Início do conteúdo

Comissão Interna de Saúde, Segurança e Prevenção de Acidentes (CISSPA)


O QUE É A CISSPA?

A CISSPA é um órgão de natureza deliberativa sobre questões pertinentes à saúde, à segurança e prevenção de acidentes.

A CISSPA possui caráter prevencionista sobre questões pertinentes ao meio ambiente, à saúde e à segurança do trabalho e tem como finalidade a melhoria das condições de trabalho e do meio ambiente, buscando soluções que promovam o bem estar físico, psíquico e social do profissional em educação.

OBJETIVOS DA CISSPA:

  • Propor ações voltadas à promoção da saúde e à humanização do trabalho, em especial a melhoria das condições de trabalho, prevenção de acidentes, de agravos à saúde e de doenças relacionadas ao trabalho;
  • Propor atividades que desenvolvam atitudes de corresponsabilidade no gerenciamento da saúde e da segurança, contribuindo, dessa forma, para a melhoria das relações e do processo de trabalho;
  • Valorizar e estimular a participação dos profissionais em educação, enquanto protagonistas e detentores de conhecimento do processo de trabalho, na perspectiva de agentes transformadores da realidade.

Email: [email protected]


Composição (Portaria nº 9, de 27 de fevereiro de 2024)

  • Andréia Ambrósio Accordi
  • Carmem Meinerz Marques
  • Luci Fortunata Motter Braun
  • Ana Denise Figueira Rodrigues
  • Nidiana Pohl dos Santos

Normativas:


Comunicado de Acidente ou Incidente em serviço

Quando ocorrer acidente ou incidente em serviço com ou sem lesão com servidores do quadro efetivo, deverá ser preenchido o FAIS (Formulário de acidente e incidente em serviço). Em seguida, encaminha-se o processo para a perícia médica oficial (SIASS). Leia mais no Manual de Fluxos.


Se você presenciou uma situação de quase acidente, identificou uma situação de risco ou tenha sugestões de ações a ser realizada pela CiSSPA Local entre em contato conosco através dos formulários abaixo:

 


Política de Prevenção e Combate ao Assédio

Como mais uma ação de prevenção e combate ao assédio e às violências no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), foram definidos fluxos e procedimentos para denúncias e ações de acolhimento, que estão publicados na Instrução Normativa (IN) nº 06/2022.

Além do apoio e do acolhimento, o IFRS orienta, por meio da IN nº 06/2022, que qualquer pessoa que sentir necessidade pode registrar a denúncia junto à Ouvidoria do IFRS. Isso é realizado por meio do sistema Fala.BR – Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação. Esse é o espaço que acolhe o que estudantes, servidores ou pessoas da comunidade externa têm a dizer e realiza os encaminhamentos necessários. No site, é preciso escolher a manifestação intitulada “denúncia” e, para registrar as informações, é possível fazer login ou então escolher a opção “Não identificado” para relatar o caso sem se identificar.

Canal Ouvidoria

Última atualização em 04/03/2024

Fim do conteúdo