Estudante produz receituário para o aproveitamento de alimentos

Sempre buscando inovar e promover o protagonismo dos estudantes, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), lançou, em 2020, um edital (09/2020) para que os discentes propusessem ações de extensão em seus campi. Além de se envolver em todo processo de execução do projeto, com a orientação de um servidor, os alunos receberam uma bolsa auxílio.

Segundo a coordenadora de Extensão do Campus Alvorada, Adriana Martins, o edital colabora com o objetivo da Política de Permanência e Êxito do IFRS. As ações deveriam ter começado no início do não letivo, entretanto, com a pandemia da Covid-19, foram suspensas e restabelecidas no segundo semestre.

A unidade teve sete propostas inscritas, porém cinco foram executadas. Isso se justifica devido à necessidade de adaptação ao ambiente virtual que os estudantes precisaram fazer em seus projetos para que fossem realizados.

Uma das ações executadas foi “Um novo olhar sobre a alimentação em tempos de crise: reaproveitar é necessário” da discente do curso de Licenciatura em Pedagogia, Patrícia Lima da Silva, e orientação da servidora Adriana Martins. A ideia inicial consistia em oficinas de preparação de receitas saudáveis, acessíveis e de baixo custo, a partir de cascas, sementes, talos, etc. com as mulheres moradoras do entorno do Campus Alvorada.

O grupo, ao final do encontro, degustaria os pratos que produziu e levaria porções dos alimentos aos seus lares. Com isso, conforme as proponentes, esperava-se estimular o aproveitamento integral dos alimentos nas famílias. Por meio do diálogo, também se pretendia conhecer os hábitos alimentares de cada uma.

Com a chegada da pandemia e suspensão das atividades presenciais no IFRS, o projeto foi adaptado a fim de seguir os protocolos sanitários e fazer chegar as informações ao público de interesse sem a presença física. Diante disso, elaborou-se o receituário, com receitas práticas e acessíveis, “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, disponibilizado no site do Campus Alvorada e pelas redes sociais. Clique aqui para baixar o receituário.

De acordo com as coordenadoras, assim que o retorno às atividades presenciais for seguro, pretende-se realizar as oficinas previstas.

Patrícia é formada em nutrição.