Início do conteúdo

Campus realiza Semana da Dignidade Menstrual


Na próxima semana – de 1 a 5 de agosto – acontece a Semana da Dignidade Menstrual no Campus Alvorada. As atividades – organizadas pelos núcleos de Estudos e Pesquisa de Gênero e Sexualidade (Nepgs) e de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e pelo projeto de extensão Yoga no Campus! Saúde, inclusão e vivências – são destinadas aos estudantes da instituição e serão realizadas no auditório.

Confira a programação:
01/08
10h, 15h e às 19h30 – Roda de Conversa sobre o Projeto Dignidade Menstrual
15h – Roda de Conversa sobre Educação Menstrual, com Viviane Lemos da Herself

02/08
10h30 – Cine Debate com a exposição das produções artísticas dos alunos do Campus Alvorada

03/08
11h – Projeto Yoga no Campus! Saúde, inclusão e vivências, com a professora Sirlanda Selau
14h – Roda de Conversa sobre Pobreza Menstrual, com a Educadora Social e Sanitarista Daiana Santos (Terá nova data)
17h30 – Projeto Yoga no Campus! Saúde, inclusão e vivências, com a professora Sirlanda Selau
18h30 – Roda de Conversa sobre Saúde e dignidade menstrual: acesso de desafios, com a enfermeira Marcella Leivas (Terá nova data)

04/08 (Terá nova data)
19h30 – Roda de Conversa sobre “Menstruação. Meu ciclo. Minha natureza: compartilhando cuidado em saúde”, com a enfermeira especialista em Saúde Pública, Tatiane Gomes da Rosa Coelho.

05/08
14h – Círculo Arquétipos do Ciclo Menstrual, com a servidora Suzane Hallmann de Mello.

A Semana da Dignidade Menstrual do Campus Alvorada está em consonância com a instrução normativa nº 001/2022 do IFRS, que institui o Projeto de Promoção da Dignidade Menstrual. O documento reconhece a necessidade básica para a saúde e higiene de estudantes que menstruam e prevê a distribuição de absorventes higiênicos e coletores menstruais. Ainda, orienta para necessidade de desenvolver atividades de educação, informação e esclarecimento sobre a saúde menstrual, para que possa ser vivenciada com segurança e dignidade, discutindo os tabus culturais, pobreza e falta de saneamento básico e higiene junto à comunidade acadêmica.

Informações pelo e-mail [email protected].

Fim do conteúdo