Início do conteúdo

Dia 21 de janeiro: 10 anos de IFRS Campus Alvorada


Hoje é uma data muito importante para nosso campus!

Em 21 de janeiro de 2015 obtivemos a autorização do Ministério da Educação (MEC) para funcionar como campus do IFRS, junto com as unidades Rolante, Vacaria e Veranópolis. Mas o que isso representou para nossa formação?

Mais do que  apenas atestar nossa existência na estrutura do IFRS, foi um reconhecimento de  todo o trabalho desenvolvido por nossa comunidade. Afinal, as origens do campus envolveram muitas lutas para promover uma educação profissional e tecnológica no município de Alvorada, situado na região metropolitana de Porto Alegre, na qual muitos de seus estudantes-trabalhadores sofriam (e ainda sofrem) com a exclusão social. A tentativa de contribuir para uma formação cidadã, inclusiva, plural e crítica, a partir de um ensino público, gratuito e de qualidade, levaram aos primeiros debates públicos em prol da instalação de um campus do IFRS no município.

Os debates frutificaram. Em 2012, tornaram-se audiências públicas que contribuíram para definir nossos eixos de atuação, marcando a participação popular como uma essência do campus Alvorada. Essa participação em ouvir e construir coletivamente com a comunidade guiou as atividades desenvolvidas pelo campus ainda em 2013, quando ocupamos o Centro de Educação Florestan Fernandes, nossa primeira sede.

Quando recebemos a autorização do MEC em 21 de janeiro de 2015, estávamos começando as obras de nossa sede definitiva. O documento legal apontou que estávamos no caminho certo, que era possível transformar nossa sociedade pela Educação. Começamos efetivamente nossa caminhada com a oferta do curso Técnico em Tradução e Interpretação de Libras, em março de 2015. A partir da inauguração do nosso campus em julho de 2016, novos cursos foram criados, como os Integrados ao Ensino Médio em Cuidados de Idosos na modalidade EJA, os em Meio Ambiente e em Produção Áudio e Vídeo, e os Superiores de Tecnologia em Produção Multimídia e a Licenciatura em Pedagogia. Superamos uma pandemia e uma catástrofe climática, inauguramos uma quadra poliesportiva e um novo prédio de salas de aula, conquistamos a construção futura de refeitório e uma nova biblioteca.

São tantos eventos, tantas memórias, que é difícil sintetizar tudo que passamos nesses 10 anos. Por isso, criamos uma Comissão que, com apoio do Núcleo de Memória, vai organizar atividades para contar um pouco mais sobre essa história e deixar viva a memória de um campus que nunca deixou de lutar junto de sua comunidade. Venha participar, todos fazem parte dessa história! Entre em contato conosco para compartilhar e participar: [email protected]

Parabéns ao Campus Alvorada!

Fotografias: créditos Comunicação Campus Alvorada, exceto quando citado.

Fim do conteúdo