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Projetos de Pesquisa


A centralidade da matemática no currículo: um estudo sobre as origens a partir da Paideia platônica

Coordenador: Vicente Zatti

Bolsista: Milena da Silva Fontana

Resumo da proposta: Em Platão a matemática surge como o modelo de ciência, que pela sua abstração e universalidade, é referência para toda a ciência. Além de compreender a matemática como o modelo para toda ciência, Platão reserva à ela papel central em sua Paideia. Ao longo da formação do educando, a matemática possui o papel de grande ciência propedêutica que prepara para o pensamento lógico, formal, ideal.

Está explicitado no Livro VII de República, a importância instrumental da matemática, enquanto ciência propedêutica que prepara para o pensamento lógico, rigoroso, exato, eficaz. No entanto, considerando que a Paideia platônica tem como objetivo questões políticas, éticas e epistêmicas, a formação de um homem cidadão capaz de guiar-se pela ideia, a centralidade que Platão dá à matemática não se restringe ao seu potencial instrumental. Platão vê na matemática um potencial formativo, por contribuir na realização de um modelo de homem que Nietzsche no século XIX denominou de apolíneo.

Nessa pesquisa, colocamos a questão e buscaremos demonstrar a hipótese de que a centralidade da matemática na Paideia platônica se dá não apenas pelo seu potencial propedêutico-instrumental mas por sua importância formativa na realização de um modelo antropológico. Também analisaremos herança da centralidade da matemática na Paideia platônica para a cultura ocidental e na elaboração do currículo escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que através de pesquisa bibliográfica procurará construir uma hermenêutica que responda a questão-problema levantada.

 

 

Decaimento de soluções de Equações de Meios Porosos com termos advectivos

Coordenador: Nicolau Matiel Lunardi Diehl

Colaboradores externos: Juliana Sartori Ziebell e Lucineia Fabris

Bolsista: Maria Eduarda Hojnacki Costa

Resumo da proposta: Neste projeto pretendemos examinar propriedades qualitativas de soluções de equações de meios porosos ou, em inglês, porous medium equations, e deste último a sigla PME’s. Examinando alguns problemas específicos,  percebemos que a norma do sup não decai para certas condições iniciais se o termo advectivo tiver dependência em x (variável espacial). Com isso em mãos, procuramos obter neste projeto condições sobre o termo advectivo para que haja decaimento norma do sup das soluções com sinal, e mais, queremos obter uma taxa (ótima) de decaimento para a norma do sup de soluções com sinal de equação de meios porosos com termo advectivo (com dependência de x, de t e u). A pesquisa acontecerá basicamente por meio de revisão bibliográfica (teoria clássicas e artigo recentes) e seminários de pesquisa.

 

 

Mapeamento dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos em Canoas

Coordenadora: Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues

Colaboradores: Lisiane Celia Palma e Simone Maffini Cerezer

Bolsista: Talita Barreto Nascimento

Resumo da proposta: A crescente utilização de equipamentos eletroeletrônicos resulta em aumento dos resíduos oriundos destes equipamentos, que podem contaminar o solo, a água e o ar se não tiverem a destinação correta. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em 2010, institui a logística reversa para os eletroeletrônicos e designa os fabricantes, comerciantes e representantes como responsáveis por esta implementação, havendo prazo para cumprimento destas exigências. As organizações que gerenciam este tipo de resíduos, como a Coopertec, podem auxiliar na coleta e destinação correta dos REEE.

O objetivo principal deste projeto é mapear a cidade de Canoas no que tange ao volume de REEE coletados em cada bairro, identificando os pontos críticos de descarte irregular, por exemplo. A metodologia a ser utilizada consiste em revisão bibliográfica do tema, pesquisa qualitativa (entrevistas pessoais, observações), pesquisa quantitativas (dados históricos de volumes coletados pela Coopertec e outras informações de outras fontes) e utilização de métodos de previsão de demanda qualitativos e quantitativos. Como resultado espera-se determinar os locais onde há maior descarte irregular dos REEE, os locais onde o volume destes resíduos é mais elevado e a previsão do volume de resíduos a ser coletado na cidade baseado nos dados históricos.

 

 

Processo tradutório do literário: análise discursiva das relações de sentido na tradução

Coordenadora: Gláucia da Silva Henge

Bolsista: João Pedro Schwingel Carada

Resumo da proposta: O projeto busca preencher uma demanda na área de conhecimento dos estudos da tradução e reflexão literária a partir da perspectiva teórica da análise de discurso francesa. Assim, a investigação busca dar conta da relação semântica estabelecida entre as traduções de clássicos da literatura em língua inglesa para o português brasileiro e suas potencialidades enquanto objeto de aprendizagem em processos educacionais. Para tanto, um amplo processo de análise do corpus e de fundamentação teórica faz-se significativo e adequado ao desenvolvimento da pesquisa. Além disto, a metodologia empregada fundamentalmente é a análise do discurso de linha francesa, a partir de seu dispositivo teórico-analítico no qual, de forma qualitativa, extraem-se sequências discursivas dos corpora selecionados, as quais se aplicam os procedimentos de análise semântica.

Como desdobramento das análises, pretende-se refletir sobre o processo tradutório e sua relação com o processo educacional de aprendizagem de língua inglesa. Isto porque se faz fundamental pensar o papel da interpretação no jogo leitura/tradução como processo de injunção a significar pelos sujeitos historicamente constituídos. Além disto, a discussão das relações entre o arquivo e as condições de produção, tais como distanciamento, deslizamento, equivocidade e efeito metafórico através da discursivização das personagens, em sua relação constitutiva com a formação social do texto original e dos textos de tradução/versão podem ser produtivos tanto nos processos de formação de leitores, quanto na aquisição de uma língua estrangeira.

 

 

Robótica Educacional como Apoio ao Ensino de Física e Matemática

Coordenadora: Patricia Nogueira Hübler

Colaboradores: Ígor Lorenzato Almeida, Denise Regina Pechmann, Rodrigo Perozzo Noll, Silvia de Castro Bertagnolli, Julio Moisés da Silva e Vitor Secretti Bertoncello

Bolsistas: Henrique Werner Delazeri e Pedro Henrique Soares Rodrigues

RESUMO:

Resumo da proposta: Muitas são as oportunidades para profissionais qualificados da área de Tecnologia da Informação (TI) e quanto mais cedo a tecnologia é apresentada para os alunos, maior é a facilidade de uso. A demanda não atendida por profissionais da área de TI, conforme dados da Brasscom (www.brasscom.org.br), cresce a uma taxa média de 6,5% ao ano, o que faz com que se busque programas direcionados à qualificação de jovens, principalmente, para a área de desenvolvimento de software.

O raciocínio lógico é um dos entraves para o desenvolvimento de novos sistemas, uma vez que muitas instituições de ensino, de educação básica, não conseguem apresentar desafios às crianças e adolescentes, nem mesmo estimular o raciocínio lógico para a resolução de problemas. Neste contexto, sabendo que a área de informática demanda por profissionais com alto nível de raciocínio lógico e que o uso de tablets e smartphones pelos jovens é crescente, o presente projeto busca desenvolver uma solução que faça com que os jovens utilizem seus dispositivos móveis para a criação de seus primeiros programas, refletindo suas implementações em robôs concretos, construídos a partir de placas Arduino.

A criação dos robôs será realizada dentro do Robolab, o laboratório de robótica do Campus Canoas, com ênfase nas áreas de Física e Matemática, cujos problemas serão definidos em conjunto com professores de quintos e sextos anos da Escola Municipal Guajuviras.

 

 

Sustentabilidade e Inovação nas Organizações e no Ensino em Administração

Coordenadora: Lisiane Celia Palma

Colaborador: Nilo Barcelos Alves

Colaborador externo: Luis Felipe Machado do Nascimento

Bolsista: Viviane Santos do Nascimento Franzen

RESUMO:

Resumo da proposta: A sustentabilidade exige uma ampliação do papel das organizações na sociedade. É necessário que estas insiram em suas estratégias e no processo de tomada de decisão outros aspectos que transcendem a esfera puramente técnica e econômica. Portanto é preciso uma transformação na forma de gerir as organizações e, consequentemente, imprescindível uma modificação na formação de seus gestores para transformar as organizações em atores que contribuam para a sustentabilidade. Contudo, observa-se que os estudos gerenciais têm sido excessivamente simplificados, fragmentados e deterministas. Entretanto, a atual situação mundial necessita de soluções mais complexas, sendo necessário inserir, no ensino de administração, novos elementos que preparem os futuros gestores para atuar de forma mais consciente e flexível diante da complexidade das mudanças no ambiente organizacional.

Sendo assim, este estudo tem como objetivo analisar como a questão da sustentabilidade tem sido abordada no ensino de Administração, bem como sua relação com inovações sociais, dado que diversas discussões tem relacionando a sustentabilidade às inovações sociais. Para atender ao objetivo proposto, serão feitos estudos exploratórios, num primeiro momento, e descritivos, posteriormente, envolvendo diferentes instituições de ensino que trabalham com cursos relacionados à área de gestão. Os resultados deste estudo contribuirão para o aprimoramento da gestão e da educação para a sustentabilidade, bem como para o desenvolvimento de inovações que contribuam para o equilíbrio dos aspectos sociais, econômicos e ambientais.

 

 

TransformAÇÕES: a busca por espaços que favoreçam a mudança conceitual no ensino e na aprendizagem da química

Coordenadora: Daniela Rodrigues da Silva

Colaborador externo: José Claudio Del Pino

Bolsista: Bárbara Gonçalves Fenille Velasco

Resumo da proposta: O projeto propõe planejar, desenvolver e analisar, de forma processual, aspectos da aprendizagem e do ensino de conceitos fundamentais da química, para assim, indicar possíveis respostas aos problemas vivenciados no ensino tradicionalmente utilizado nas instituições da educação básica. Para tanto, pretende-se fazer uma apropriação da concepção de construção de conhecimento numa perspectiva construtivista, com o propósito da mudança conceitual, de modo a dar continuidade aos estudos realizados nos últimos anos pelos pesquisadores membros do projeto.

As ações envolverão professores de ciências e/ou de química e estudantes da educação básica. A pesquisa qualitativa será realizada por meio da pesquisa-ação e do estudo de caso, e a análise textual será utilizada como estratégia metodológica para o tratamento dos resultados. Serão utilizadas atividades que constituirão uma Proposta de Ensino e Aprendizagem (PEA), que será adaptada para as atividades com os estudantes do ensino regular, e que também serão estudadas e avaliadas durante a formação de professores. Também é objetivo do projeto, a análise da usabilidade em contexto escolar PensaQui, um objeto educacional para o estudo das transformações químicas.

 

 

Transnacionalidades: literatura, processos tradutórios e educação

Coordenadora: Cimara Valim de Melo

Colaboradores: Aline Noimann, Fabiana Cardoso Fidelis, Sheila Katiane Staudt

Colaboradores externos: Andrés Vidal Berriel, Elen Karoline Melo de Oliveira, Ginia Maria Gomes, Lenita Maria Rimoli Esteves e Rosane Carneiro Ramos

Bolsistas: Engel dos Santos Flores e Maximiliano Kunrath Serôa

Resumo da proposta: O projeto apresenta como objeto os processos transnacionais experimentados pela literatura contemporânea, em especial a narrativa brasileira do século 21, em suas correlações com processos tradutórios e educacionais. Seu objetivo evoca o desenvolvimento de estudos científicos integrados a estudos de literatura, tradução e educação a fim de investigar os processos de internacionalização do sistema literário brasileiro atual e contribuir à valorização do patrimônio artístico-cultural do país para além das fronteiras na nação. Para isso, será desenvolvida pesquisa de natureza aplicada, com metas investigativas em nível sociocultural e educacional.

Quanto à sua finalidade, a metodologia envolverá pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva e intervencionista. O projeto contará com as abordagens qualitativa, para análise da fortuna teórico-crítica acerca dos processos transnacionais experienciados pelo sistema literário brasileiro atual; e quantitativa, para o levantamento dos dados acerca do legado da literatura brasileira em tradução e do perfil do leitor contemporâneo em relação aos sistemas literários e tradutórios em nível global. Como resultados, pretende-se gerar publicação científica sobre a literatura do século 21, seus trânsitos e identidades transnacionais, como sistematização dos estudos realizados; e sobre o legado tradutório da literatura brasileira, com vistas a facilitar o processo de escolha de novos autores e obras a serem traduzidos e contribuir ao trabalho de grupos de tradução literária dentro e fora do IFRS. Por fim, busca-se obter um panorama acerca da formação do leitor contemporâneo em nível transnacional. O projeto espera, assim, gerar a transferência de saberes em termos científicos, educacionais e culturais.

 

 

Transportes e Mobilidade Sustentável na Região Metropolitana de Porto Alegre

Coordenadora: Lisiane Celia Palma

Colaboradores: Luiza Venzke Bortoli, Marcio Bigolin e Simone Maffini Cerezer

Bolsistas: Alessandra Bindani Furtado e Mariele da Silva Fontana

Resumo da proposta: A região metropolitana de Porto Alegre tem 34 municípios que englobam 4 milhões de habitantes. Por ser uma região muito populosa, com diversas empresas, muitas pessoas acabam se deslocando para ir trabalhar de uma cidade para outra. Nos últimos anos, as cidades da região têm sofrido uma degradação nos serviços de transporte coletivo, aumento de tarifas, elevação do transporte individual, crescimento dos congestionamentos de trânsito e da poluição do ar. Isso tem gerado impactos negativos na vida das pessoas que, a cada dia, tem mais dificuldades para se deslocar nas cidades.

Diante deste cenário, o estudo tem como objetivo analisar de que forma as dificuldades de mobilidade urbana afetam a qualidade de vida das pessoas em Porto Alegre e nos demais municípios da região metropolitana, bem como estudar possíveis soluções para este problema visando à mobilidade urbana sustentável. Para alcançar este objetivo, serão utilizados tanto métodos de pesquisa quantitativos quanto qualitativos, bem como consultadas fontes de dados primárias e secundária. Os resultados do estudo mostram-se importantes uma vez que irão indicar as principias causas dos problemas da mobilidade urbana na região, e como elas afetam na qualidade de vida das pessoas. Adicionalmente, serão apontadas alternativas para mobilidade urbana sustentável, o que poderá proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos cidadãos, reduzindo a poluição e contribuindo para que haja um equilíbrio entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais, ou seja, colaborando para o desenvolvimento sustentável da região.

 

 

Uso de técnicas de gamificação como auxílio ao ensino e aprendizagem de lógica de programação

Coordenadora: Carla Odete Balestro Silva

Colaboradores: Marcio Bigolin, Sandro José Ribeiro da Silva e Silvia de Castro Bertagnolli

Bolsistas: Bruno de Souza Much e Brenda Anghinoni Barbosa

Resumo da proposta: O projeto visa a explorar o potencial do conceito de gamificação como estratégia contemporânea relevante e poderosa para atrair a atenção dos alunos. Seu objetivo principal é utilizar o conceito de gamificação na construção de um ambiente lúdico virtual para auxiliar no ensino e aprendizagem de lógica de programação aos alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas e Eletrônica, visto que os projetos de cursos (PPCs) destes dois cursos possuem a disciplina de lógica de programação como um de seus componentes curriculares. Além de servir de ferramenta para os alunos, acredita-se que a solução elaborada também atenderá às demandas dos professores que ministram a referida disciplina.

 

 

 

Projetos de 2015

 

 

Tecnociência e os fundamentos da educação profissional e tecnológica contemporânea

Coordenador: Vicente Zatti

Bolsistas: João Pedro Medeiros Vasconcelos de Souza (BICET); Laura Menestrino Prestes (PIBIC-EM)

Resumo da proposta: A observação das transformações na educação brasileira nos últimos anos, demonstra a valorização da educação profissional e tecnológica, com a expansão dos cursos técnicos e tecnológicos, contexto no qual em 2008, pela Lei 11.892, são criados os Institutos Federais de Educação. Paralelamente a essas transformações no campo da educação, o avanço técnico-científico, assume características tais que na filosofia da ciência o conceito de tecnociência ganha vulto como referência interpretativa. O conceito de tecnociência vem sendo utilizado para designar o estado da ciência contemporânea, que possui como característica estruturante servir “a interesses ligados ao capital e ao mercado” (LACEY, 2013).

Essa ciência que se estabelece alicerçada na mentalidade tecnocrática predominante nas instituições científicas, funda uma tendência que torna nebulosa a fronteira entre ciência e tecnologia e consolida uma relação de subserviência ao mercado. A questão que surge, então é: os Institutos Federais de Educação são uma proposta inovadora, “política social capaz de emancipar” (PACHECO, 2010, p. 7), ou resultado de um processo de adequação das instituições científicas e educacionais à uma tecnociência que atende aos interesses do mercado e do capital?

Para avançarmos nas reflexões a respeito dessa questão, partiremos das discussões da filosofia da ciência a respeito do conceito de tecnociência, nos valeremos dos instrumentais da filosofia da educação com o objetivo de elaborar uma filosofia da educação profissional. A hipótese a ser debatida nesse percurso de pesquisa, é que a proposta dos Institutos Federais constitui-se a partir de uma antinomia que preserva os elementos ambíguos colocados no problema acima.

 

 

Seminário Integrado no Ensino Politécnico: Reflexões, Possibilidades e Estratégias Educativas

Coordenadora: Gisele Palma

Servidora participante: Simone Maffini Cerezer

Bolsistas: Eduarda Santos de Oliveira (BICTES), Igor Rosa dos Santos (BICTES)

Resumo da proposta: Os estudos ocorrerão no Campus Canoas. A pesquisa empírica ocorrerá em uma escola da rede estadual de educação, localizada no município de Canoas. A proposta se destaca pelo trabalho desenvolvido nos seminários integrados, do Ensino Politécnico/Ensino Médio. Alguns encontros do grupo de pesquisa ocorrerão no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), devido à parceria realizada entre as instituições.

 

 

 

Literatura brasileira e transnacionalidades: deslocamentos, identidades e experimentações tecnológicas

Coordenadora: Cimara Valim de Melo

Servidores participantes: Fabiana Cardoso Fidelis, Sheila Katiane Staudt e Silvia de Castro Bertagnolli

Participantes externos: Edward King (University of Bristol) e Ginia Maria Gomes (UFRGS)

Bolsistas: Andrés Vidal Berriel (BICET) e Augusto Zanella Bardini (BICET)

Resumo da proposta: O projeto apresenta como objeto o desenvolvimento de estudos científicos e soluções tecnológicas integrados aos estudos de literatura, com o objetivo de compreender suas relações com os processos de internacionalização do sistema literário brasileiro, bem como contribuir com tecnologias inovadoras em prol da valorização do patrimônio artístico-cultural do país. Para isso, será desenvolvida pesquisa de natureza aplicada, já que suas metas dizem respeito à solução de problemas reais em nível sociocultural e tecnológico. Quanto a sua finalidade, a metodologia envolverá pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva e intervencionista.

O projeto também contará com as abordagens qualitativa, para análise da fortuna crítica acerca dos processos transnacionais experienciados pela literatura brasileira contemporânea e para a verificação do suporte tecnológico a ser utilizado no desenvolvimento dos produtos e processos, e quantitativa, para o levantamento dos dados acerca do legado da literatura brasileira em tradução.

Como resultados, pretende-se gerar publicação científica sobre literatura brasileira contemporânea e identidades transnacionais, como sistematização dos estudos realizados pelos pesquisadores envolvidos e base de dados sobre o legado tradutório da literatura brasileira em língua inglesa, com vistas a facilitar o processo de escolha de novos autores e obras a serem traduzidos em instituições brasileiras e estrangeiras; interface de compartilhamento de trabalhos de tradução para gerenciamento do fluxo de dados e conexão entre as diferentes etapas do processo tradutório da literatura brasileira. O projeto espera, assim, gerar a transferência de saberes e de tecnologia entre instituições nacionais e internacionais.

 

 

 

Modelagem Matemática Aplicada a Ecologia

Coordenadora: Priscila Azevedo da Silveira

Servidora participante: Carina Loureiro Andrade

Bolsistas: Maria Eduarda Hojnacki Costa (BICTES), Carlos Fernando Deboita dos Santos (Voluntário)

Resumo da proposta: Neste projeto estamos propondo a aplicação da modelagem matemática na análise de fenômenos ecológicos. A modelagem ocorre por meio de equações diferenciais. Esta abordagem vem sendo utilizada para modelar fenômenos deste tipo desde o século 17 e exerce até hoje um papel fundamental na descrição da dinâmica populacional de indivíduos biológicos, permitindo avaliações qualitativas e quantitativas do comportamento das espécies. A proposta consiste em inicialmente promover um estudo acerca dos conceitos e métodos matemáticos necessários para que se possa desenvolver a pesquisa, seguido pela realização de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de obter sistemas ecológicos para serem modelados matematicamente. Sequencialmente, os modelos matemáticos são formulados e analisados por meio da aplicação dos conceitos e métodos matemáticos estudados.

Os resultados das análises vão produzir resultados que determinam o comportamento das espécies envolvidas no sistema e podem gerar previsões que sejam úteis do ponto de vista da aplicação. Dependendo dos resultados obtidos, pode-se ainda determinar estratégias de gerenciamento das densidades populacionais envolvidas. A concretização deste projeto proporcionará o desenvolvimento da pesquisa em matemática aplicada na instituição, bem como a utilização dos seus resultados na respectiva área de aplicação.

 

 

Uma Plataforma Robótica de Baixo Custo Baseada em Arduino e Android

Coordenador: Rafael Coimbra Pinto

Bolsista: Guilherme Prezzi (BICET)

Resumo da proposta: Este projeto visa a desenvolvimento de uma plataforma de robótica móvel de baixo custo utilizando hardware e software abertos, mais precisamente, Arduino e Android. Ao permitir que o robô usufrua dos sensores e recursos de comunicação presentes em um smartphone Android, é possível construir um hardware de baixíssimo custo que apenas forneça o recurso de locomoção. Como 75% dos brasileiros possuem telefone celular, 76% do mercado brasileiro de telefonia celular é composto por smartphones, e destes, 87% utilizam o sistema operacional Android, esta se torna uma opção altamente acessível, podendo o usuário apenas acoplar o telefone que já possui. Além de propósitos didáticos e de pesquisa, esta plataforma permite aplicações em mapeamento, vigilância e telepresença, entre outras.

Utilização de Tecnologia Móvel para Educação

Coordenador: Igor Lorenzato Almeida

Servidora participante: Denise Regina Pechmann

Bolsista: Augusto Zanella Bardini (voluntário)

Resumo da proposta: Este projeto visa a explorar o potencial da tecnologia móvel no auxílio à aprendizagem. Considerando que esta tecnologia a cada dia que passa ganha mais espaço em toda a sociedade, pretende-se explorar sua popularidade desenvolvendo ferramentas que auxiliem os alunos em suas tarefas e compromissos educacionais em momentos extraclasse. Este aplicativo será voltado a smartphones e tablets, e sua utilização por um grupo de alunos será acompanhada e avaliada a fim de indicar sua eficiência na forma da melhoria na organização destes alunos para com suas atividades e compromissos acadêmicos.

 

 

A robótica como ferramenta para qualificar o ensino no Campus Canoas

Coordenadora: Silvia de Castro Bertagnolli

Servidores participantes: Patrícia Nogueira Hubler, Julio Moisés da Silva, Vitor Secretti Bertoncello e Mariano Nicolao

Bolsistas: Queizy Sartori Domingues (PIBIC-EM), Northon Iserhardt (PIBIC-EM), Felipe Ricardi (voluntário), Eduardo Franco Zonta (voluntário), Henrique Werner Delazeri (voluntário)

Resumo da proposta: A robótica possui inúmeras aplicabilidades, sendo que, atualmente, ela vem ganhando destaque no contexto educacional, onde robôs são construídos e/ou utilizados por alunos e professores de modo que o conhecimento seja construído através da interação com os objetos criados. Desse modo, vislumbrando algumas aplicabilidades e vantagens da robótica, foi elaborado o presente projeto que tem como foco o uso da robótica como forma de qualificar o processo de ensino e aprendizagem dos cursos, dos diversos níveis e áreas, do Campus Canoas.

A robótica será usada de modo que o aluno ao construir, programar e interagir com o robô possa desenvolver seu pensamento, compreendendo como os processos e as relações com a realidade ocorrem, e os resultados obtidos a partir destes. Para tanto, o projeto utilizará a pesquisa investigativa e exploratória, baseada em estudos de caso e na resolução de problemas. Espera-se que ao concluir o projeto sejam organizadas oficinas de robótica no campus para alunos da comunidade interna e externa, bem como a construção de diversos robôs, que irão ser construídos pelos envolvidos no projeto. Assim, pretende-se estabelecer um espaço de aprendizagem multidisciplinar e integrador das mais diversas áreas do conhecimento.

 

 

 

RoboLab: implantação de um laboratório para experimentações em robótica educacional

Coordenadora: Silvia de Castro Bertagnolli

Servidores participantes: Patrícia Nogueira Hubler, Julio Moisés da Silva, Vitor Secretti Bertoncello, Mariano Nicolao

Bolsistas: Luciane da Silva (bolsista CNPq ATP – B), Guilherme Santos da Fontoura (bolsista CNPq ITI-B)

Resumo da proposta: O objetivo geral deste projeto é a implantação de um laboratório que propicie realizar experimentações com robótica, interligando diferentes áreas do conhecimento. Cabe destacar, que a documentação das experimentações auxiliará na produção de kits de robótica educacional, já apontados como uma demanda pela empresa parceira. Além disso, a correlação com outras áreas do conhecimento é essencial para que os alunos envolvidos com o projeto possam compreender como as áreas do conhecimento são importantes, e que elas também integram a formação de um profissional técnico. Os contatos e parcerias com a Instor iniciaram a partir do convênio Petrobras/BNDES com o Campus Canoas. A empresa desenvolveu o KRE com base nas solicitações apontadas pelos envolvidos com o convênio.

Esse robô é um instrumento específico para a área de automação e possibilita o transporte de cargas de até 4 Kg, pois toda a parte mecânica foi projetada para este fim. Na época que este kit estava sendo elaborado, em conversas informais com os representantes da empresa, percebeu-se que a Instor poderia desenvolver kits robóticos educacionais. Porém, o que foi apontado como aspecto limitador seria justamente a questão pedagógica. Com o lançamento do edital, a relação entre Instor e Campus Canoas se estreitou novamente e surgiu a possibilidade de o campus colaborar com a elaboração de kits de robótica educacionais, de modo que eles possam ser comercializados pela Instor em conjunto com o IFRS.

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