Sábado (24/6) é dia letivo no Campus Alvorada

O próximo sábado (24 de junho) é dia letivo no Campus Alvorada com a temática “Cio da Terra: Agroecologia, Sustentabilidade e Economia Solidária”.

A comunidade externa poderá participar de alguns espaços de partilha, mediante inscrição pelo e-mail [email protected]. As atividades abertas são: a atividade do 11 de abril (negociação de dívidas e troca de lâmpadas pela Equatorial);
feirinha de economia solidária, aberta à comunidade; e arrecadação de agasalhos, cobertas, alimentos não perecíveis, etc. para auxiliar famílias atingidas pelas chuvas.

Para alguns povos antigos, as fogueiras acesas em 24 de junho, significavam a celebração da boa colheita, fartura e abundância do alimento. Convidamos a comunidade para celebrar a terra que nos dá a vida, alimenta e que precisa de carinho e cuidado. Finalizaremos junho, mês do meio ambiente, com diálogos sobre temas relacionados à preservação do planeta, à sustentabilidade e à redução dos impactos do capitalismo em todos os sentidos.

Confira a programação:
9h- Mesa de abertura: Partilhas de saberes da terra e da Economia solidária.

Convidados: MST/Coperav, Umbuntu Alvorada, Diálogos de EcoSol/CAMP e Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara

Mediação: Prof. Dra. Anália de Barros

10h- Café Coletivo (Se possível traga um item de alimento – pão, bolo, fruta…- – para partilharmos com todos. Traga sua caneca.)

10h30 – Espaços de partilhas (roda de conversa, atividades práticas, etc)

Espaços de Partilhas:

Partilha 1: Pedagogia da Terra e Educação no MST: Roda de conversa sobre a Pedagogia da Terra e as experiências da educação no MST. A atividade contará com as convidadas Prof. Dra. Isabela Camini (Setor de Educação do MST) e Prof.  Anália de Barros. O projeto de extensão “Café com Paulo Freire” fará a mediação da atividade. A Profa. Marcelisa Monteiro  apoiará a atividade.

Partilha 2: ReALMAR a Economia: Por uma economia solidária, feminina, voltada para a partilha, cultura e desenvolvimento sustentável local. Como articular e viver a Economia de Francisco e Clara em nosso território? Essa conversa será conduzida pela Ir. Fátima Ribas e mediada pela Profa. Jacqueline Esteves (Escola de Gestão, SIMA).

Partilha 3: Clube de Trocas: são espaços onde as pessoas se reúnem a fim de adquirir produtos, serviços e saberes sem a necessidade do dinheiro, por meio da troca recíproca entre os participantes, com o uso da MOEDA SOCIAL. A oficina será mediada pelo coletivo Diálogo e Resistência (Viamão). A Prof. Juceli será a facilitadora. Obs.: Quem for participar dessa partilha pode trazer no dia um item de qualquer coisa que queira partilhar (ex: livro, peça de roupa, brinquedo, muda de planta, etc.).

Partilha 4: Bioconstrução: A ideia primordial da bioconstrução é a de que todo indivíduo pode construir a sua própria moradia, apropriando-se de materiais de baixo impacto ambiental e fazendo uso de recursos naturais presentes no local da obra ou em seu entorno. Essa partilha será sobre construção sustentável, com a realização de oficina com a técnica do tijolo de adobe (tijolo ecológico). A oficina será conduzida pela equipe do Projeto Umbuntu (Alvorada) e o facilitador será o Prof. Daniel Rockembach.

Partilha 5: CantaroLar: Para quem gosta de cantar, tocar um instrumento ou simplesmente ouvir boa música, a Prof. Michelle Lorenzetti estará proporcionando um momento de prática musical coletiva. Quem quiser pode trazer seu instrumento e fazer uma roda de cantoria nesse dia. Parceria do projeto de extensão “Vamos Cantar!?”.

Partilha 6: Horta Comunitária: O projeto “Diálogos em Economia Solidária: Coletivo de Trabalho Horta Comunitária” estará realizando a limpeza e preparo dos canteiros para o cultivo. A atividade será mediada pelo Prof. André Demichei e contará com o apoio do projeto de extensão “Da Horta para a Mesa: trilhas para uma economia solidária”.

Partilha 7: Revitalização do canteiro IF: Faremos a revitalização do nosso canteiro e quem quiser pode se somar a essa tarefa (remoção das plantas antigas, preparação da terra e plantio das mudas. Quem quiser também pode colaborar doando mudas de Kalanchoe vermelha ou branca.

Outras ações que estarão acontecendo neste dia:

O projeto de extensão “Varal Solidário Alvorada: a promoção do consumo consciente e da diminuição das desigualdades através da moda circular” estará recebendo doação de agasalhos para o início de suas atividades. Traga suas doações durante a semana ou no dia.

Também estaremos recebendo doações de alimentos não perecíveis, material de limpeza e agasalhos para apoiar famílias atingidas pelos efeitos do ciclone extratropical.

Nossos convidados e projetos parceiros estarão expondo e comercializando produtos da agricultura familiar e economia solidária e a visitação no espaço da feira (quadra) será aberta à comunidade. Convide a família.

Estará ocorrendo um mutirão de negociação de dívidas de contas de luz dos moradores do bairro Onze de Abril com a empresa Equatorial. Haverá troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas. Aproveite para trocar as suas.

Informações importantes

Sobre os espaços de partilhas: ocorrerão de forma simultânea e cada um poderá escolher um para participar. As listas de presença estarão com os responsáveis de cada oficina. Quem quiser participar de oficinas de horta, bioconstrução e revitalização do canteiro, deve vir com roupas apropriadas.

Em caso de chuva, a programação poderá sofrer alterações.