Nota do NAPNE – Por uma educação Anticapacitista. Quer fazer a diferença?

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Alvorada deseja que o dia 03 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1992, seja repleto de reflexões.

Para sermos anticapacitistas precisamos, primeiramente, entender o que é o Capacitismo. O termo vem do inglês ableism e são as atitudes preconceituosas que discriminam e ou subestimam a capacidade das pessoas por causa da sua deficiência.

A deficiência não define a personalidade da pessoa. Ela não é carinhosa ou agressiva por causa da deficiência. A pessoa não se resume à sua deficiência.

“O capacitismo naturaliza processos de exclusão no contexto escolar, à medida que localiza as dificuldades de aprendizagem e permanência escolar/acadêmica no sujeito.”(GESSER. 2020, p.103)

Então vamos nos educar e reeducar para sermos anticapacitistas?

Algumas frases e ou situações que você já deve ter visto ou ouvido e elas são capacitistas:
“Nossa, nem parece que você tem deficiência.”
“Tão bonitinho, pena que tem problema.”
“Você fala? Nem parece que é surda.”
“Essa pessoa é um exemplo de superação.”
“Você é doente da cabeça?”
“Você está surdo?”
“Que mancada.”
“Nós não temos braço/pernas para isso.”
“Dar uma de João sem braço.”
“Estou mais perdida que cego em tiroteio.”

Ser anticapacitista é ter ética, consciência e conduta do cuidado:
– Cuidado com o que e como fala com uma pessoa com deficiência.
– Pergunte diretamente à pessoa com deficiência como ela gostaria de ser tratada ou mencionada.
– Busque conhecimento e use terminologias adequadas.
– Procure conhecer a pessoa, não suponha questões sobre ela.
– As “dificuldades” não estão na pessoa com deficiência.
– Pressuponha competências, busque compreender as diferenças de cada um, compreenda a deficiência como uma das características e não como um problema ou falta.
– Ao encontrar uma pessoa com deficiência, trate-a como pessoa não como um “diagnóstico”.
– Seja um exemplo de comportamento social e estimule os colegas para que também sejam.
– Observe e converse com a pessoa para identificar suas preferências, as fragilidades, os diversos comportamentos, as reações, enfim, conheça o máximo possível delas a fim de evitar ou antecipar comportamentos indesejados que as deixem desconfortáveis.

Outras datas comemorativas:
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005.
A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência acontece, anualmente, entre os dias 21 e 28 de agosto.