Início do conteúdo

Nota de Repúdio


O Núcleo de Ações Afirmativas (NAAF) do Campus Alvorada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), vem a público repudiar veementemente o ataque criminoso ao evento organizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE Campus Rolante, evento este realizado com o objetivo de celebrar o Dia da Pessoa com Deficiência (21/09) e do Paratleta, denominado de forma muito apropriada para o momento histórico que vivemos de “Paratleta em Tempos de Pandemia”.

Nosso lamento é maior ainda quando lembramos que hoje, dia 26/09 comemoramos o Dia do Surdo, assim como dia 23/09 foi o Dia Internacional das Línguas de Sinais e dia 30/09 será o Dia Internacional dos Intérpretes. Para nós, do Campus Alvorada, que convivemos diariamente com a comunidade surda, este deveria ser um período festivo, de alegria, de representatividade de suas lutas e conquistas e de defesa dos direitos, pois, a pessoa surda, via de regra, ainda enfrenta o preconceito, a falta de acesso e de acolhimento a suas necessidades específicas.

Não bastasse o triste momento vivenciado por todos, atípico, de pandemia, com medidas sanitárias para o enfrentamento e combate a um vírus mortal – SARS COVID19 -, que afetou e continua afetando todo o planeta, ceifando mais de 140.700 vidas somente no Brasil (dados atuais), obrigando as pessoas a se manterem isoladas em distanciamento social, presas em suas casas pelo bem da própria saúde e saúde do outro; não bastasse tudo isso, ainda temos que lidar com esse outro tipo de “vírus” da pior cepa, que age de forma consciente, visível e cruel, que invade um espaço acadêmico e de construção de debate democrático, para atacar covardemente a todos que ali se encontravam para discutir e refletir sobre o tema da inclusão e das dificuldades enfrentadas por todos, mas em especial pelos paratletas, no momento atual. Enfim, um tema humanitário, agregador, solidário.

São tempos difíceis que precisamos enfrentar com coragem. Fazemos parte de um setor da sociedade, que estabelece parte dos princípios constitucionais: a Educação. Ainda que nos últimos anos tenhamos amargado com o desrespeito de alguns governantes, a educação que ofertamos segue comprometida com a partilha de valores que respeitem todas as dimensões do saber e das condições humana. Ainda que estejamos sujeitos a corte de recursos e ao teto de gastos públicos, investimos todas nossas forças – mesmo com o distanciamento -, para garantir que as políticas públicas de Ações Afirmativas sejam efetivadas, permitindo ampliação de acesso e expansão de consciência em um país que figura entre as nações mais desiguais.

O ódio e o preconceito de toda monta não nos pertence! (Sim, estamos gritando)

Como Núcleo de Ações Afirmativas, nós, servidores docentes, técnicos administrativos, terceirizados, estudantes, seus familiares e a comunidade externa que compõem o NAAF Campus Alvorada, nos solidarizamos com as/os colegas de diferentes Núcleos de Ações Afirmativas que têm sido alvos de ataques cibernéticos e reforçamos nosso posicionamento de que não aceitaremos nenhum tipo de ameaça, nenhum tipo de constrangimento, não negociaremos a defesa da pluralidade, da diversidade e do respeito mútuo, que caracteriza a Educação do IFRS, com quem quer que seja.

Expressamos aqui nosso total apoio ao NAPNE Campus Rolante e conclamamos os demais Núcleos de Ações Afirmativas (NAAFs, NAPNEs, NEABIs, NEPGs) para juntos discutirmos medidas efetivas contra essas ações vis e antidemocráticas, no fortalecimento da luta contra o vírus que adoece e mata pessoas e esse outro “vírus” que nasce de uma sociedade adoecida, insana e cruel.

Alvorada, RS, 26 de setembro de 2020.

Fim do conteúdo