Servidores e estudantes devem cadastrar seus e-mails para participar da Eleição 2023 do IFRS

De 27 de setembro a 1 de outubro, todos os eleitores da Consulta Eleitoral 2023 do IFRS para os cargos de reitor e direção-geral devem realizar o cadastramento de e-mail para poder votar no dia 5 de outubro. Pela primeira vez a eleição ocorrerá em ambiente virtual.

É pelo endereço eletrônico a ser cadastrado que o eleitor receberá a credencial única e individual e as demais informações para votação on-line pelo Sistema Helios. O e-mail com as credenciais será enviado entre os dias 3 e 4 de outubro. É importante que o eleitor também verifique a caixa de Spam caso não identifique a mensagem na caixa de entrada.

Cadastramento do endereço de e-mail

O cadastramento do e-mail será pela autenticação do eleitor por meio do login único do portal Gov.Br e da confrontação com a base de dados de eleitores aptos a votar na eleição do IFRS garantindo, assim, segurança e sigilo ao eleitor.

Para realizar o cadastro de e-mail, o eleitor deverá acessar o link https://sistemas.ifrs.edu.br/se/login/3, autenticar-se pelo Gov.Br, preencher seu endereço de e-mail e confirmá-lo. Aqueles não possuem cadastro no Gov.Br ou não lembram a senha de acesso, será necessário acessar o link https://acesso.gov.br fazer seu cadastro no portal ou recuperar sua senha para depois realizar o cadastramento de e-mail no processo eleitoral.

Para auxiliar o cadastramento dos e-mails, a Comissão Eleitoral do Campus Alvorada estará disponível de 27 a 29 de setembro, conforme informações:
– 27 de setembro, das 8h às 17h (Laboratório de Informática Térreo) e das 18h às 21h (no hall da Biblioteca)
– 28 de setembro, das 14h às 18h (Biblioteca) e das 18h às 21h (Laboratório de Informática Térreo)
– 29 de setembro, das 14h às 20h (Biblioteca)

A Consulta Eleitoral

A eleição será no dia 5 de outubro, de forma on-line, das 9h às 21h. Os eleitores (estudantes regularmente matriculados e servidores efetivos) poderão votar de seus próprios dispositivos eletrônicos, mas haverá também nas unidades do IFRS ambientes presenciais com computadores disponíveis para o registro do voto on-line. No caso do Campus Alvorada, a consulta será no auditório. É necessário apresentar o documento de identidade.

Serão escolhidos os representantes para o cargo de reitor e de direção-geral para a gestão de 2024-2028.

Confira o manual do Eleitor.

Outras informações no site do Campus, na aba Eleições para diretor(a)-geral 2023.