Política de Comunicação

Política de Comunicação do IFRS reúne valores, objetivos e diretrizes para o relacionamento da instituição com os seus públicos estratégicos. Esse conjunto pode e deve ser utilizado por qualquer pessoa que tenha alguma relação com o IFRS: técnicos administrativos e docentes de todas as áreas, estudantes, estagiários, bolsistas e pessoas da comunidade. Por isso, a frase “Comunicação no IFRS – um compromisso de todos” foi escolhida como slogan para a Política.

Entre os objetivos desse documento está uma relação mais transparente, profissional e cordial com todos os públicos do IFRS, permitindo posturas comuns entre todas as unidades e os setores, o que contribuirá para a consolidação da imagem e da reputação da instituição.

Construção

A Política de Comunicação do IFRS foi elaborada a partir de um processo democrático, permitindo que a comunidade acompanhasse o desenvolvimento e participasse de cada uma das etapas. A partir de reuniões do Grupo de Trabalho (GT) da Política de Comunicação com o consultor externo Wilson da Costa Bueno e com a participação de servidores de outros setores – conforme os temas da Política em pauta -, foram definidos os princípios e as diretrizes que norteiam o documento. Essas definições foram compartilhadas com a comunidade e todos foram convidados a contribuir. Após quase dois anos de  intenso trabalho coletivo, a aprovação do documento ocorreu em reunião do Conselho Superior (Consup) da Instituição em 18 de agosto de 2015.

Consulte aqui a Política de Comunicação do IFRS

Plano de Ação
Com base nas diretrizes da Política de Comunicação, comunicadores do IFRS refletiram e propuseram ações para o aprimoramento da comunicação na instituição. Esse trabalho foi realizado durante o 1º Workshop da Política de Comunicação, em julho de 2016. As sugestões deram origem ao Plano de Ação para a implementação da Política de Comunicação institucional.
Posteriormente, os temas do Plano foram priorizados, com a aplicação da matriz GUT (Gravidade-Urgência-Tendência), e estão sendo implantados por fases. A primeira fase compreende o período de 2017 a 2019 e contempla ações sobre os temas: Mídias sociais e canais de comunicação associados ao IFRS; Comunicação em situações de crise; Campanhas de Ingresso do IFRS; e Preservação da memória.

Política de Comunicação do Conif

Apesar de ter sido construída anteriormente, a Política de Comunicação do IFRS está em conformidade com a Política de Comunicação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a qual foi aprovada em outubro de 2017.

Última atualização em 16/12/2019