Sorteio de estudantes para o curso Pintor Industrial ocorre nesta quinta-feira (19/9)

Ocorre nesta quinta-feira, 19 de setembro de 2024, o sorteio eletrônico para a seleção de estudantes do curso Pintor Industrial – turma de Alvorada do Programa Autonomia e Renda Petrobras. Será a partir das 16h e haverá transmissão pelo Canal da Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul) no Youtube, pelo link youtube.com/@FAIFSUL.

O curso, uma iniciativa da Petrobras com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), teve 117 inscritos. A lista está publicada junto ao Edital 103/2024 no site da FAIFSul. São 35 vagas e terão prioridade pessoas de baixa renda e sem vínculo formal de emprego, preferencialmente de grupos minorizados, como mulheres, pessoas com deficiência, pretos, pardos, pessoas transgênero, travestis, indígenas, quilombolas e refugiados.

No dia 23 de setembro, serão divulgados o resultado final da seleção de estudantes e a convocação para as matrículas dos selecionados, também junto ao Edital 103/2024 no site da FAIFSul. Os participantes do curso receberão bolsas-auxílio no valor de R$ 660 mensais durante o período de aulas. Para as mulheres com filho(s) de até 11 anos, a bolsa-auxílio será de R$ 858 mensais. A iniciativa ainda apresenta como diferenciais: reforço de Português e Matemática para melhoria da escolaridade; acompanhamento psicossocial e oferta de cursos para o desenvolvimento de competências socioemocionais e pessoais.

Sobre as matrículas

Os candidatos selecionados deverão realizar as matrículas de 24 a 27 de setembro de 2024, das 13h30 às 17h, de forma presencial. É preciso se dirigir ao Campus Alvorada, na Rua Professor Darcy Ribeiro, 121, bairro Campos Verdes, Alvorada – RS

Os estudantes devem levar cópia dos documentos listados no item 9.2 do Edital FAIFSull 103/2024.

Sobre o curso

O curso “Pintor Industrial” terá aulas à tarde de segunda a quinta-feira. A duração aproximada é de quatro meses, totalizando 252 horas. O início está previsto para 07 de outubro e as atividades ocorrerão no IFRS – Campus Alvorada (Rua Professor Darcy Ribeiro, 121, bairro Campos Verdes – Alvorada).

O aluno poderá adquirir conhecimentos sobre saúde, segurança e meio ambiente; preparação de superfícies, pintura industrial, dentre outros. Ao finalizar o curso, deve estar apto a executar trabalho de pintura industrial em tubulações e equipamentos com o uso de ferramentas manuais e máquinas com tinta, podendo atuar na indústria de óleo e gás, naval e de transformação.

Sobre o Programa Autonomia e Renda Petrobras

O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a FAIFSul. Objetiva ampliar as chances de empregabilidade de pessoas que moram próximo das operações da empresa.

No Estado, participam da iniciativa os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e do Rio Grande do Sul (IFRS). Está prevista a oferta de cursos nos municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Gravataí, Porto Alegre e Alvorada.

Para saber mais, acesse o portal: autonomiaerenda.com.br.