Início do conteúdo

Estudantes


Calendário

 

Acesse o Moodle

Materiais de Apoio

Guia para Estudantes

Manual do Moodle para Alunos
Material produzido pela CEaD / IFRS

Moodle para Alunos
Curso promovido pela UFRGS

 

Auxílio Inclusão Digital

 

Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) do IFRS – Campus Viamão iniciaram dia 15 de setembro

 

O Campus Viamão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) iniciou, no dia 15 de setembro de 2020, a realização das Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs). Elas estão sendo ofertadas durante o período de pandemia de Covid-19 de forma optativa aos estudantes dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação dos 17 campi que se inscreveram para participar.

As APNPs são equivalentes a componentes curriculares (disciplinas) e poderão ser computadas na carga horária dos cursos (ou seja, os estudantes que concluírem com êxito poderão aproveitar esses componentes, integralizando-os em seus históricos). No entanto, o calendário acadêmico permanece suspenso. É como se o semestre 2020/1 tivesse sido “congelado” em março. Quando o IFRS considerar que há condições de retornar presencialmente de forma segura, todas as atividades serão retomadas de onde pararam.

Por isso, aqueles que não conseguirem acompanhar as APNPs têm garantido o direito à matrícula em todos os componentes que estavam matriculados no semestre 2020/1. Isso quer dizer que as matrículas seguem vigentes, apenas o calendário está suspenso.

 

Para esclarecer dúvidas

Se o estudante ou responsável pelo estudante tiver dúvidas, pode entrar em contato com o setor de Ensino: [email protected].

———–

Sobre as Atividades Pedagógicas Não Presenciais no IFRS

Devido ao contexto de pandemia de Covid-19, o IFRS suspendeu as atividades presenciais em março de 2020. Como a situação de risco à saúde e contágio do novo coronavírus se manteve por vários meses, a Instituição decidiu pela oferta de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) optativas aos estudantes do Ensino Médio, da graduação e da pós-graduação.

A retomada das atividades presenciais depende de um cenário de maior segurança para estudantes e servidores. O IFRS realiza um acompanhamento dos dados sobre a evolução da pandemia de Covid-19 no Estado e das orientações dos órgãos de saúde. Também elaborou um Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19.

Sobre o regulamento das atividades não presenciais

O regulamento das atividades acadêmicas não presenciais a serem ofertadas durante a pandemia de Covid-19 foi estruturado tendo como base sugestões enviadas pelos campi do IFRS, após consulta às comunidades acadêmicas. A proposta compilada foi analisada pelo Conselho Superior da instituição (confira IFRS vai ofertar atividades pedagógicas não presenciais).

 

Atendimento durante o período de isolamento social

O atendimento de todos os setores do Campus Viamão durante o período de isolamento social está sendo feito por e-mail.

Confira os contatos dos servidores

 

 

Última atualização em 21/12/2020

Fim do conteúdo