Pular para o conteúdo
Logo do IF

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Início da navegação
IFRSMarca do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
 Esconder/Mostrar Menu Fim da navegação
Início do conteúdo

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI): participe de pesquisa sobre cursos ofertados pelo campus


Colabore com a construção do planejamento para o IFRS dos próximos 5 anos: responda a pesquisa no link abaixo e dê sua opinião a respeito da oferta de cursos do Campus Canoas.
** Acesse a pesquisa clicando AQUI.
………………………………………………………………..

Estudantes e servidores estão sugerindo iniciativas a serem realizadas para o IFRS alcançar os 17 objetivos traçados como estratégicos para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023, que se encontra em fase de elaboração. A comunidade acadêmica pode responder, até o dia 10 de agosto de 2018, a pesquisa online e pode também participar das consultas públicas nas unidades, organizadas pelas comissões locais do PDI. A comunidade do Campus Canoas também pode participar, acessando mais informações no site http://pdi.canoas.ifrs.edu.br e respondendo a pesquisa online presente lá.

Os objetivos estratégicos do IFRS estão organizados em quatro perspectivas: Resultados Institucionais, Processos, Pessoas e Conhecimento e Orçamento. Eles formam o mapa estratégico que embasará a construção do PDI e foram elaborados durante evento com representantes das comissões locais do Plano e do Colégio de Dirigentes da instituição (composto pelos diretores-gerais de campi e pelos pró-reitores).

O PDI impacta diretamente no dia a dia da comunidade acadêmica, pois os recursos necessários para manter o IFRS funcionando devem ser planejados no documento: oferta de cursos e vagas em todos os campi e níveis; pessoal (quantitativo); investimentos em infraestrutura; planejamento de objetivos, indicadores e metas para os próximos cinco anos da instituição.

Saiba mais sobre o PDI no site ifrs.edu.br/pdi.

 

Sobre o PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado para um período de cinco anos, é um instrumento de planejamento estratégico e gestão que contêm a missão, visão, valores, estratégias e ações para atingir metas e objetivos planejados pelas instituições de ensino, além de servir como referência para os processos de avaliação, credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior junto ao ministério de educação (MEC) e Conselho Nacional de Educação (CNE).

Os objetivos estratégicos do IFRS para o período 2019-2023 estão definidos. São 17 objetivos, organizados conforme quatro grandes temas: indissociabilidade e verticalização; formação cidadã; reconhecimento e excelência acadêmica; e sustentabilidade. Eles formam o mapa estratégico que embasará a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Agora, é a vez de estudantes e servidores sugerirem as iniciativas que devem ser realizadas para o IFRS alcançar os objetivos. Vai começar a fase de consultas públicas, organizadas pelas comissões locais do PDI em cada unidade, por meio de plenárias. Fique atento, no início de agosto, informaremos sobre a realização das plenárias para discussão

Os objetivos foram construídos no evento realizado no Campus Farroupilha. Neste evento, estiveram presentes as comissões locais do PDI e o Colégio de Dirigentes do IFRS (composto pelos diretores-gerais de campi e pelos pró-reitores) que discutiram e elaboraram uma série de objetivos. Todos os objetivos gerados após o encontro foram consolidados no mapa estratégico.

Vale lembrar que o PDI impacta diretamente no dia a dia da comunidade acadêmica, pois os recursos necessários para manter o IFRS funcionando devem ser planejados no documento: oferta de cursos e vagas em todos os campi e níveis; pessoal (quantitativo); investimentos em infraestrutura; planejamento de objetivos, indicadores e metas para os próximos cinco anos da instituição.

Fique atento às atividades da sua unidade e participe. Saiba mais sobre o PDI no site ifrs.edu.br/pdi.

Todos estão convidados a participar!!!

 

 

 

……………………………………………………………………

Em 2018, o IFRS vai construir seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2019 a 2023.

O que é o PDI e para que ele é utilizado?
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado para um período de cinco anos, é um instrumento de planejamento estratégico e gestão que contêm a missão, visão valores, estratégias e ações para atingir metas e objetivos planejados pelas instituições de ensino.
Ele serve para orientar a instituição no alcance de suas metas e objetivos planejados nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, administração e desenvolvimento institucional, além de servir como referência para os processos de avaliação, credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior junto ao ministério de educação (MEC) e conselho nacional de educação (CNE).

Como o PDI interfere no dia a dia dos servidores e estudantes?
Impacta diretamente no dia a dia de servidores e estudantes, pois os todos recursos necessários para manter o IFRS funcionando devem ser planejados no PDI. Podemos citar alguns exemplos desses recursos:
– oferta de cursos e vagas em todos os campi e níveis (FIC, técnicos pós-graduação)
– pessoal (quantitativo);
– investimentos em infraestrutura: salas de aulas, laboratórios, áreas administrativas, ginásio, auditório, biblioteca e estacionamento;
– planejamento dos objetivos, indicadores e metas para os próximos 5 anos do IFRS.

Se você tem dúvidas ou sugestões para o processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFRS 2019-2023, pode fazer contato com a Comissão Local do Campus Canoas, pelo e-mail: pdi.comissao.local@canoas.ifrs.edu.br

Fim do conteúdo
Início do rodapé Fim do rodapé