Início do conteúdo

Projeto Vozes Femininas irá transmitir encontro “Um olhar feminista sobre a identidade gaúcha”, dia 1º de outubro


Nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, às 10h, o projeto Vozes femininas: música e literatura sob uma perspectiva de gênero irá transmitir o encontro intitulado Um olhar feminista sobre a identidade gaúcha, com Clarissa Ferreira. A atividade é aberta ao público, via YouTube (bit.ly/VozesFem1-10).

O projeto, coordenado pela professora Daisy César, consiste na formação de um grupo de estudos, conduzido pela artista Ana Clara Matielo, sobre as relações de gênero no meio musical e literário por meio de epistemologias feministas. São encontros para leituras e debates de textos literários e teóricos, rodas de conversa com intérpretes e compositoras locais e sarau.

O projeto é uma realização do Edital IFRS Nº020/2021 – Apoio a programas e projetos de extensão voltados à arte e à cultura.

 

Saiba mais sobre Clarissa Ferreira

violinista, etnomusicóloga, pesquisadora e compositora do interior do Rio Grande do Sul, Bagé. Bacharela em violino (UFPEL), mestra (UFRGS) e doutora (UNIRIO) em Etnomusicologia, pós graduanda em Arteterapia. Musicista de formação violinística eurocêntrica que se desgarrou para buscar outras formas de compreender o instrumento. Nesses caminhos atuou na música regional por cerca de oito anos, em produções fonográficas e festivais. Do contato com a cultura gaúcha veio as indagações que levou para suas pesquisas acadêmicas, que ocasionou a criação do Gauchismo Líquido em 2014, uma dissertação de mestrado neste mesmo ano, uma tese de doutorado em julho de 2018 e um single intitulado “Manifesto Líquido” lançado também em 2018. Gauchismo Líquido traz através de conteúdos em texto, podcast e vídeos reflexões sobre o gênero, identidade e indústria cultural. Em 2018 criou com a poeta e antropóloga Marília Kosby a performance Poesia Xucra apresentada na FestPoa Literária e na FLIP em Paraty. Faz parte do grupo As Tubas atuando como musicista, tendo dirigido musicalmente o espetáculo e álbum ao vivo Corpo | Espaço em 2019, indicado como melhor álbum no Prêmio Açorianos. Neste ano foi uma das residentes do Projeto Concha/ Natura Musical. Também em 2019 atuou como diretora musical dos espetáculos Pago Revisitado, Unimusica UFRGS ao lado do músico Texo Cabral e no projeto Sonora Brasil/ SESC nos show Líricas Sulinas juntamente com a pianista Ana Fridman. Em 2020 lançou pelo selo Pedra Redonda o single e videoclipe “Satélites” com participação de Kia Sajo, Paola Kirst e Tamiris Duarte (finalista no Prêmio Profissionais da Música na categoria videoclipe) e o single e videoclipe “Mulheres da Guerra” sob sua produção ao lado de Lucas Ramos no Estúdio Mochila. Também no ano de 2020 lançou o minidocumentário “Satélites: tudo pode virar inspiração para os seres humanos” via Edital Emergencial à Cultura de Porto Alegre. Compôs trilha sonora exclusiva para o filme “30 povos” para Canal Curta!, para o espetáculo multi linguagens Limiar e para a série Enlace. Atualmente dedica-se ao seu trabalho autoral produzindo seu primeiro álbum que se chamará LaVaca. Ministra Oficinas de Composição e Teoria Musical Aplicada em @OficinaDeCompositoras e realiza masterclasses e aulas particulares de violino popular.

 

Saiba mais sobre Ana Clara Matielo (@_anamatielo)

Ana Clara Matielo é compositora, cantora e violonista natural de Porto Alegre/RS. Graduada em Música Popular pela UFRGS, seu TCC discorre sobre as relações de gênero no meio musical e seus atravessamentos em sua formação musical e em sua trajetória como compositora. Ana lança seu primeiro EP autoral, Clara, dia 23 de julho nas plataformas digitais, produzido pela autora e pela ILU AKIN Produções. Desde 2015, ministra aulas de canto, musicalização e teoria musical.

 

 Leia também: 

Projeto Vozes Femininas irá transmitir encontro “Corpos dissidentes e narrativas em movimento: epistemologias trans”, com Bê Smidt

Próximo encontro do projeto Vozes Femininas será no dia 17 de setembro

Projeto Vozes Femininas irá transmitir encontro “O impacto da performance”, com Ianaê Régia

Estão abertas as inscrições no projeto “Vozes femininas: música e literatura sob uma perspectiva de gênero”

Representações do gênero feminino na canção popular brasileira será tema de encontro do projeto “Vozes Femininas”, dia 10

Fim do conteúdo