Produções audiovisuais do Campus Alvorada são premiadas no Festival de Cinema Escolar de Alvorada

Dois trabalhos dos estudantes do Técnico em Produção de Áudio e Vídeo (integrado ao Ensino Médio) do Campus Alvorada do IFRS foram premiados na 6ª edição do Festival de Cinema Escolar de Alvorada (Fecea) durante cerimônia virtual no dia 28 de novembro. Os curtas vencedores da instituição foram:
– “Queria perguntar se…”, de Sara Marinho, com os prêmios de melhor atriz para Natália Ceconelo, melhor ator para Henrique Santos; melhor direção para Sara Marinho; melhor montagem; e melhor filme de Ensino Médio.
– “Tic Tac”, de Alexandre Böer, com prêmios de melhor desenho ou mix de som, melhor produção, melhor montagem e melhor filme de Ensino Médio.

O Campus Alvorada também foi premiado na categoria “Melhor Desenho ou Mix de Som”/ Categoria Local com “Tic-tac”, dos alunos do curso superior de Tecnologia em Produção Multimídia.

O Fecea é organizado pelo projeto Clube das 5 da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e pelo projeto Primeira Tela, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel Brizola. De acordo com os coordenadores, professores Adailton Moreira e André Bozzetti, apesar da pandemia, a quantidade e a qualidade dos trabalhos inscritos foram excelentes. Ao todo, foram recebidos mais de 1.100 filmes do Brasil e do exterior, incluindo produções dos discentes das escolas municipais Leonel Brizola, Padre Léo Seidl e Nova Petrópolis, além de alunos do IFRS – Campus Alvorada, do projeto Clube das 5 da Smed, de Israel, de Portugal, da Alemanha, entre outras localidades.

Uma das novidades deste ano, foi a premiação do Melhor Filme de Quarentena, para os filmes realizados com respeito às regras do distanciamento social, e o Melhor Filme Vertifcal, para curtas gravados com celular “de pé”. O festival ainda entregou as tradicionais premiações e o Prêmio Sirmar Antunes por Protagonismo Negro.

Para 2021, a proposta também é organizar um seminário, abordando questões relacionadas à educação audiovisual e à linguagem cinematográfica. Os coordenadores também têm a ideia de manter o formato on-line concomitantemente ao presencial devido ao alcance e à visibilidade alcançada pelo evento.

Confira os vencedores do município de Alvorada:
1. “Corrente Maligna”, de Cauê Monteiro, do Grupo SuperNova da EMEF Nova Petrópolis: Vencedor de: Melhor Filme na categoria Séries Finais

2. “Queria perguntar se…”, de Sara Marinho, do IFRS Campus Alvorada. Vencedor dos prêmios de:
Melhor Atriz para Natália Ceconelo
Melhor Ator para Henrique Santos
Melhor Direção para Sara Marinho
Melhor Montagem
Melhor Filme de Ensino Médio.

3. “Tic Tac” de  Alexandre Böer, do IFRS Campus Alvorada. Vencedor dos prêmios de:
Melhor Desenho ou Mix de Som
Melhor Produção

4. “Tempo Desvalorizado” de Eduardo Maia, do Grupo SuperNova. Vencedor dos prêmios de:
Melhor Fotografia
Melhor Filme de Quarentena.

5. “Essa gente que esquece da gente” de Gabryel Nunes, do Clube das 5 SMED Alvorada. Vencedor dos prêmios de:
Melhor Roteiro
Melhor Direção de Arte
Melhor Ator Coadjuvante para Gabryel Nunes
Melhor Atriz Coadjuvante  para Maryeva Vaz
Melhor Filme pelo Júri Popular

6. “Um Muro”, de André Vieira, da EMEF Padre Léo Seidl.
Vencedor do prêmio Eduardo Coutinho de Melhor Documentário de Séries Iniciais

7. “Ensinar e Aprender: Quando a Escola é a Sala da Casa” de Thays Silva, do Projeto Primeira Tela da EMEF Leonel Brizola. Vencedor do Prêmio Eduardo Coutinho de Melhor Documentário de Séries Finais.

Texto atualizado em 07/12/2020.