Geral
Pintores Industriais em formação no IFRS têm aulas de relações interpessoais e ética no trabalho
Cursos do Programa Autonomia e Renda Petrobras contemplam conteúdos técnicos e temas relacionados a habilidades comportamentais
Ser um bom profissional vai além de dominar técnicas específicas: é preciso também desenvolver habilidades comportamentais como comunicação assertiva, ética e boas relações interpessoais. Por isso, conteúdos voltados ao comportamento humano, à diversidade cultural e às relações no ambiente de trabalho estão incluídos nos cursos do Programa Autonomia e Renda Petrobras. Nas aulas de Pintor Industrial oferecidas pelo Programa no Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), os 30 alunos participam de reflexões e de atividades práticas sobre esses assuntos no mês de janeiro.
Dinâmicas, esquetes teatrais, palestras e sessões de vídeos foram desenvolvidas pela turma no componente curricular “Integração de Competências Profissionais/ Relações Interpessoais no Trabalho”, ministrado pela especialista em Gestão de Projetos Sociais Adriana Martins. Adriana avalia uma melhora na integração do grupo. “Foi visível como a turma se aproximou e criou pontes para o diálogo, a partilha e a cooperação. Se no início quase não conversavam entre si, hoje se apresentam mais abertos à boa convivência e, certamente, isso irá impactar positivamente nas demais práticas pedagógicas do curso e a ambientação desses profissionais em futuras atividades de trabalho.”
Estão planejados novos encontros de orientação sobre temas afins no Projeto Mundo do Trabalho, incluindo acompanhamentos coletivos e individuais.
O curso de Pintor Industrial é de Formação Inicial e Continuada (FIC) e está entre os primeiros ofertados pelo IFRS no Programa Autonomia e Renda Petrobras. As aulas tiveram início em outubro de 2024 e estão previstas para ocorrer até fevereiro de 2025.
Sobre o Autonomia e Renda
O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan SENAI SESI. Seu principal objetivo é qualificar pessoas que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos, com bolsas-auxílio, para aumentar as chances de ingresso no mercado de trabalho.
No Rio Grande do Sul, o IFRS e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) fazem parte da iniciativa. Na totalidade do programa, são promovidos cursos de qualificação profissional em nível técnico e profissionalizante em 44 municípios brasileiros. A iniciativa recebeu o investimento total de R$ 350 milhões.
Acompanhe o site autonomiaerenda.com.br para saber mais.