Início do conteúdo

Yoga no Campus: Projeto abre inscrições para as práticas de yoga


Estão abertas as inscrições para as práticas de yoga do projeto Yoga no Campus! Saúde, Inclusão e Vivências.  As práticas deste ano se iniciam na próxima semana, no dia 28 de junho de 2022, e serão oferecidas em horários fixos semanais até 30 de novembro deste ano: terça-feira, às 17h30, e quarta-feira, às 11h.

Também serão ofertadas algumas práticas eventuais de acordo com propostas da comunidade, tanto no Campus quanto em outras instituições. Todas as práticas serão certificadas no final do ano e servirão de horas complementares para os estudantes da instituição.

Informações importantes

  • É necessária prévia inscrição.
  • Horários: terça-feira às 17h30 e quarta-feira às 11h.
  • Preencha o formulário de inscrição para as práticas de junho e julho de 2022.
  • No formulário de inscrição é possível sugerir outras datas e horários.
  • Contato com o projeto: [email protected] ou Instagram.
  • Próximas práticas: em junho dias 28 e 29; em julho dias 5,6,12,13,19,20,26,27.
  • Canais e informações do projeto.

 

Acessibilidade

Em breve esta matéria estará disponível em Libras.
A intérprete Juliana da Silva Beppler fará a tradução das práticas de yoga (presenciais).

 

Sobre Yoga

As práticas de yoga ofertadas pelo Projeto Yoga no Campus são acessíveis a todos os públicos, independente da idade, gênero e condições físicas. Com duração de aproximadamente 1 hora, a aula reúne um conjunto de técnicas direcionadas à busca do bem-estar psico-físico e da saúde de forma integral, em especial por meio de: exercícios respiratórios (pranayamas), posturas (asanas) e relaxamento.

Durante a prática busca-se um melhor estado de presença, para que o praticante possa realizar as posturas associadas e respirações conscientes, oportunizando a auto-observação das suas capacidades e limitações, realizando a prática de maneira confortável, em autocuidado e auto responsabilidade.

Os benefícios decorrentes da prática executada de forma regular e contínua são perceptíveis de forma singular pelo praticante, que na sua experiência individual, realiza também o estudo e autoconhecimento do seu próprio corpo. Desta maneira, os benefícios da prática de yoga alcança diferentes dimensões, que não só a do corpo físico, como também do equilíbrio emocional, bem estar, melhora e estabilização da saúde, clareza e concentração diante das diferentes atividades cotidianas, entre outras.

Para uma boa prática, recomenda-se o uso de roupas confortáveis e que a última alimentação ocorra mais de 01 hora antes de iniciar a aula.


Sobre o projeto Yoga no Campus

O projeto de extensão iniciou-se a partir da oferta de práticas de yoga, nos espaços do campus, ministradas de forma voluntária pela instrutora Sirlanda Selau (Sissa). As atividades se iniciaram em 2019 e, durante o ensino remoto, foram ofertadas práticas de yoga de forma virtual, através do Meet e também de lives no canal do projeto no Youtube.

O projeto foi submetido como projeto de extensão pela primeira vez em 2020 e foi coordenado pela técnica-administrativa Justina Robaski. Ele teve seu primeiro fomento pelo  Edital IFRS Complementar 58/2019, através do qual selecionou a sua primeira bolsista, a discente Aline Martins. Este ano, o projeto foi submetido por Kataliny Mercedes Gheno Azzolini e ganhou fomento de bolsa e de auxílio ao pesquisador através do Edital IFRS nº 18/2022 – Apoio a projetos de extensão voltados à Educação Física, Esportes e Lazer. Com este fomento, foram selecionadas duas bolsistas que participarão da gestão do projeto: Luisa Helena Costa Alves Mariano e Luiza Vitória da Silva Garcia.

São membros do projeto: discentes, técnicas-administrativas, docente e comunidade externa, quais sejam: Luiza Vitória da Silva Garcia, Luisa Helena Costa Alves Mariano, Kataliny Mercedes Gheno Azzolini, Melina Fagundes Borges Vignol, Diane Blank Bencke, Juliana da Silva Beppler, Sirlanda Maria Selau da Silva.

 

Algumas fotos:

 

Fim do conteúdo