Saiba mais sobre o planejamento para a retomada gradual de atividades presenciais no IFRS

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está planejando a retomada gradual de atividades presenciais em suas unidades. Esse retorno gradual vale para todos os campi? Teremos ensino híbrido? O que faço para saber como vai funcionar no meu campus? E para os servidores, como será esse retorno e como saber mais? Confira algumas definições:

📍 O planejamento para a retomada gradual de atividades presenciais está ocorrendo em todos os campi do IFRS?

Sim, há um trabalho articulado entre os 17 campi, que receberam orientações para realizar um planejamento que contemple diferentes fases para uma retomada gradual e segura de atividades presenciais, usando como base a matriz do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

No entanto, é importante lembrar que cada campus tem suas características de espaço físico, localização, idade da comunidade escolar, entre outras. Além disso, a situação da pandemia de Covid-19 evolui de forma diferente em cada localidade e o avanço da vacinação também. Por isso, cada unidade está fazendo a sua avaliação e o seu planejamento sobre como e quando ocorrerá cada fase da retomada de atividades.

Vale destacar que em todo o IFRS essa retomada será gradual, ou seja, não voltarão presencialmente de uma só vez todas as atividades, nem todos os estudantes e servidores.

📍  Teremos ensino híbrido no meu campus?

Sim, teremos, mas essa será a terceira etapa da retomada gradual de atividades presenciais (fase 3), de um total de quatro fases que integram o planejamento.

Na fase 1, em que a maioria dos campi do IFRS se encontra, as atividades letivas são realizadas apenas de forma remota, com aulas on-line síncronas ou assíncronas. Na fase 2, teremos a realização presencial de atividades práticas de ensino (especialmente as que requeiram laboratórios e realização de experimentos), projetos de pesquisa e extensão, monitorias, atividades de orientação, avaliações de aprendizagem para grupos reduzidos de estudantes e práticas esportivas, também em pequenos grupos.

A fase três é a do ensino híbrido, em que um número maior de atividades podem ser desenvolvidas de forma presencial, com alternância das atividades presenciais e não presenciais. E a fase 4, por fim, corresponde à retomada integral das atividades letivas presenciais, quando o cenário for de maior segurança para toda a comunidade.

Essas etapas estão previstas na Matriz de Fases para a retomada gradual de atividades presenciais elaborada pelo Conif, que será utilizada como referência em todas as unidades do IFRS. O avanço entre as etapas depende da avaliação local de alguns indicadores relacionados à pandemia de Covid-19 e à vacinação da comunidade.

📍  E para os servidores, como será esse retorno e como saber mais?

O IFRS publicou a Portaria 376/2021 (aba “Funcionamento das atividades no IFRS”) com diretrizes para a organização das atividades no período de retomada da presencialidade. O objetivo é auxiliar as gestões e os servidores nesse momento, reforçando a prevenção do contágio do novo coronavírus. É importante lembrar que será um retorno gradual, escalonado e com revezamento entre os servidores, para garantir a segurança de todos dentro dos limites de ocupação estabelecidos para os ambientes administrativos. Além disso, grupos de risco (servidores com comorbidades e gestantes, por exemplo) continuarão sendo priorizados na realização do trabalho em formato remoto. Por isso, os servidores podem aguardar as orientações de suas chefias imediatas ou da gestão da unidade.

📍  O que eu faço para saber como funcionará no meu campus?

Para acompanhar o planejamento da retomada gradual de atividades presenciais, fique atento aos canais de comunicação do IFRS, em especial ao site e às redes sociais do seu campus. Conforme as definições forem realizadas em cada unidade, informações serão divulgadas nesses espaços.

Enquanto isso, cada um pode fazer a sua parte para contribuir: usar máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca quando estiver em contato com outras pessoas, cuidar para que os ambientes fechados estejam ventilados quando estiverem presentes pessoas que não sejam do convívio domiciliar, evitar aglomerações e higienizar as mãos. Outra medida muito importante é realizar a vacinação assim que ela for disponibilizada – sem esquecer da segunda dose! Essas são ações de proteção individual e coletiva contra a Covid-19 que permitirão um retorno às atividades presenciais com mais segurança.

E no Campus Alvorada?
O Comitê de Crise para Acompanhamento e Prevenção do Novo Coronavírus já vem pensando estratégias para o retorno e na manhã desta quarta-feira (1 de setembro), esteve reunido a fim de planejar ações pontuais para a realização das atividades presenciais de forma segura. Nos próximos dias, será enviado um questionário a todos servidores e estudantes para um diagnóstico da realidade da unidade, que servirá como subsídio para o retorno. Dúvidas e/ou sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

Fonte: Comunicação da Reitoria do IFRS e do Campus Alvorada

⚠️ Leia também: IFRS planeja retomada gradual de atividades presenciais