Campus forma novos técnicos em Meio Ambiente, Cuidados de Idosos e Tradução e Interpretação de Libras

No dia 11 de setembro, o Campus Alvorada realizou a solenidade de formatura dos cursos técnicos em Meio Ambiente (Integrado ao Ensino Médio), Cuidados de Idosos (Integrado ao Ensino Médio – Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) e Tradução e Interpretação de Libras (Subsequente). Dez estudantes participaram da cerimônia virtual conjunto, que contou com a presença do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS, Júlio Xandro Heck; do diretor-geral do Campus Alvorada, Fábio Azambuja Marçal; das coordenadoras dos cursos concluintes, professoras Janaína De Nardin, Cristiane Esteve Dalla Costa e Maria Cristina Laguna, respectivamente; além de outros servidores e autoridades que acompanharam pelo canal institucional no YouTube.

A docente Janaína iniciou sua fala destacando que, embora a solenidade virtual não tenha o glamour de uma presencial, ela é e será marcante e especial, representando a resistência, resiliência, perseverança e força. Ela ainda lembrou que é um momento histórico, pois é a primeira formatura do Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio. “Sigam valorizando a ciência e o conhecimento. É por meio da educação que podemos transformar o mundo. Sigamos aprendendo sempre. E que o saberes adquiridos sejam compartilhados”, desejou Janaína.

Em seu discurso, a professora Cristiane enfatizou a escolha por uma profissão tão especial, que envolve o cuidado e a atenção ao outro e o quão desafiador foi esse processo devido às dificuldades impostas pela pandemia. “Tenham um sonho. Acreditem em seu potencial. Lutem, persistam, não desanimem. Que as aprendizagens, os valores e a alegria de hoje permaneçam no coração e na vida de vocês”, concluiu.

A coordenadora do Técnico em Tradução e Interpretação de Libras, Cristina Laguna, também mencionou as dificuldades vividas com a pandemia, que desorganizou a vida de todos, forçando os alunos a terem muita persistência e coragem para concluírem o curso de forma remota. Conforme a docente, nestes esforços e experiências, cada concluinte foi se destacando como futuro tradutor e intérprete de Libras numa área específica, como na matemática, na literatura, no turismo, no contato com a comunidade, entre outras. “Isso aqui é só um degrau da escada que vocês ainda vão ter que subir. Continuem estudando. Continuem pesquisando. Continuem. Não parem. Vocês têm muito para mostrar”, aconselhou a professora.

Emocionado, o diretor-geral do Campus Alvorada, Fábio Azambuja Marçal, lembrou que, historicamente, as políticas públicas no Brasil negam o direito à educação para as classes populares e quando um grupo diz não a isso, o orgulho é imenso. “Essa conquista não pode representar a exceção. É importante que vocês enxerguem ela e se coloquem como um braço que vai puxar outros e outras para que também acessem a educação pública, gratuita e de qualidade. Tenho a certeza de que vocês saem com o compromisso firmado de fazer a defesa da educação pública onde quer que vocês estejam”, ressaltou.

Em seu pronunciamento, o reitor do IFRS salientou a importância da família no processo de estudos. O docente mencionou que, embora em tempos difíceis devido à pandemia, o IFRS, assim como as demais instituições públicas de ensino, jamais abriram mão de suas responsabilidades, de seus compromissos com a sociedade gaúcha e, principalmente, com seus estudantes. “Não deixamos de oferecer em nenhum momento o nosso ensino, as nossas atividades de pesquisa e de extensão que fazemos tão bem”, disse.

Quanto à formatura, Júlio enfatizou ser este o momento mais importante da instituição, pois é quando acontece o coroamento da relação entre o IFRS e os estudantes e se entrega à sociedade o produto dos maiores e melhores esforços institucionais, que são dos técnicos e tecnólogos. “Desejo, que vocês continuem, nas medidas das possibilidades, estudando sempre. Estudar é hoje, sem dúvida nenhuma, o ato mais revolucionário que nós podemos fazer. Estudar nos prepara para a vida, nos transforma, nos faz conhecer um pouco mais da ciência e do mundo. Estudar nos traz conhecimento, nos traz cultura e é o que nos diferencia dos bárbaros de antigamente e de agora também”, concluiu o reitor lembrando que o IFRS está sempre de portas abertas.

A solenidade teve como mestre de cerimônia a estudante do 3º semestre do Técnico em Tradução e Interpretação de Libras, Brenda Silveira.

Participaram da formatura on-line:
Técnico em Meio Ambiente – Integrado ao Ensino Médio
– Ester Marques Plate
– Graziela da Rosa Oliveira
– Sarah Helen Ayres Pinto

Técnico em Cuidados de Idosos – Integrado ao Ensino Médio
– Andriele Oliveira
– Najara Ramires de Lima

Técnico em Tradução e Interpretação de Libras
– Débora de Souza Ferreira
– Juliana Cardoso Alves
– Larissa de Oliveira Monticelli
– Liene Marques Miranda
– Marcelo dos Reis Boneberg

A solenidade na íntegra pode ser acessar no canal institucional do Campus Alvorada no YouTube.