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2022


Marketing Pessoal: Um Diferencial Competitivo na Empregabilidade em Tempos Atuais
Coordenação:Daniela Rodrigues Cunha Retamal

Este curso intitulado “Marketing Pessoal: Um Diferencial Competitivo na Empregabilidade em Tempos Atuais”, é destinado aos discentes de Graduação do Instituto Federal de Viamão e a comunidade externa. De um total de 20 vagas, com inscrições prévias realizadas via formulário Google Forms, sendo 15 vagas destinadas aos discentes do Instituto e 5 vagas destinadas a comunidade externa, sendo ofertado no primeiro semestre de 2022 e replicado no segundo semestre de 2022. Este curso possibilitará aos participantes conhecer e refletir sobre a importância da utilização da ferramenta de marketing pessoal, como sendo um diferencial aos profissionais que almejam use destacar no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Neste sentido, tem como objetivo principal “Evidenciar a importância e a aplicabilidade das técnicas de marketing pessoal no aprimoramento da carreira profissional, visando a empregabilidade em tempos atuais”. Para tanto, conhecer os elementos fundamentais do marketing pessoal; entender o cenário do mercado de trabalho e empregabilidade na atualidade; refletir sobre as habilidades e competências para alavancar o sucesso profissional e pessoal e, se destacar no mercado de trabalho e; conhecer a estrutura de um currículo e de uma carta de apresentação, são fundamentais

Informática Básica
coordenação: Carlos Mário Dal Col Zeve

O curso sobre Informática Básica prepara os participantes para a utilização de recursos tecnológicos que poderão qualificá-lo tanto para as atividades de educacionais quanto para as atividades profissionais. Da mesma forma que o qualifica prepara o indivíduo para diferentes necessidades do seu dia a dia, nos diferentes contextos onde atua. Por fim, o curso será composto por atividades que tem o propósito de familiarizar e despertar o indivíduo para o mundo digital por meio conhecimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s).

Construindo minha história: Técnicas, Ferramentas e Lições para o desenvolvimento de hábitos empreendedores
coordenação: Alexandre Borba da Silveira

Não é necessário nascer com um talento específico para se tornar um empreendedor. Todos nós temos esse potencial, ele apenas necessita ser estimulado e exercitado para se materializar e produzir efeitos locais, regionais e nacionais. Neste sentido, a família, mas que a escola é a fonte primordial de incentivo ao empreendedorismo. Desta forma, este curso propõe apresentar lições, técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de hábitos e atitudes empreendedoras para as famílias, jovens e pequenos empreendedores locais nas cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Porto Alegre e Viamão. Ao longo da jornada do curso serão apresentados conceitos, teorias, técnicas, ferramentas e meios que apoiam buscas por objetivos pessoais as exigências da sociedade, do mercado, da economia para o desenvolvimento de um projeto de vida ou de um negócio. Os temas serão priorizados e sistematizados com discussões dialogadas e 7 palestras com professores e empreendedores externos repassando suas experiências e cases para com os estudantes, comunidade local e pequenos empreendedores participantes do curso. O curso pretende disponibilizar à comunidade um canal de informação e estímulo a novos estudos, ações e empreendimentos para o desenvolvimento local e regional.

Cineclube Juventudes em Debate
coordenação: Bruno Dorneles da Silva

O cineclube se caracteriza como um espaço de convivência e debate, organizado com o intuito de: a) promover sessões mensais de filmes de fora do circuito comercial, selecionados a partir do destaque de suas contribuições artísticas à linguagem cinematográfica e como objeto a partir do qual podemos representar e pensar nossas culturas; b) dedicar tempo de diálogo no coletivo, a fim de ponderar sobre escolhas estéticas e dos temas e debates possíveis de desdobramento do que que foi assistido. As sessões serão mediadas pela coordenação do projeto de extensão e contarão – sempre que possível – com convidados que possam somar ao debate. Os encontros acontecerão mensalmente, tendo entre 2h30m até 3h de duração, abertos à toda comunidade do IFRS. Os estudantes inscritos receberão certificação se participarem de 75% das sessões e entregarem um texto de gênero crítico de algum material audiovisual de sua escolha.

Segurança Alimentar em Comunidades Indígenas Mbyá-Guarani de Viamão-RS – Ano 5 (2022)
coordenação: Claudio Fioreze

Este projeto tem continuidade há 5 anos e é vital às comunidades Mbya Guarani de Viamão, que possuem 116 famílias em 4 aldeias:Tekoá Jata’yti – Cantagalo, Pindó Mirim – Itapuã, Nhundy- Estiva e Hovy – Aldeia Nova. A média de área de cultivo por família é de apenas 0,12 ha; a renda provém basicamente do artesanato e políticas sociais. Nas três aldeias principais, há unidade de saúde e escola estadual. Cultivam alimentos tradicionais, como milho, feijão, batata doce, aipim, amendoim, abóboras e um pouco de frutíferas e aves. A dieta, porém, é pobre em qualidade e quantidade. Desde 2016, se começou a produzir hortaliças com assistência da Emater, para subsistência, alimentação escolar (PNAE) e alguma renda suplementar. Porém, a comunidade demanda sempre melhorias do solo, seja em preparo seja em correção da acidez e fertilização orgânica, para ampliar a qualidade da produção para sua dieta como para alimentação escolar local. Também sempre se quer incrementar a mata nativa via sistemas agroflorestais, enriquecendo a mata com espécies como a erva-mate (para consumo próprio) e taquara (para o artesanato), entre outras espécies nativas e frutíferas comerciais. A produção agroflorestal se apresenta como uma alternativa sustentável, em especial num contexto de fragilidade nutricional e de poucos recursos para investimento e custeio da produção. Os recursos são muito importantes, apesar de escassos, ainda mais neste contexto de ataques e supressões de políticas públicas, para viabilizar serviços de preparo do solo, aquisição de sementes e mudas, alimentos, enfim, para amenizar a situação de insegurança alimentar.

III CURSO DE EXTENSÃO EM AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA DE ALIMENTOS (CICLO BÁSICO – 120H)
coordenação: Claudio Fioreze

O Curso de Formação Continuada em Agroecologia e Produção Orgânica de Alimentos será na modalidade Formação Continuada com dois cursos registrados separadamente no SIGPROJ: o Curso Básico (composto pelos módulos 1, 2 e 3), com 120h, mais o Curso Avançado (composto pelos módulos 3 e 4), com 60h. A exigência mínima será de 75% de frequência em cada curso. O curso será na modalidade presencial, destinado a profissionais, estudantes e/ou trabalhadores com preferência aos docentes da ETA, da Escola Canadá e da Rede Municipal e Estadual de Ensino de Viamão envolvidos no Projeto Hortas Escolares Agroecológicas do EcoViamão, para os quais, além do valor em si desta capacitação, a certificação poderá contar para suas progressões profissionais. As demais vagas serão abertas aos demais interessados, dando preferência a agricultores do Assentamento Filhos de Sepé (ligados à AAFISE e à COOPERAV), Aldeias Indígenas, Povos Quilombolas e alunos do IFRS Cursos do Eixo Curricular de Meio Ambiente, da ETA (Agrícola e Zootécnico), todos estes de Viamão. As aulas teóricas serão presenciais, em média 1 vez por semana, e as aulas práticas serão negociadas com os alunos, mas deverão ocorrer aos sábados. O número de vagas do curso será de 40 e a escolaridade mínima será o Ensino Fundamental. O egresso atuará em processos sociais (educação, extensão, pesquisa) e produtivos (produção, processamento e distribuição de produtos da atividade agropecuária e extrativista), desenvolvendo ações integradas tendo como referência os ideais da sustentabilidade, os princípios e métodos da ciência da agroecologia e as normas da produção orgânica.

Memorial da ASP
coordenação: Karla dos Santos Guterres Alves

Este projeto tem como objetivo promover pesquisas sobre os clubes sociais negros, tendo como objeto específico a Associação Satélite Prontidão (ASP). Este clube centenário funciona desde 1902 e promove ações de cultura, lazer, assistência social, saúde e educação para a população negra de Porto Alegre e região metropolitana (inclusive da cidade de Viamão, que não tem clube social negro). O projeto tem como premissa a pesquisa para o resgate historiográfico tanto da trajetória do clube, quanto das memórias de homens e mulheres negras que contribuíram para a constituição de sua história. Por meio de coleta documental, revisão bibliográfica, entrevistas, rodas de memórias e e outros, o projeto se propõe a reconstituir, dando visibilidade a história e compartilhando-a por meio de um memorial de acesso público. O memorial da Associação Satélite Prontidão será o meio de popularizar informações a respeito de sua importância e contribuição para a melhoria da qualidade de vida e saúde, escolarização, cidadania, elevação de autoestima e bem estar social da população negra, além de promover a extensão acadêmica.

No trânsito entre mundos: fomento às ações das comunidades quilombolas na cidade de Viamão
coordenação: Milena Silvester Quadros

Este projeto visa promover diferentes vias de ações em Comunidades reconhecidas e certificadas pela Fundação Cultural Palmares como remanescentes de quilombo. Partindo de um olhar sensível de modo a considerar as necessidades e as exigências destas famílias que vivem em situação de pobreza e vulnerabilidade social, intenciona-se promover atividades que permitam a troca de saberes e experiências entre o Instituto Federal e estas Comunidades. Planeja-se a realização de oficinas para a troca de saberes sobre receituários caseiros para uso em plantas alimentícias e medicinais, produção de mudas, manejo do solo e compostagem, agroecologia, cinema e produção de cerveja artesanal. As oficinas serão realizadas de trocas entre conhecimentos acadêmicos e saberes locais das comunidades. Deste ponto de vista, considera-se a cosmologia quilombola no que diz respeito as suas manifestações culturais, políticas, religiosas e sociais. Aproximar estes saberes, por meio de diferentes ações, visa, igualmente, criar dispositivos para que os jovens que integram estas comunidades sejam estimulados a participar dos sistemas de ingresso específicos disponíveis pelo IFRS para as populações afrodescendentes.

GeoViamão – Repositório de Dados Geoespaciais de Viamão
coordenação: José Nunes de Aquino

O município de Viamão desempenha uma função estratégica na Região Metropolitana de Porto Alegre, deixando cada vez mais de ser apenas uma cidade dormitório e se transformando em um hotspot para o desenvolvimento industrial, de produção agrícola e de energia eólica, além de suas belezas naturais. A chegada dessas novas possibilidades ao município de Viamão, enseja a necessidade de conhecer seu próprio território, para melhor administra-lo. Esta é a peça fundamental para o desenvolvimento de ações de gestão e de políticas públicas para a organização do espaço geográfico de um município. Diante disso, o presente projeto de extensão propõe a construção de um banco de dados geográficos para o município de Viamão, com informações geoespacializadas que permitirão construir mapas temáticos para os meios físico, biótico e antrópico. O banco de dados será construído a partir de dados secundários produzidos por agências governamentais, projetos de organizações governamentais, assim como dados primários produzidos pelos pesquisadores no âmbito do projeto. Espera-se que os resultados desse projeto possam proporcionar, tanto a nível local, na comunidade escolar, como à nível municipal, uma nova fonte de informações, verificada e atualizada, sobre o município de Viamão.

Formação em gestão coletiva de horta comunitária para geração de renda, segurança alimentar e emancipação de mulheres em territórios da periferia do município de Viamão
coordenação: Milena Silvester Quadros

A proposta visa promover a formação em gestão coletiva de horta comunitária para geração de renda e segurança alimentar articulada com o aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, em bairros periféricos dos municípios de Viamão, Alvorada e Porto Alegre. Visando estimular a inclusão educacional, produtiva e cidadã de mulheres, o projeto pretende. O projeto propõe integrar a formação básica escolar com um itinerário formativo promotor de geração de renda e de fortalecimento da cidadania. Para a elevação da escolaridade, utilizaremos as redes interinstitucionais que englobam os IFs e as secretarias de educação estadual e municipal para a inclusão das mulheres aos níveis de escolarização adequado. Nos casos do ensino fundamental, as estudantes são encaminhadas para os programas de EJA das redes municipais e estaduais, no caso do ensino médio as mulheres são encaminhadas para os programas de EJA dos próprios Institutos Federais (PROEJA), quando houver. Os cursos de capacitação serão oferecidos e certificados pelo IFRS.

IFRS Contribui – Campus Viamão
coordenação: Nilo Barcelos Alves

A proposta visa seguir assessorando a gestão de organizações, contribuindo para o aprimoramento dos arranjos produtivos locais. Em 2020/2021 foram recebidas mais de 60 demandas de empreendimentos de Viamão e de outros municípios onde o IFRS está presente. Atualmente, verifica-se que existem organizações oriundas da cidade que não possuem recursos financeiros para buscar auxílio em sua gestão. Portanto, o projeto visa alinhar o conhecimento do IF com essa necessidade local. Dessa forma, buscaremos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, ética e democrática. O presente projeto visa prestar assessoria organizacional a partir de equipes multidisciplinares que desenvolverão propostas para a interação entre a sociedade e os campi do IFRS. O Campus Viamão, bem como outros campi do IFRS que atuam em conjunto, possuem no eixo de Gestão e Negócios profissionais capacitados nas distintas áreas da Administração, tais como: Gestão de Pessoas, Marketing, Finanças, Cooperativismo, Operações e Serviços que podem atuar em sinergia para prestar assessoria na área de gestão e com isso colaborar para o desenvolvimento sócio econômico das comunidades.

Matemática – a ciência de padrões
coordenação: Mercedes Matte da Silva

Os órgãos como Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) que avaliam a qualidade, a equidade e a eficiência da educação básica brasileira tem apresentado nos últimos anos dados bastante preocupantes em relação à Matemática, o que com a pandemia se agravou ainda mais. Chegam a colocar que 95% dos estudantes que terminam a escola pública não apresentam o conhecimento esperado em Matemática. É preciso então um olhar sob perspectiva da qualificação dos professores(as) alinhadas às políticas que envolvem a Ciência, a Tecnologia e a Inovação, para que, em consonância com a demanda e indicadores sejam realizadas ações de qualificação do estudo das áreas de ciências exatas junto à professores do ensino básico (fundamental I), estudantes de Pedagogia e estudantes voluntários do IFRS Viamão. Nesse contexto o projeto pretende desenvolver ações (oficinas) que abordam conceitos de Matemática, utilizando diferentes ferramentas, como jogos lúdicos, jogos digitais e materiais instrucionais, para que, de forma contextualizada e a partir de situações-problemas da realidade, contribuam na melhoria do ensino e da aprendizagem da Matemática. Explorando a ideia que a Matemática é uma ciência de padrões, ou seja, na Matemática se busca padrões, regularidades, algo que se repete de uma mesma forma, o que permite generalizações. As oficinas ocorrerão nas dependências do IFRS Campus Viamão. Todas as atividades oferecidas buscam impactar na formação dos estudantes indiretamente envolvidos dentro do seu contexto bem como do seu futuro profissional.

Programa ObservaViamão – Observatório do Desenvolvimento Territorial e Viamão e Entorno
coordenação: Sergio kapron

O ObservaViamão – Observatório do Desenvolvimento Territorial e Viamão e Entorno está se constituindo como um Programa que se pretende permanente e agregador de ações e projetos. Esta ação visa sua manutenção, planejamento, produção de conteúdos e articulação com outros projetos, dedicando, basicamente, horas de trabalho. O ObservaViamão teve suas primeiras ações em 2019, por demanda da comunidade. Vem, a cada ano, experimentando e avançando em ações. Está apresentado em um site, ligado ao campus Viamão do IFRS, através do qual disponibiliza dados e publicações sobre o território local. Objetiva atender a comunidade interna e externa do IFRS em dois vetores: a) disponibilizar dados, informações, estudos e publicações sobre o território local; b) Estimular novas produções e informações, para subsidiar o melhor entendimento da dinâmica territorial e subsidiar ações e iniciativas para potencializar o desenvolvimento local. Seu projeto estruturador (projeto vinculado a esta ação Programa) está sendo realizado através da Produção de Notas Técnicas (NTs), agora entrando na fase de receber e publicar NTs da comunidade, com a ação de um comitê editor. Outra ação vinculada (Projeto Indissociável), para 2022, avança na parceria com uma escola estadual para identificar potenciais de economia solidária na comunidade. Verificam-se outros potenciais de publicação a partir de estudos e projetos já realizados no IFRS, bem como sua utilização como material didático para atividades de Ensino.

ObservaViamão Publicação de Notas Técnicas 2022
coordenador: Sergio Kapron

O Programa Observatório do Desenvolvimento Territorial de Viamão e entorno – ObservaViamão – está sendo constituído como um espaço agregador e difusor das informações, dados, produções e saberes gerados no âmbito do IFRS e das demais organizações locais sobre o território viamonense. Este Projeto “Publicação de Notas Técnicas – NTs” objetiva ampliar produções que versem sobre o território local, estimulando, acolhendo e publicizando trabalhos de outros projetos, estudos e iniciativas além das do próprio ObservaViamão. Seu foco está na abertura, divulgação e gestão do processo de recebimento, avaliação, publicação e divulgação de NTs. Também, manter o funcionamento do Comitê Editorial e a atualização de normas e procedimentos para as NTs. Em sua divulgação, busca estimular estudantes, docentes e comunidades em geral a produzirem, a partir de suas pesquisas, estudos e projetos, NTs para serem publicadas. Além de publicizar e disseminar, objetiva-se estimular novas produções e seu uso em processos de aprendizagem e em projetos para a melhorias das condições de vida local.

Oficinas de História e Memória Negra – 120 anos da ASP
Coordenador: Karla dos Santos Guterres Alves

As Oficinas de História e Memória Negra apresentam um itinerário de estudos com o objetivo central de desenvolver, entre os oficineiros, um conhecimento próprio e autônomo a respeito da memória, da história e da historicidade afro-diaspórica em uma perspectiva relacional. As oficinas visam montar uma equipe de discussões e atividades que se estendam ao longo de quatro meses, com dois encontros mensais. As pessoas participantes dessas oficinas podem construir conjuntamente um repertório hermenêutico a respeito da Memória e da História Negra a ser, posteriormente, trabalhado nas instâncias da constituição do Memorial ASP, parte da Associação Satélite Prontidão.

Resgate, prática e legado da memória ancestral lúdica dos mais velhos em uma comunidade indígena Guarani Mbyá de Viamão, Rio Grande do Sul
coordenador: Para Retê Sanches Benites da Silva

Objetiva-se desenvolver atividades visando o registro e a prática de jogos, brinquedos e brincadeiras vivenciados por indígenas mais velhos, da comunidade Guarani-Mbyá do Cantagalo, em suas infâncias e adolescências por meio de resgate das suas memórias ancestrais. A demanda surgiu a partir da coordenadora do projeto, que pertence à essa comunidade e é aluna do Campus Viamão. O público-alvo prioritário é dividido em dois estratos: os mais velhos, que contarão suas memórias e os mais jovens, que irão vivenciá-las. O projeto será desenvolvido entre julho e dezembro de 2022 e envolverá três etapas: resgate, prática e legado. Todas as etapas serão registradas em vídeo e serão editadas para gerar, ao final, um documentário. O resgate envolverá entrevistas abertas com os indígenas mais velhos, com a coordenadora atuando como intérprete já que tem fluência na língua guarani. Na fase da prática, as atividades lúdicas que foram narradas na fase de resgate serão aplicadas aos jovens na forma de oficinas de atividades lúdicas. Na fase de legado será produzido um vídeo documentário. Espera-se, ao final do projeto, resgatar jogos, brinquedos e brincadeiras praticados pelos indígenas mais velhos em suas infâncias; proporcionar a prática desses jogos, brinquedos e brincadeiras pelos mais jovens da comunidade e registrar as atividades resgatadas, na forma de um vídeo documentário, com a intenção de legá-las à atual e às futuras gerações.

Viamão com Ciência: Introdução à Pesquisa Científica II
coordenador: Carolina Bender Machado

O projeto “Viamão com Ciência: introdução à pesquisa científica” dá continuidade ao projeto de mesmo nome submetido no edital Nº 59/2021, que visa construir e fortalecer o vínculo entre o conhecimento acadêmico e científico, sua produção e a comunidade geral de Viamão-RS. Para isso, pretendemos realizar uma oficina para a introdução da comunidade geral da cidade no tópico da pesquisa científica, aproximando a comunidade externa à educação pública, gratuita e de qualidade do IFRS. Para perpetuar esse vínculo, buscamos produzir um e-book para introduzir de forma acessível ao público de nível médio os conceitos da pesquisa científica. Tais objetivos surgem da necessidade percebida da inclusão da comunidade externa à oportunidades de introduzir-se a pesquisa científica, como a interna possui por meio de bolsas e Projetos Integradores. A pesquisa pode ser uma forma de aprimorar as relações de ensino e aprendizagem, sendo importante para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico. Buscamos introduzir a comunidade de nível médio no tema por meio da replicação da oficina de introdução à pesquisa científica após as adequações sugeridas pelos participantes anteriores. A partir da avaliação da oficina, construiremos um e-book, livro digital, introdutório ao tema com linguagem acessível, ferramentas de ensino e aprendizagem visuais e de livre acesso. O fato de a primeira versão da oficina ter sido bem avaliada pelos participantes, com uma nota de 9,7/10 nos indica não apenas o contentamento, mas também o interesse da comunidade no tema, o que nos instigou a dar continuidade na ação de extensão, aprimorando-a.

Oficina de introdução a prática musical no violão
coordenador: Lucas Paulo Magalhães dos Santos

Em 2019, o publico interno e externo do campus Viamão apresentou uma grande demanda por projetos que realizassem a introdução a pratica de instrumentos musicais. O presente projeto, que inicialmente deveria ser submetido no ano de 2020, impossibilitado pela pandemia da Covid-19, objetiva atender esta antiga e ainda presente demanda dos públicos ligados ao campus Viamão A oficina de introdução a pratica musical visa, através do ensino das noções básicas (teóricas e praticas) capacitar os participantes para se tornarem autodidata para a pratica do instrumento e assim, caso desejem, dar seguimento por conta própria seu processo de aprendizagem do instrumento ao fim da ação. Através da aprendizagem do violão, esperamos incentivar e ajudar cada vez mais os participantes a trabalhar e aprimorar suas capacidades de comunicação e expressão.

Meu Campus
coordenador: Gustavo Ribeiro da Luz

O projeto de extensão ‘ Meu campus !’ do IFRS – Campus Viamão promove e divulga o campus junto à comunidade externa, com foco especial em ONGS, e escolas com nono ano na cidade de Viamão, tendo em vista que a instituição oferece a modalidade de cursos técnicos integrados ao ensino médio na área do meio ambiente e administração, algo que pode mudar a vida das pessoas principalmente quando falamos das comunidades mais carentes. O maior desafio é a divulgação do espaço entre as comunidades carentes que compõem o vasto território de Viamão que tem por características contingentes urbanos e rurais espalhados por grandes distâncias que acabam propiciando aos moradores a cultura do bairrismo e mostrar a essas pessoas que para ter oportunidades não é necessário ir até Porto Alegre. A equipe do projeto propõe ações para efetivar e divulgar os eventos realizados no campus e aumentar a visibilidade do mesmo. Através desses encontros, vamos fazer dinâmicas apresentando os cursos do Campus. Como material de apoio, utilizamos todo o material disponibilizado pelo instituto Federal no período dos processos seletivos, panfletos explicativos e cartazes para distribuição durante as visitas. Nessas visitas, além de convidar os alunos a fazerem parte do processo seletivo para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e mostrar como isso será vantajoso para essas pessoas , também será feito um convite para a comunidade local com intenção de fazerem visitas agendadas para conhecer o campus e para os eventos executados pelo mesmo.

Identificação da destinação ambiental adequada segundo o conceito da Economia Circular para os bens inservíveis do departamento autônomo de estradas de rodagem – DAER/RS
coordenação: Patrícia Karina Ferraz da Rosa

Busca apoiar a implementação do gerenciamento de resíduos e bens inservíveis, buscando identificar ações com a correta destinação de resíduos e rejeitos, bem como de veículos, maquinários e equipamentos em desuso ao longo dos anos, por obsolescência gerados, considerando a Lei Nº 12305 de 2010, que estabeleceu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e sua regulamentação pelo Decreto Federal nº 10.936/2022. Produzirá dados institucionais dos bens inservíveis com as bases do conhecimento técnico do gerenciamento de resíduos, gerando informações sobre uma destinação ambientalmente correta, baseada nos 10Rs da economia circular. Estas alternativas passam pela reutilização, reuso, reciclagem, repensar, reparar, reduzir, recusar, remanufaturar, restaurar aplicadas a todos os resíduos e resíduos (bens inservíveis) identificados na planta do DAER. Servirá de modelo para repensar a forma convencional de tratamento dado aos produtos consumidos pela administração pública, desde a compra até o descarte final de insumos usados nas atividades fim do DAER, na construção, conservação, manutenção, operação, fiscalização de rodovias e úteis para um redesenho das ações administrativas. A destinação incluirá alternativas como a possibilidade de geração de renda e receitas sociais, por legado, com aproveitamento dos conhecimentos históricos adquiridos; da mão-de-obra e colaboração dos associados da ACRRDAER/RS, possibilitando identificar também bens para a criação, implantação e consolidação do Museu Rodoviário, para propagar desta forma as informações culturais e técnicas que deram origem às tecnologias do âmbito rodoviário e de engenharia hoje utilizadas.

PARCERIA ENTRE O IFRS/CÂMPUS VIAMÃO E O INSTITUTO CAMINHO DO MEIO PARA ESTRUTURAÇÃO DE UNIDADE DE REFERÊNCIA, VIVÊNCIA E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS COM FOCO EM AGRICULTURA SINTRÓPICA EM VIAMÃO/RS
coordenaor: Neilo MÁrcio da Silva Vaz

O presente projeto tem por objetivo firmar a parceria entre o campus Viamão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e a organização não-governamental Instituto Caminho do Meio, através da estruturação de uma unidade de referência, vivência e desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, com foco na agricultura sintrópica, que utilizará o espaço da horta agroflorestal do Instituto Caminho do Meio, que ao longo de  anos vem desenvolvendo inúmeras atividades no campo da educação ambiental, da capacitação de agricultores e comunidades tradicionais de Viamão, tendo como foco práticas agrícolas baseadas na agricultura sintrópica. O projeto visa utilizar a horta existente como laboratório vivo para desenvolver atividades que interacionam o ensino, a pesquisa e a extensão, propiciando a investigação científica, a produção de inovação social e a transferência de tecnologia social dentro de um ambiente de vivências socioambientais significativas. A primeira etapa do projeto é constituída da elaboração de um planejamento estratégico, que a partir de metodologias ativas, busca a elaboração de um plano de ação no contexto da parceria. Esta etapa será fundamental para a produção da sensibilização dos sujeitos atuantes, construção de cenários futuros de ação, articulação dos conhecimentos necessários à elaboração das oficinas, planejamento das práticas, dos insumos e equipamentos empregados. Na segunda etapa, dá-se o desenvolvimento de um conjunto de oficinas que estabelecem um ambiente de ensino e aprendizagem ativo, contextualizado, integrado e significativo para os sujeitos envolvidos.

AGROECOLOGIA E TRANSFORMAÇÃO TERRITORIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE – AUXILIAR DE AGROECOLOGIA
Coordenador: Vanderlei Franck Thies

O curso de formação inicial denominado ‘Agroecologia e transformação territorial na Região Metropolitana de Porto Alegre – Auxiliar de Agroecologia’ decorre dos diálogos estabelecidos com a comunidade, em que destaca-se a necessidade do estímulo e fortalecimento dos processos de transição agroecológicos, como importante contribuição do IFRS ao desenvolvimento territorial. O objetivo da iniciativa é capacitar lideranças regionais, fortalecendo o senso crítico e habilidades para contribuir no desenvolvimento de sistemas agroecológicos, visando a atuação em territórios urbanos e rurais da região metropolitana de Porto Alegre e impactando positivamente as comunidades relacionadas. Busca-se capacitar pessoas com perfil de engajamento em ações transformadoras no território e com potencial para atuar em processos sociais de desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis na região metropolitana de Porto Alegre e seu entorno. A iniciativa decorre da articulação das unidades de Viamão, Alvorada, Restinga e Canoas, que têm construído de modo combinado diversas ações regionais do IFRS relacionadas à agroecologia. Além disso, a presente proposta está embasada em pesquisa pública para levantamento de demandas, realizada junto à comunidade, onde foram identificados diversos elementos que contribuíram para definir o formato e os conteúdos propostos no presente projeto.

IV Semana Acadêmica do Eixo Gestão e Negócios
coordenação: Priscila Silva Esteve

O presente evento foi idealizado pela turma de Processos Gerenciais – 3º semestre, do IFRS – Campus Viamão, buscando trazer informações e ideias para a instituição a respeito da gestão de modelo de negócios, empreendedorismo e comércio eletrônico que tenham elementos fundamentais para quem busca empreender e/ou gerir uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. O evento busca tornar práticas questões vividas em salas de aula, trazendo exemplos reais de empreendedores que, com o passar dos anos, se destacaram pela sua qualificação, por suas técnicas e também por seu conhecimento de mercado. Mais importante do que estudar, é viver o que foi estudado, expandir os conhecimentos e aplicá-los na prática.

Metodologias alternativas para o ensino de matemática na educação básica
coordenação: Luciano Sant´ana Agne

Esta proposta trata-se de um projeto que reúne professores(as) de matemática das redes municipais de ensino da região metropolitana de Porto Alegre e professores da rede estadual de ensino. O projeto tem como principais objetivos o estudo, a pesquisa e a construção de propostas inovadoras e alternativas para o ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. A metodologia de trabalho propõe dez encontros de 4 horas para a realização de seminários, pesquisa em grupo, estudos de experiências bem sucedidas e elaboração de propostas didáticas inovadoras. As propostas didáticas que serão construídas no projeto devem ser aplicadas nas respectivas aulas dos professores participantes do projeto. Como resultados espera-se que os professores participantes do projeto construam propostas inovadores de ensino e aperfeiçoem suas práticas pedagógicas com a intenção de provocar maior aprendizagem em seus alunos.

Apoio à tomada de decisão com análises multicritério
Coordenação: Tiago Balieiro Cetrulo

Os métodos de apoio à tomada de decisão multicritério (MCDA) apresentam ferramentas para auxiliar o tomador de decisão (privado ou público) na escolha, classificação ou ordenação de alternativas (que podem ser projetos, empreendimentos, escolhas, indicadores etc…). Esses métodos contribuem para auxiliar a tomada de decisão, quando vários critérios devem ser contabilizados ao mesmo tempo. Esse curso irá trabalhar três métodos de MCDA: AHP (Analytic Hierarchy Process): Analisa alternativas de forma comparativa. A modelagem será no software Excel ou similiar. Método híbrido entre AHP e TOPSIS (Thecnique for Order Preferences by Similarity to Ideal Solution), utiliza o AHP pára gerar pesos e analisa as alternativas utilizando uma solução ideal positiva e uma solução ideal negativa (soluções virtuais). A modelagem será no software Excel ou similiar. Electre III (Elimination et Choix Traduisant la Realité). O Electre III é um dos modelos mais avançados de métodos MCDA. Os pesos para cada critério serão definidos com o procedimento de Simo’s e as comparações realizada a partir da definição dos preference, indifference e veto thresholds. A modelagem será no software Diviz®. O curso terá 20 horas e será trabalhado de forma prática: aplicação em estudo de caso nas áreas de adminsitração e meio ambiente.

Itinerário Formativo em Pedagogia da Alternância
Coordenador: Vanderlei Franck Thies

A pedagogia da alternância apresenta expressiva presença em espaços educativos vinculados a organizações não governamentais e movimentos sociais que trabalham processos educativos alinhados com a agroecologia. Na rede federal de educação a pedagogia da alternância não apresenta grande expressividade, todavia existem relevantes experiências em curso em algumas sedes de Institutos Federais. A presente iniciativa tem os seguintes objetivos: conhecer o histórico da pedagogia da alternância, desde suas origens até a chegada e evolução no Brasil; estudar os princípios e fundamentos teóricos que sustentam as práticas da pedagogia da alternância; conhecer diferentes experiência de educação formal que adotam a pedagogia da alternância, contemplando organizações populares e instituições públicas. Com essa iniciativa, pretende-se capacitar os docentes envolvidos na execução do curso de pós graduação lato sensu em agroecologia, desenvolvido em parceria entre os campus do IFRS de Viamão, Alvorada, Restinga e Canoas, que possui a alternância em seu projeto pedagógico. Além disso, também pretende constituir-se como espaço de troca de saberes e experiências entre educadores de diferentes espaços educativos, sejam eles públicos, privados, formais ou informais.

Seminário de Apresentação dos Projetos de TCC à Comunidade
Coordenador: Rafael Alfonso Brinkhues

Trata-se de ação de curriculirização da extensão que se caracteriza como um Seminário de Apresentação dos Projetos de Trabalho de Conclusão do Curso para a comunidade. Os discentes da disciplina vêm desenvolvendo seus projetos baseados em temas de pesquisa, mas a definição do contexto de aplicação deve ficar para o semestre final do TCC. Assim, a apresentação dos seus projetos para a comunidade pode conectar os interesses de pesquisa dos estudantes com demandas de entidades que podem vir a se interessar.

Última atualização em 01/06/2023

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