Volta às aulas no Campus Alvorada é marcada por alegria e esperança

O ano acadêmico de 2023 iniciou no dia 2 de março no Campus Alvorada, entretanto as atividades de acolhimento seguem até o dia 17 do mesmo mês.

No primeiro dia – dia este tomado pela alegria do (re)encontro, especialmente por ser este um ano sem restrições relativas à Covid-19, e pela esperança de um novo ano, de um tempo melhor – todos os estudantes e familiares foram acolhidos pelos servidores e com o Sarau do Sol e da Lua, com músicas e poesias apresentadas por discentes, docentes, técnicos-administrativos e egressos. Os novos alunos ainda fizeram uma visita guiada a fim de conhecer a instituição.

O reitor do IFRS,  Júlio Xandro Heck, participou da acolhida no turno da manhã, juntamente com a equipe diretiva do Campus.

Diretor-geral do Campus e o reitor, Júlio Xandro Heck.

Trote Solidário
Até o dia 17 de março, todos estudantes são convidados a participar do Trote Solidário – organizado pelos veteranos do curso superior de Tecnologia em Produção Multimídia – com a doação de alimentos que serão entregues para a ONG Onédes da Silva (que faz marmitas uma vez por semana para pessoas em vulnerabilidade econômica) e de ração para os cães que vivem no Campus. Os itens podem depositados em uma caixa em frente à sala do Setor de Ensino.

Programação do Acolhimento
O acolhimento não foi só dos estudantes. No dia 7 de março, foi realizada uma reunião com os pais/responsáveis pelos estudantes do ensino médio integrado a fim de apresentar de forma mais detalhada o funcionamento do Campus e tirar dúvidas. Segundo o diretor-geral da unidade, Fábio Azambuja Marçal, o encontro é sempre promovido, pois a instituição entende que é um momento de transição na vida dos discentes e é importante a construção de uma relação afetiva e horizontal com as pessoas para que a caminhada dos alunos seja o mais proveitosa e feliz possível.

No mesmo dia, os estudantes veteranos do superior de Tecnologia em Produção Multimídia organizaram sessões para apresentar uma série de curtas produzidos por eles ao longo do curso.

Durante a programação de acolhida foram ou serão realizadas momentos de falas com os coordenadores dos cursos e com os setores como Registros Acadêmicos, Assistência Estudantil, Biblioteca, do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), Estágios, entre outros.

Também estão previstas uma gincana, no dia 14, promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi); aula inaugural do Tecnólogo em Produção Multimídia no dia 15, às 9h; e a I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, a fim de apresentar as ações realizadas em 2022, no dia 16 de março.

Confira algumas fotos do primeiro dia de aula em nossas redes sociais (@ifrs.alvorada).