Projeto de ensino “AlvoreSER” promove a conversa “Amores e Sexualidade na Adolescência e na Juventude” com os estudantes

No dia 25 de setembro, o Campus Alvorada do IFRS recebeu o professor Luis Alexandre Cerveira para uma conversa com os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio com o tema “Amores e Sexualidade na Adolescência e na Juventude”. Um dos aspectos abordados pelo convidado foi de que cada sociedade constitui as emoções e a sexualidade de forma diferente e tornou esses assuntos complexos ao relacionar com a cultura.

Cerveira explicou as nomenclaturas a partir das características biológicas, de gênero e orientação sexual. Ele também mencionou as questões de gênero nas relações de poder, que consistem o quanto cada gênero tem de poder (ou acredita que tenha) sobre o outro. Cerveira destacou que as situações de violências nos relacionamentos estão começando mais cedo.

Em virtude dos sofrimentos provocados pelos preconceitos, o docente aconselhou aos estudantes que cuidem-se e procurem ajuda profissional se necessário.

A atividade foi promovida pelo projeto de ensino “AlvoreSer”, com o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS), ambos do Campus Alvorada.

O convidado
Cerveira é doutor em História Latino-americana com ênfase em Antropologia pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), com estágio doutoral na Universiade Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires (Argentina) e Universidad de Sevilla (Espanha); mestre (2008); e graduado em História (licenciatura/2005) pela mesma instituição. Atua principalmente com os seguintes temas: Antropologia das Emoções e das sexualidades, Estudos sobre Diversidade, Antropologia Empresarial, História e Antropologia da sensibilidade, História dos conceitos, História e Antropologia política, Antropologia das Juventudes, História Latino-Americana, Revolução dos Comuneros, Jesuítas e Missões Populares. Atualmente é Professor na Faculdade IENH nas disciplinas de Antropologia Social, Gênero afetividade e sexualidade, Psicologia, Sociedade e Política e Métodos e técnicas de Pesquisa. É coordenador do NEGEDJ-IENH ( Núcleo de Estudos sobre Diversidade). É palestrantes nas áreas de Gênero, relações afetivas e sexualidades; Diversidade e Antropologia empresarial.

Fotos: Joana Paloschi