Últimos dias de inscrições para o Processo Seletivo 2023/1

Até o dia 24 de outubro, as pessoas interessadas em estudar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) em 2023/1 podem se inscrever no site www.ingresso.ifrs.edu.br ou indo pessoalmente até uma unidade da instituição. O IFRS oferta cerca de 5.400 vagas em mais de 150 cursos gratuitos, entre cursos técnicos e superiores, nos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

Os cursos do IFRS são de graça, mas para participar do Processo Seletivo de estudantes é cobrada uma taxa: de R$ 20,00 para a seleção por sorteio ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por sorteio e nota do Enem; R$ 40,00 para a seleção por prova ou prova e nota de Enem (para cursos técnicos); ou ainda R$ 60,00 para prova ou prova e nota do Enem (para cursos de graduação).

O candidato precisa ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade (Registro Geral – RG). No momento da inscrição, não poderá usar o número de documento dos pais para se inscrever. É necessário também estar cadastrado no gov.br, portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

Aqueles contemplados com a gratuidade da taxa de inscrição também precisam realizar a inscrição para o Processo Seletivo.

Confira no vídeo um passo a passo para se inscrever no Processo Seletivo de estudantes 2023/1 do IFRS:

Entenda sobre nossos cursos:
> Técnico Integrado: Para quem tem o ensino fundamental. Dá a formação de nível médio e técnica profissionalizante ao mesmo tempo.
> Técnico Concomitante: Para quem está em outra instituição de ensino (pública ou privada) fazendo o ensino médio ou para que já tem este nível concluído. É uma formação técnica.
> Técnico Integrado – Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para quem tem 18 anos de idade ou mais e o ensino fundamental completo. Dá a formação técnica e de ensino médio ao mesmo tempo.
> Técnico Subsequente: Para quem tem ensino médio completo. Formação técnica.
> Superior (Tecnólogo, Bacharelado ou Licenciatura): Para quem tem ensino médio completo. Formação superior.

Campus Alvorada
O Campus Alvorada oferece vagas para os seguintes cursos:
Integrados ao Ensino Médio:
– Técnico em Produção de Áudio e Vídeo (Turno: manhã) – 4 anos
– Técnico em Meio Ambiente (Turno: manhã) – 4 anos
Ingresso: sorteio público

Integrado ao Ensino Médio – Educação de Jovens e Adultos
– Técnico em Cuidados de Idosos (Turno: noite) – 3 anos
Ingresso: palestra

Técnico concomitante ou subsequente (a partir do 2º ano do EM)
– Técnico em Processo Fotográficos (Turno: tarde) – 1 ano
Ingresso: sorteio público

Técnico subsequente
– Técnico em Tradução e Interpretação de Libras (Turno: noite) – 2 anos
Ingresso: sorteio público ou nota do Enem

– Tecnólogo em Produção Multimídia (Turno: manhã) – 3 anos
Ingresso: prova ou nota do Enem

→ Todos cursos são gratuitos.

Vale saber que:
No Processo Seletivo 2023/1, o IFRS está reservando 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Essas vagas são divididas em cotas para candidatos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas (saiba mais sobre a reserva de vagas).

Os demais podem se inscrever igualmente e concorrerão nas vagas de acesso universal ou nas vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD), se for o caso do candidato.

📌Confira o cronograma do Processo Seletivo de estudantes 2023/1:
– Inscrições para concorrer no Processo Seletivo: até o dia 24 de outubro de 2022
– Pagamento da taxa de inscrição: até 25 de outubro de 2022
– Divulgação dos locais de prova: 29 de novembro de 2022
– Prova para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio nos campi que optaram por esse formato de seleção: 04 de dezembro de 2022
– Sorteio público entre os inscritos: 08 de dezembro

Para acompanhar e saber das novidades do processo seletivo o candidato deve acessar seguidamente o site ingresso.ifrs.edu.br

Fonte: Comunicação da Reitoria do IFRS e do Campus Alvorada