina Básica de Roteiro é direcionada para estudantes do Campus Canoas do IFRS, das redes municipais e comunidade geral. Está organizada em quatro encontros presenciais com duas horas, nos dias 28 de junho, 5 e 12 de julho e 2 de agosto, iniciando sempre às 19h, na sala B1 do Campus Canoas. Cada encontro articula momentos de reflexão teórica com a atividade prática de escrita de um roteiro.

O processo de inscrição está aberto até 25 de julho por meio de formulário eletrônico contemplando 25 vagas.  Será fornecido certificado de participação de 16h para quem cumprir 75% de presença no curso e realizar as atividades previstas.

Sobre o projeto

Projeto de Extensão “História em Quadrinhos e Cinema em processos pedagógicos”, mantêm, nesta segunda edição, o objetivo de desenvolver habilidades e competências para interpretar e produzir conteúdo por meio de imagens em práticas educativas. Tendo como público prioritário estudantes e docentes das redes públicas dos municípios de Canoas e Cachoeirinha, o Projeto está estruturado na oferta de atividades como oficinas de curta duração, cursos de formação, palestras, exibição de filmes, produção de revista de quadrinhos e realização de obras fílmicas. Em seu conjunto, estas atividades buscam fomentar o trabalho com Histórias em Quadrinhos e Cinema como ferramenta para o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem, implementando práticas pedagógicas interdisciplinares e inovadoras que promovam competências cognitivas e psicossociais, a criatividade e a autoestima dos participantes.

Esta relação entre as linguagens visuais, especificamente histórias em quadrinho e cinema, e as práticas educativas se constitui na demanda central que este Projeto se propõe a atender. Sua definição está assentada no diálogo estabelecido com a Secretaria de Educação e com os agentes culturais de Canoas e Cachoeirinha ao longo de sua trajetória. Nesse sentido, seu planejamento e organização metodológica consolida um trabalho coletivo que envolveu, de um lado, os docentes, equipes diretivas e gestores da rede municipal e, de outro, os agentes culturais dos municípios. Com este diálogo o Projeto contribui na consolidação do IFRS-Canoas como importante espaço na produção cultural e, em conjunto com as demais ações de extensão, tornar-se referência para a qualificação dos processos educativos nos municípios do entorno.

O projeto recebeu a indicação de destaque – 1º lugar – para a apresentação realizada no 10º Seminário de Extensão no 7º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS, em 2022.

Sobre o coordenador da oficina

Romir Rodrigues participou de cursos, palestras e workshops sobre roteiro e produção audiovisual, com destaque para o curso “Roteiro de Cinema”, com Guilherme Castro (STUDIO CLIO, P. Alegre, 2010). É roteirista, em conjunto com Rogério Rodrigues e Ulisses da Motta Costa, do longa metragem “Além de Nós”, lançado nacionalmente em 2023. Ministrou cursos de Introdução ao roteiro de audiovisual no SESC-Canoas, em 2019, e para docentes da Secretaria Municipal de Canoas.

Maiores informações: e-mail para Romir Rodrigues: programa.oficinas.cultura@canoas.ifrs.edu.br