Bases de Dados para Pesquisa

Aqui você pode acessar diretamente bases de dados que versão sobre os municípios brasileiros, inclusive Viamão.

>> Prefeitura Municipal de Viamão – www.viamao.rs.gov.br

>> Links Úteis – www.viamao.rs.gov.br/portal/links

>> IBGE Cidades: Contêm dados para todos os municípios do Brasil, principalmente nas temáticas de economia, população, taxa de desocupação oriundos do próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IBGE possui diversas pesquisas relevantes, dentre elas: CENSO, PNAD, PMS, etc.

>> Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Sec. De Planejamento do Governo do RS substitui a extinta (2018) Fundação de Economia e Estatística e matem um grande acervo de dados sobre o estado e os municípios gaúchos, como por exemplo, PIB municipal, população, total de exportações, emprego e desemprego, entre outros estudos, publicações e mapas.

>> INEP: O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), fornece dados sobre a Educação Básica e Superior. O INEP contém um banco de dados bastante completo como o Censo Escolar, Enem, Saeb, Enade e muitos outros Indicadores de qualidade da Educação brasileira.

>> DATASUS: O DATASUS é o departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (SUS) do país, fornecendo um banco de dados com informações da saúde no Brasil sobre as estatísticas vitais, epidemiológicas, morbidade, entre outras.

>> INFORMAÇÕES PARA O SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO E RENDA: O Ministério da Economia divulga dados do mercado de trabalho brasileiro formal a nível de município. Estas informações podem ser coletadas na base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), em que apresenta anualmente o número de vínculos formais para diferentes setores econômicos no país. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), fornece dados sobre o emprego e desemprego formal no Brasil, mostrando a variação mensal dos vínculos formais por setor da atividade econômica.

>> IPEADATA: O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) possui um banco de dados econômicos e financeiros, demográficos e geográficos, bem como dados sobre renda, pobreza, educação, previdência, entre outros.

>> SNIS: O Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) contém uma base de dados com informações sobre água e esgoto, resíduos sólidos e sobre as águas pluviais, sendo possível encontrá-los a nível municipal.

Última atualização em 12/03/2021