Estudante do Campus realiza projeto de extensão “Desenvolvimento Educacional e das Ações Afirmativas e seu impacto na integração dos alunos com deficiência”

A fim de estimular a interação dos estudantes com o meio ambiente, o desenvolvimento local e a sensibilidade social (solidariedade e integração), a aluna do 2º ano do curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio do Campus Alvorada, Nathália Silva Lagôas, elaborou o projeto de extensão “Desenvolvimento Educacional e das Ações Afirmativas e seu impacto na integração dos alunos com deficiência”. A ação (submetida no Edital 09/2020 do IFRS/Proex) foi realizada com os discentes do 2º ano do ensino fundamental da EMEF Aparício Borges do município de Alvorada.

De acordo com a professora do Campus Alvorada, Janaína De Nardin, que orientou o projeto, junto com o grupo foram desenvolvidas práticas sociais, culturais, artísticas e esportivas, incentivando talentos potenciais e a superação de condições de desigualdades e exclusão, promovendo o espírito social, crítico, participativo e pró-ativo.

Segundo Nathália, a proposta surgiu quando viu uma oportunidade de executar um projeto autoral e refletiu sobre os assuntos relacionados à extensão que necessitavam de maior atenção. A estudante também explicou que a escola escolhida tem alto índice de alunos com deficiências físicas e intelectuais do município de Alvorada, necessitando de apoio e recursos para o aperfeiçoamento dos educadores.

Um dos resultados foi a produção de um livro que apresenta atividades integrativas nas quais todos discentes possam participar igualmente, sem qualquer exclusão. A ideia, conforme Nathália, é melhorar a convivência entre a turma e auxiliar nas aulas práticas dos educadores. Acesse a publicação.