Representantes do Campus Alvorada visitam o Museu da Cultura Hip Hop do Rio Grande do Sul

Créditos: Marcelo Vianna

Representantes do Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foram convidados a realizar uma visita ao Museu da Cultura Hip Hop para conhecer as suas instalações. A ida ao espaço aconteceu no dia 22 de março e tem o objetivo de criar vínculos de parceria entre o espaço cultural e a instituição.

A proposta de parceria do Museu da Cultura Hip Hop em conjunto com o Campus Alvorada surgiu a partir do projeto “Vem pro museu” que busca fortalecer a rede municipal de educação e a cultura de Alvorada criando mecanismos de acessibilidade cultural e integração social por meio de ensino musical, dança, discotecagem e graffiti. A parceria com a instituição visa proporcionar aos estudantes as visitas técnicas; o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão; a organização de exposição temática proposta pelo Núcleo de Memória (NuMem). Além disso, serão realizadas oficinas no espaço do Museu da Cultura Hip Hop e também na instituição, tendo, como público alvo, crianças e adolescentes de 10 a 24 anos, totalizando 150 vagas.

Na visita ao museu estiveram presentes o Reitor do IFRS Júlio Xandro Heck, o Pró-reitor de Ensino Fábio Marçal Azambuja, a Pró-reitora Adjunta de Extensão Elizete Cristina dos Santos, a Diretora Geral do IFRS Campus Alvorada Ademilde Irene Petzold Prado, o Diretor Geral do IFRS Campus Porto Alegre Sérgio Wesner Viana, o Diretor de Ensino do IFRS Campus Alvorada André Demichei, a Diretora de Administração e Planejamento Adriana Martins, o Coordenador da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e Núcleo de Memória do IFRS Marcelo Vianna e a Coordenadora da Extensão Maluza Gonçalves dos Santos.

Museu da Cultura Hip Hop do Rio Grande do Sul

O museu foi idealizado pela Associação da Cultura Hip Hop, atuante no fortalecimento de uma estratégia sociocultural de prevenção e redução da violência e do trabalho infantil, assim como na promoção dos direitos humanos da juventude da Capital e Região Metropolitana. Além disso, conta com instalações que consistem em estúdio de gravação, quadra poliesportiva, biblioteca, anfiteatro, sala multiuso, estufa agroecológica e um espaço expositivo que conta a história e a memória da Cultura Hip Hop no Rio Grande do Sul e no Brasil.