Campus Viamão
Projeto Vozes Femininas irá transmitir encontro “Corpos dissidentes e narrativas em movimento: epistemologias trans”, com Bê Smidt
O projeto Vozes femininas: música e literatura sob uma perspectiva de gênero irá transmitir, nesta sexta-feira, dia 24 de setembro, às 10h, o encontro intitulado Corpos dissidentes e narrativas em movimento: epistemologias trans, com Bê Smidt. A atividade é aberta ao público, via YouTube (bit.ly/VozesFem24-09).
O projeto, coordenado pela professora Daisy César, consiste na formação de um grupo de estudos, conduzido pela artista Ana Clara Matielo, sobre as relações de gênero no meio musical e literário por meio de epistemologias feministas. São encontros para leituras e debates de textos literários e teóricos, rodas de conversa com intérpretes e compositoras locais e sarau.
O projeto é uma realização do Edital IFRS Nº020/2021 – Apoio a programas e projetos de extensão voltados à arte e à cultura.
Saiba mais sobre Bê Smidt (@be_smidt)
Musicista, produtora fonográfica e performer. Graduada em Música Popular pela UFRGS (2019), atualmente desenvolve o projeto solo VIRIDIANA, onde narra sua vivência como pessoa trans não-binária, por meio de canções eletrônicas que desenvolve em seu estúdio caseiro. Sua linguagem artística é transdisciplinar, compreendendo criações audiovisuais como a performance de estreia de Viridiana, chamada “Anatômica”, indicada ao Prêmio Açorianos de Música 2020. Atualmente, é uma das selecionadas do edital Natura Musical 2021, pelo qual lançará seu próximo disco “transfusão”, já tendo lançado singles do trabalho como “3×4” e, mais recentemente, “menina”. Ambas explorando como criamos e re-criamos nossas identidades, corpos e imagens todos os dias. Além de seu próprio projeto, produziu faixas para outres artistas de Porto Alegre, como Gabo, Kaya Rodrigues e Nina Nicolaiewsky.
Saiba mais sobre Ana Clara Matielo (@_anamatielo)
Ana Clara Matielo é compositora, cantora e violonista natural de Porto Alegre/RS. Graduada em Música Popular pela UFRGS, seu TCC discorre sobre as relações de gênero no meio musical e seus atravessamentos em sua formação musical e em sua trajetória como compositora. Ana lança seu primeiro EP autoral, Clara, dia 23 de julho nas plataformas digitais, produzido pela autora e pela ILU AKIN Produções. Desde 2015, ministra aulas de canto, musicalização e teoria musical.
Leia também:
Próximo encontro do projeto Vozes Femininas será no dia 17 de setembro
Projeto Vozes Femininas irá transmitir encontro “O impacto da performance”, com Ianaê Régia