Início do conteúdo

Grupos de Pesquisa


Grupo de Estudos sobre Educação, Linguística, Tradução, Cultura e Comunidade Surda – GEELTS

As pesquisas desenvolvidas pelo grupo visam articular questões relacionadas ao campo social, educacional, linguístico, cultural e da tradução em Língua de Sinais. Os objetivos do grupo são: fomentar discussões e estudos no âmbito da pesquisa sobre os campos propostos, fortalecer a produção acadêmica e docência na área de Libras, a partir de publicações, pesquisas colaborativas, intercâmbios entre instituições de educação e grupos de pesquisa, além de organização de eventos, e divulgação científica para que, além de relevância acadêmica, os resultados também possam contribuir para a comunidade surda e sociedade.

Líder: Renata Ohlson Heinzelmann Bosse

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1911366043053552


Afetações – Políticas e Práticas em Saúde e Educação

A produção do Grupo repercute na análise de políticas públicas e sociais, em particular na saúde, produzindo conhecimento temático, com retorno a lideranças comunitárias, gestores e demais participantes dos sistemas de saúde, educação e demais políticas sociais. Produzindo repercussões no cotidiano da formação das profissões sócio-sanitárias.

Líderes: Márcia Fernanda de Méllo Mendes e Ana Paula Gemelli

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/633566


Grupo de Estudos em Saúde e Sociedades

As pesquisas desenvolvidas pelo grupo visam articular conceitos e práticas da saúde coletiva a partir das sociedades e do território em que os sujeitos vivem. Acredita-se que a partir do melhor entendimento desses conceitos e da aproximação com os mesmos, possa-se planejar ações mais eficazes que proporcionem mais qualidade de vida e, consequentemente, mais saúde para os sujeitos.

Líderes: Sabrina Chapuis de Andrade e Cristiane Silva Esteves

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2983133017183812


SIMC – Sonoridades, Imagem e Materialidades da Comunicação e Cultura

O diretório de pesquisa Sonoridades, Imagem e Materialidades da Comunicação – SIMC – aborda produtos sonoros, musicais, imagéticos e audiovisuais em suas perspectivas técnicas, estéticas, políticas, culturais e de linguagem. Com foco em objetos de estudo relacionados à área da comunicação social, reúne pesquisas sobre teoria e história do cinema, análise fílmica, trilha sonora, música pop, cenas musicais e cultura digital. Tem como objetivo experimentar, debater e refletir sobre teorias e metodologias que se concentram nas materialidades dos objetos comunicacionais.

Líderes: Chrístian Langaro Vaisz e Juliano Rodrigues Pimentel

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7890534978853640


Grupo de Estudos Educação, Ambiente e Cultura de Paz

O Grupo de Estudos Educação, Ambiente e Cultura de Paz é formado por pesquisadores/as cuja práxis se coloca desde o campo da Educação Profissional e Tecnológica e tem as suas pesquisas convergentes para um horizonte epistemológico em que se articulam as temáticas ambiente, educação, cultura de paz, bem viver e práticas restaurativas. O grupo objetiva desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão referenciados na partilha de suas investigações.

Líderes: Fábio Azambuja Marçal e Vinícius Lima Lousada

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4767000450843406


Grupo de Pesquisa em Matemática – GPMa

Nosso grupo se constitui como um espaço de pesquisa e desenvolvimento na área de Matemática Pura e Aplicada, e de Educação. Nessa perspectiva, o grupo estuda artigos já publicados a fim de desenvolver novas teorias e resultados. Além disso, nosso propósito é publicar artigos sobre o que estudamos, apresentá-los em congressos, bem como desenvolver o pensamento matemático e de educação dos estudantes que compõem o grupo. A ideia do grupo é poder trabalhar questões mais aprofundadas com os alunos do campus Alvorada que demonstrem mais interesse nos assuntos mencionados. O Grupo de Pesquisa em Matemática – GPMa conta com a participação de professores de matemática do IFRS campus Alvorada e do campus Canoas, alunos do Ensino Médio Integrado e graduandos da Pedagogia do campus Alvorada. Como temos um curso de Licenciatura em Pedagogia no campus Alvorada pensamos ser de grande interesse trabalharmos com questões de educação, também, para pensarmos em novas estratégias de ensino.

Líder: Danielle Santos Azevedo

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/566264


Grupo de Estudos de Linguagens e Culturas

O grupo de estudos de Linguagens e Culturas visa estabelecer um espaço para o desenvolvimento de estudos no eixo linguagens-culturas, termos aqui compreendidos em suas acepções mais amplas e plurais. A relação linguagem-cultura está no âmago desses dois mecanismos-processos, pois tanto engendram quanto são engendradas uma pela outra. Todas as culturas estabelecem uma ou mais linguagens, da mesma forma que todas as culturas se constituem a partir de algum tipo de linguagem, que lhes permite comunicação, criação e organização. Mesmo o ser humano só é constituído a partir de linguagens e culturas; assim como, os seres humanos instituem linguagens e culturas. O movimento contínuo e combinado dessas duas engrenagens leva a constituição, a perpetuação e a transformação da nossa própria existência. Daí a importância de que possam ser estudadas juntas, em convergência, ou em paralelo, propiciando diálogo entre áreas do conhecimento e da expressão, estudos e pesquisadores.

Líderes: Caroline de Castro Pires

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/575944


Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e suas Tecnologias – GPECT

O Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e suas Tecnologias (GPECT) envolve atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de Ensino de Ciências (Química, Física, Biologia, Ciências). O objetivo é a investigação de temas, práticas e saberes relacionados à educação, ensino e aprendizagem dessa área do conhecimento em todos os níveis de ensino. Considerando uma visão humanista da Ciência, a proposta do GPECT é que, por meio dos projetos articulados e integrados, sejam incentivados o pensamento crítico e a liberdade dos estudantes, a compreensão da complexidade do meio ambiente, bem como a formação inicial e continuada de professores. Ainda, espera-se dar visibilidade aos trabalhos realizados por meio de publicações em periódicos especializados, participação em eventos e outras formas de divulgação científica para que, além de importância acadêmica, os resultados também possam contribuir para a sociedade.

Líderes: Miguel da Camino Perez e Janaína De Nardin

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7867218900511250


Laboratório de História Social e Comparada do Cone Sul – LabConeSul

O Laboratório de História Comparada do Cone Sul (LabConeSul) foi organizado a partir de diferentes iniciativas de comparação de processos históricos na região platina, definindo como agenda a análise da dinâmica das elites políticas e sociais do Cone Sul, especialmente Brasil, Argentina e Uruguai. Ao elegerem a denominação Laboratório, os participantes querem destacar a centralidade da dimensão metodológica na pesquisa histórica social e comparada e do trabalho em equipe. Desta forma, o LabConeSul pretende analisar aspectos como emergência, reconversão e/ou declínio de grupos econômicos setoriais, processos de recrutamento e atuação de elites políticas, grupos profissionais e de burocracias regionais e nacionais, expansão de setores médios e sua incorporação ao espaço político e emergência de novas elites intelectuais. Entre outros aspectos, busca-se ainda a produção de bancos de dados prosopográficos de elites políticas, grupos profissionais, etc.

Líderes: Marcelo Vianna e Ana Paula Korndörfer (Unisinos)

https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/269384


Orientações sobre Grupos de Pesquisa no IFRS: IN Proppi n.º 02, de 08 de março de 2021.

 

Última atualização em 23/09/2024

Fim do conteúdo