Servidores do Campus participam de formação sobre “Acessibilidade Curricular: estratégias e possibilidades”

No dia 25 de abril, o Campus Alvorada recebeu o pró-reitor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS), Lucas Coradini, e a representante da Assessoria de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade do IFRS, Andréa Poletto Sonza, para uma conversa com os servidores sobre “Acessibilidade Curricular: estratégias e possibilidades”.

Em sua fala, Andréa destacou a importância de adaptar currículos, espaços e outros processos para que o discente com alguma necessidade específica aprenda e que a instituição possa acolher e atender esses públicos cada vez mais. Um passo importante para isso é um diálogo com a família do aluno a fim de identificar as necessidades, possíveis estratégias e, sobretudo, qual o objetivo para a vida escolar do discente.

Com o objetivo de encontrar formas para que as instituições sejam de fato inclusivas para todos, há alguns anos, a temática da inclusão é tratada no IFRS e na rede federal. Entre os avanços da instituição, Andréa citou a utilização do Plano Educacional Individualizado, que deveria acompanhar todo o processo escolar do aluno, porém não é um instrumento de uso geral; o entendimento pela Certificação Diferenciada – um meio termo entre a certificação e a terminalidade específica – pois se compreende que o discente precisa aprender; e a conquista recente de ter um servidor de referência para o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) em cada campus, o que qualificou o atendimento.

A atividade foi pensada pelo Napne e pelo Departamento de Ensino, ambos do Campus Alvorada, a fim de capacitar os servidores e qualificar o atendimento em todos os espaços da unidade. Atualmente, o IFRS tem cerca de 700 estudantes com necessidades específicas e o Campus Alvorada, em torno de 50.