Início do conteúdo

Cine Diversidade exibe o documentário “História Mal Contada: Os Feminicídios na Cobertura Jornalística” no dia 21/8


Nesta segunda-feira (21 de agosto), o Cine Diversidade (projeto de Ensino do Campus Alvorada) exibe o documentário “História Mal Contada: os feminicídios na cobertura jornalística”, produzido pelo grupo de pesquisa Transverso, da UFSC. A exibição acontece no auditório do IFRS Campus Alvorada, às 19h30, e é aberta à comunidade.

O documentário traz a perspectiva de várias mulheres, líderes de movimentos sociais e pesquisadoras sobre a cobertura de feminicídios na imprensa. A produção traz consigo os resultados da pesquisa do Transverso, que durante dois anos mapeou e analisou notícias sobre feminicídio divulgadas em mídias jornalísticas de Santa Catarina, no período entre 2015, ano da promulgação da lei do feminicídio no Brasil, e 2021. Como parte dos resultados, o grupo identificou  um aumento do uso do termo feminicídio nos últimos anos,  a utilização de fontes policiais e masculinas como predominantes nas matérias, falta de um tratamento mais aprofundado sobre os crimes e sobre as causas das violências de gênero.

A atividade terá a participação das convidadas: Égeria Barbosa e Fernanda Nascimento.

Informações pelo e-mail cine.diversidade@alvorada.ifrs.edu.br

Cine Diversidade

O Cine Diversidade é um projeto de ensino que estará se desenvolvendo durante todo esse ano de 2023, com exibições em diferentes turnos, previamente divulgadas. Tem como objetivo proporcionar um espaço pedagógico de reflexão e discussão sobre as questões de gênero, diversidade sexual e étnico-racial e cultural a partir da exibição de produções audiovisuais que contemplem essas temáticas.

Fim do conteúdo