Início do conteúdo

Projeto de pesquisa do Campus Alvorada integra exposição nos Estados Unidos


Os resultados do projeto de pesquisa do Campus Alvorada “Projetos Fotográficos Alternativos” correm o mundo. Desde o dia 1 de dezembro, alguns deles estão expostos no “New Orleans Healing Center”, em Nova Orleans, nos Estados Unidos. As obras ficarão expostas até o dia 1 de março de 2020 e depois retornam para o circuito nacional. Nos Estados Unidos, elas já passaram pela “Smith Gallery”, localizada no Texas.

As imagens participantes do Campus Alvorada foram produzidas com a técnica Cianotipia, que é um processo de impressões fotográficas em tons azuis com produtos químicos (citrato férrico amôniacal de cristais verdes e ferricianeto de potássio) que, após misturados, tornam-se sensíveis à luz UV. Para realização deste processo, é utilizado um negativo da imagem em uma transparência, emulsiona-se os produtos químicos no suporte com auxílio de um pincel no papel, esperar-se secar e para expor ao sol por 20 minutos. Na sequência, enxagua-se em um balde com água, e por fim deixa-se secar. A imagem é formada em tons de ciano, assim denominando a técnica de cianotipia.

O projeto é coordenado pelo professor Daniel Petry, com a participação das bolsistas Cristyelen Ambrozio e Nicoly Cauduro.

 

Fim do conteúdo