Início do conteúdo

ObservaViamão

Olá e seja muito bem-vindo(a) ao Observatório do Desenvolvimento Territorial de Viamão e Entorno!

O termo “observatório” remonta às civilizações antigas, onde espaços eram criados para a observação de fenômenos físicos. Atualmente, esse termo é utilizado de forma mais ampla, referindo-se a um local que abriga informações sociais, econômicas, ambientais e outras.

Na década de 1990 surgiram os primeiros observatórios como resultado da colaboração entre Instituições de Ensino Superior e Organizações Não Governamentais (ONGs), com o propósito de fornecer e produzir informações relacionadas às políticas públicas. O compartilhamento de informações com a população pode ser considerado uma ferramenta para promover a democracia e o desenvolvimento, contribuindo para o exercício da cidadania por meio da participação ativa no conhecimento e na melhoria das condições de vida e das relações sociais.

 

O Observatório

Com essa perspectiva, o campus Viamão do IFRS, através de seus docentes, técnicos e estudantes, em resposta à demanda da comunidade local expressa no PDI 2018/2023 colocou esforços para criar e implementar o Observatório de Desenvolvimento Territorial de Viamão e Entorno – ObservaViamão. Essa iniciativa tem como objetivo organizar e fornecer informações à comunidade local, a fim de subsidiar e apoiar ações de desenvolvimento regional.

O ObservaViamão se propôs a sistematizar e disponibilizar dados e informações de forma cumulativa. Por um lado, facilitar o acesso da comunidade e dos estudantes para que possam conhecer e estudar a realidade local sob uma perspectiva diversificada e interdisciplinar. Por outro, estimular a produção e divulgação de novos conhecimentos e aspectos da realidade social, econômica e ambiental do território de Viamão.

As primeiras iniciativas aconteceram em 2019, quando se avaliou outras experiências de observatórios, o que havia disponibilizado em e sobre Viamão e as possibilidades de ação deste campus com os recursos disponíveis. Nos anos seguintes, ainda no contexto da pandemia, foi construído o formato de Notas Técnicas. Produções que devem versar na apresentação de dados e informações, primários ou secundários, que contribuam para um maior conhecimento e melhor intervenção na realidade local. Foram pré definidos o formato e a proposta de que sejam objetivas, apenas com breve introdução e referência a aspectos teóricos, com apresentação sumária da metodologia e foco nos dados e informações.

Todos/as das comunidades interna e externa são convidados a produzir Notas Técnicas. Assim, procuramos ampliar fontes de conhecimento e oferecer um melhor entendimento das relações e dinâmicas que acontecem em Viamão, além de gerar material didático simplificado para práticas de ensino, discussões e conscientização da comunidade local. (Veja como você pode submeter uma NT https://ifrs.edu.br/viamao/observaviamao/notas-tecnicas/)

Essa interação com a comunidade, considerando suas necessidades e processos de desenvolvimento, está alinhada com a missão institucional do IFRS, que é fornecer educação profissional e tecnológica, integrando ensino, pesquisa e extensão, e promover o desenvolvimento local por meio do fortalecimento de arranjos produtivos, sociais e culturais, conforme estabelecido em sua Lei de criação (11.892/2008).

Dessa forma, o ObservaViamão não apenas se propõe a ser uma fonte de consulta, mas também uma maneira de estimular o ensino, a busca, a construção e a divulgação de novas informações, conhecimentos e aprendizados, se constituindo em um espaço de interação com a comunidade para construir um território melhor para se viver.

Seja bem-vindo/a!

Coordenação
Prof. Sérgio Kapron

Estudantes Bolsistas 2023
Caio Padilha
Laura da Luz
Luísa Souza

 

CONTATO:

E-mail: [email protected] (este e-mail também pode ser utilizado para submissões de Notas Técnicas)

 

 

 

 

 

Última atualização em 01/04/2024

Fim do conteúdo