Reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, toma posse para mandato de quatro anos

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck, tomou posse nesta terça-feira, 18 de fevereiro de 2020, em Brasília, para um mandato de quatro anos. Ele foi reeleito pelos estudantes e servidores em pleito realizado em outubro de 2019.

Júlio ocupa o cargo de reitor do IFRS desde maio de 2018, quando assumiu um mandato pro tempore após ter sido eleito em pleito excepcional devido à vacância do cargo (saiba mais).

Aproximação com a comunidade e preservação dos princípios do ensino público federal
Consolidar o IFRS como um espaço de desenvolvimento de soluções para problemas da sociedade e de transformação social são prioridades citadas por Júlio. O reitor afirma a necessidade de uma aproximação cada vez maior com a comunidade externa, desenvolvendo projetos de extensão e pesquisa que contribuam com a sociedade gaúcha; e enfatiza também o combate à evasão e à retenção dos estudantes como alguns dos temas de maior atenção. “O IFRS atua para a formação completa e plena dos estudantes e busca se consolidar como um espaço de pluralidade de pensamento e liberdade de expressão”, complementa.

Dentre os desafios, a preservação de conquistas históricas do ensino público federal está entre os mais urgentes. “Precisamos defender os princípios emanados da nossa lei de criação (Lei dos Institutos Federais – Lei 11.892/2008). Há reformas e projetos em curso que afrontam o nosso modelo de ensino e as nossas concepções pedagógicas e precisamos estar sempre atentos e lutar para garantir o funcionamento pleno e democrático da nossa instituição”.

Sobre o reitor
Júlio Xandro Heck tem 42 anos e atua no magistério há 13, período no qual foi também pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS (de 2013 a 2016). É formado em Química Industrial de Alimentos, possui mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, doutorado em Biologia Celular e Molecular e pós-doutorado em Biotecnologia. É natural de Alecrim, casado com a também professora Carine e pai da Alice.

Foto: Bárbara Bomfim, Assessoria de Comunicação do Conif

Fonte: Comunicação da Reitoria do IFRS