Início do conteúdo

Projeto Vozes Femininas irá transmitir encontro “Corpos dissidentes e narrativas em movimento: epistemologias trans”, com Bê Smidt


O projeto Vozes femininas: música e literatura sob uma perspectiva de gênero irá transmitir, nesta sexta-feira, dia 24 de setembro, às 10h, o encontro intitulado Corpos dissidentes e narrativas em movimento: epistemologias trans, com Bê Smidt. A atividade é aberta ao público, via YouTube (bit.ly/VozesFem24-09).

O projeto, coordenado pela professora Daisy César, consiste na formação de um grupo de estudos, conduzido pela artista Ana Clara Matielo, sobre as relações de gênero no meio musical e literário por meio de epistemologias feministas. São encontros para leituras e debates de textos literários e teóricos, rodas de conversa com intérpretes e compositoras locais e sarau.

O projeto é uma realização do Edital IFRS Nº020/2021 – Apoio a programas e projetos de extensão voltados à arte e à cultura.

 

Saiba mais sobre Bê Smidt (@be_smidt)

Musicista, produtora fonográfica e performer. Graduada em Música Popular pela UFRGS (2019), atualmente desenvolve o projeto solo VIRIDIANA, onde narra sua vivência como pessoa trans não-binária, por meio de canções eletrônicas que desenvolve em seu estúdio caseiro. Sua linguagem artística é transdisciplinar, compreendendo criações audiovisuais como a performance de estreia de Viridiana, chamada “Anatômica”, indicada ao Prêmio Açorianos de Música 2020. Atualmente, é uma das selecionadas do edital Natura Musical 2021, pelo qual lançará seu próximo disco “transfusão”, já tendo lançado singles do trabalho como “3×4” e, mais recentemente, “menina”. Ambas explorando como criamos e re-criamos nossas identidades, corpos e imagens todos os dias. Além de seu próprio projeto, produziu faixas para outres artistas de Porto Alegre, como Gabo, Kaya Rodrigues e Nina Nicolaiewsky.

 

Saiba mais sobre Ana Clara Matielo (@_anamatielo)

Ana Clara Matielo é compositora, cantora e violonista natural de Porto Alegre/RS. Graduada em Música Popular pela UFRGS, seu TCC discorre sobre as relações de gênero no meio musical e seus atravessamentos em sua formação musical e em sua trajetória como compositora. Ana lança seu primeiro EP autoral, Clara, dia 23 de julho nas plataformas digitais, produzido pela autora e pela ILU AKIN Produções. Desde 2015, ministra aulas de canto, musicalização e teoria musical.

 

 Leia também: 

Próximo encontro do projeto Vozes Femininas será no dia 17 de setembro

Projeto Vozes Femininas irá transmitir encontro “O impacto da performance”, com Ianaê Régia

Estão abertas as inscrições no projeto “Vozes femininas: música e literatura sob uma perspectiva de gênero”

Representações do gênero feminino na canção popular brasileira será tema de encontro do projeto “Vozes Femininas”, dia 10

Fim do conteúdo