Oportunidades
Oficina de introdução ao canto e técnica vocal recebe inscrições até 25/06
Interessados em participar da oficina de introdução ao canto e técnica vocal, que será oferecida no Campus Canoas na quinta-feira, 26 de junho, a partir das 14h30min, na Sala Expressões (Bloco C), podem se inscrever gratuitamente pelo link https://bit.ly/cantonoifrscanoas até a véspera da data do evento.
A atividade, que tem duração prevista de 2h, é direcionada a pessoas que buscam praticar o canto e, com isso, trabalhar as propriedades do som. A partir disso, o objetivo é trabalhar a voz cantada, a diversidade vocal, bem como explorar técnicas tradicionais e contemporâneas e ações lúdicas e de improvisação.
Dentre os conteúdos a serem abordados no curso estão: relaxamento e aquecimento vocal, práticas com altura do som, registros vocais, extensão e tessitura, intensidade, dinâmica e brilho, interpretação, improvisação, canto individual e em grupo.
São ofertadas 30 (trinta) vagas. Após o preenchimento, será aberta uma lista de espera. É importante ressaltar que o deslocamento ao campus deve ser feito apenas a partir de solicitação prévia, que será encaminhada por e-mail.
Pedro Longes será o ministrante da oficina. Ele é cantor e compositor e apresenta canções que aproximam música popular e latina. Ao longo de sua carreira já lançou 04 (quatro) discos, intitulados Conexión, Longes Canta Spinetta, Canções de Amor e Solidão (indicado a duas categorias no Açorianos) e Sinestesias.
Canta no Canciones con Drama, duo com Arthur de Faria. Fez shows em diversos palcos, como Foyer do Theatro São Pedro, Sarau do Solar, Ecarta Musical, Feiras do Livro, Sarau Elétrico e shows no Chile, no qual tocou e estudou por 04 (quatro) anos. Em Mágica Mistral, seu novo projeto, apresenta canções próprias, a partir de poemas da escritora e diplomata chilena Gabriela Mistral.
Paulo Freitas, cantor, compositor e intérprete natural de Porto Alegre, formado em Música Popular pela UFPel e professor de música e integrante da banda canoense VÁ, será o oficineiro convidado dessa edição. Atualmente radicado em Canoas, o artista lança seu primeiro trabalho autoral, o projeto Sintonia, com as canções Andorinha e Sintonia, lado A e B, respectivamente, de um trabalho voz e violão que tem o intuito de concentrar toda a experiência vivida na criação Brasil afora, mas com as raízes na música que se faz no sul, com influências de MPB e folk.
Essa ação faz parte do projeto Sintonia em Movimento, organizado por Paulo Freitas, que é financiado pelo Edital nº 172/2024, referente à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, da Prefeitura de Canoas.