Aberto o período para solicitar gratuidade da taxa de inscrição do Processo Seletivo 2022/1

Até o dia 22 de setembro (quarta-feira), os interessados em participar do Processo Seletivo 2022/1 do Instituto Federal de Educação do RS poderão solicitar o não pagamento da taxa de inscrição. Para isso, é necessário acessar o site www.ingresso.ifrs.edu.br.

Neste processo seletivo, o Campus Alvorada oferta vagas nos seguintes cursos:
– Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio (tarde)
– Técnico em Produção de Áudio e Vídeo Integrado ao Ensino Médio (tarde)
– Técnico em Cuidados de Idosos Integrado ao Ensino Médio (modalidade Educação de Jovens e Adultos – noite)
– Técnico em Processos Fotográficos (concomitante e subsequente – tarde)
– Técnico em Tradução e Interpretação de Libras (subsequente – noite)
– Superior de Tecnologia em Produção Multimídia (manhã)

Para os cursos técnicos integrados e concomitantes, o ingresso será via sorteio, enquanto que para os técnicos subsequentes e cursos superiores, será por meio da nota do Exame Nacional de Ensino Médio.

Os candidatos com renda familiar bruta mensal de até R$ 1.650,00 per capita(1,5 salário mínimo per capita) podem solicitar a gratuidade (isenção) da taxa. É necessário preencher o Questionário Socioeconômico (Anexo II do Edital 73/2021), assinar e enviar para o e-mail [email protected]. Também deve ser enviada no e-mail a cópia do documento no qual conste o CPF do candidato. No assunto da mensagem deverá constar o nome do candidato, o CPF e o texto “Solicitação de Isenção PS 2022/1”

A fim de auxiliar no processo de solicitação do não pagamento da taxa de inscrição, o Campus Alvorada terá um plantão nos dias 21 e 22 de setembro, das 13h30 às 17h. Além disso, é possível ligar ou contatar via WhatsApp para o número (51) 3483-9105.

Das Inscrições:
As inscrições para o Processo Seletivo 2022/1 estarão abertas de 27 de setembro a 24 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 10,00 para os cursos técnicos que terão sorteio e para os que utilizarão a nota de Enem para ingresso. Para o Técnico em Cuidados de Idosos não há taxa.

Neste processo seletivo, o IFRS ainda oferece vagas em outros 16 campi. Confira a relação dos cursos no Portal de Ingresso. Todos os cursos são gratuitos e o início das aulas está previsto para o primeiro semestre de 2022.

Confira o que são as modalidades dos cursos:
Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA (que possibilitam a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo e são voltados exclusivamente para estudantes com 18 anos ou mais) – a seleção para todas as vagas será por sorteios públicos entre os inscritos.

Cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio (dão a formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino) – a seleção será por sorteios públicos entre os candidatos inscritos.

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio(permitem a formação técnica para quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para metade das vagas. Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021. A outra metade das vagas será ocupada a partir de sorteios públicos entre os candidatos que selecionarem a opção “sorteio” na inscrição. Os candidatos também podem optar por concorrer pelas duas formas: nota do Enem e sorteio – basta escolher essa opção no momento da inscrição.

Cursos superiores de graduação (são os cursos de tecnologia, licenciatura e bacharelado, que podem ser cursados por quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada exclusivamente por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021.

📌Cronograma do Processo Seletivo de estudantes 2022/1:
– Período para solicitar gratuidade da taxa da inscrição: 11 a 22 de setembro de 2021 – detalhes no Edital 73/2021
– Publicação dos documentos (editais) com orientações e o detalhamento do Processo Seletivo: 24 de setembro de 2021
– Inscrições para concorrer no Processo Seletivo: 27 de setembro a 24 de outubro de 2021
– Sorteio público entre os inscritos: 14 de dezembro
Como acompanhar e saber das novidades: acessar seguidamente o site ingresso.ifrs.edu.br

⚠️ IMPORTANTE LEMBRAR – SOBRE ENSINO REMOTO E INÍCIO DAS AULAS

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial ou híbrida (quando parte das atividades ocorre presencialmente e parte no formato virtual), devido à pandemia de Covid-19.

O início das aulas será no primeiro semestre de 2022, e as datas serão divulgadas posteriormente pelos campi. O candidato deve acompanhar os canais de comunicação do IFRS e do campus em que se inscreveu para saber sobre essa e outras informações.

* Sobre os campi: Todos os 17 campi do IFRS participarão deste Processo Seletivo de estudantes. São eles: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.